Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

Estado
Fechado para novas mensagens.

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Sei que as previsões do WU são absolutamente absurdas mas sempre é engraçado ver isto para Portalegre:
loldb.png
:lmao::lmao::D
 


MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Começa e encurtar a distancia e parece que as previsões continuam
animadoras para quem quer deixar esta monotonia para trás...

O GFS alterou nos últimos dias, agora "esquece" esta cut-off como impulsionadora de uma entrada mais fria de NE, mesmo assim mantém-na (a cut-off) interessante, na madrugada de sábado para domingo deve começar a precipitação...e teremos acumulações "modestas" a norte e "razoáveis a sul"...Não sei se será bem assim, estes eventos são algo imprevisíveis....Arriscar números é complicado, mas o GFS prevê isto:
- Porto 12,5mm
- Bragança 2,6mm
- Guarda 8,4mm
- Lisboa 10,1mm
- Beja 21,1mm
- Faro 17,1mm

Em relação à neve, se bem que a cota até poderá baixar dos 700m, a falta de precipitação não deverá ajudar...mas pode ser que as previsões melhorem um pouco ainda...
Depois talvez mais uns dias de AA até que comecem mesmo a chegar as famosas entradas de NW bem húmidas e cheias de precipitação...

O ECMWF foi mais constante é verdade, e está idêntico ao GFS, mas esqueçam os 50mm, parece-me irreal uma situação dessas...
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Ao contrario do que eu disse há uns dias, a bolsa de ar frio deverá mesmo passar por cima do continente, trazendo uma frente razoavelmente activa, a que se seguirá um periodo até 3f ao meio dias, em que teremos ocorrencia de aguaceiros por vezes fortes e de granizo especialmente no Litoral.

A partir de Domingo, na região norte e centro, o vento rodará para o quadrante leste, trazendo ar frio continental nos niveis baixos e médios, oq ue deverá compensar uma altmosfera alta pouco fria, assim acho plausivel a ocorrencia de neve a cotas até aos 500-700m na zona norte e eventualmente no interior centro.

No Litoral é onde há melhores condições para a ocorrencia de volumes de precipitação mais altos, no entanto no Interior pode ocorrer alguma convecção elevada, nomeadamente no Domingo, que reforçe a quantidade de precipitação que cairá de modo predominantemente estratiforme ao longo destes dias..

A partir de 3f regressa uma forte região subsidente, associada a um nucleo da dorsal Atlantica.
Tendo em conta a tendencia de NAO neutra que o CPC prognostica para os proximos 16 dias, não acho que vamos ter um bloqueio com entrada fria de NE, mas sim um periodo de uns dias de tempo fresco e seco sendo que depois de dia 20 talvez haja uma situação de corrente perturbada de oeste ( padrão algo decifravel nos modelos).

Acredito que até inicio de Fev venha a haver alguma animação..depois durante Fev e até inicio de Março estou um pouco céptico..acho que Fevereiro não será assim tão bom como gostariamos...
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
As cotas para domingo e segunda poderão ser bastante baixas, mas temos que ainda esperar um pouco, pois o embolsamento de ar frio é relativamente pequeno, e uma pequena alteração pode tirar algum frio e lá se vão as cotas para valores mais normais. Pegando nos dados de hoje, aponto para as cotas que o Stormy avançou, e não acho totalmente descabida aquela previsão para Portalegre, nas zonas altas é bem possível que ocorram alguns flocos.

Depois, tendência claríssima, mesmo a 240 horas, anticiclone potente e sustentado em altura em todo o continente asiático, célula polar muito frio na América do Norte e AA em dorsal no Atlântico com cavado em toda a Europa. Falta definirem-se os pormenores, mas ao contrário do que parecia há uns dias, aposto mais numa entrada de norte a evoluir para nordeste, se será muito fria e com baixos geopotenciais ou anticiclónica não arrisco prognóstico. A hipótese da corrente perturbada de oeste será estragada pelo vigor do AA, que este ano está bastante potente.

EDH1-240_kjm6.GIF
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Quanto ao longo prazo, David, acho que não há grandes condições para uma entrada de NE.
Vejo mais um periodo de circulação de W, mais ou menos curto, a acabar numa fase de circulação de N.

Depende do comportamento do AA. Com o VP apontado para o Atlântico norte e bloqueio na Sibéria (creio que ambos os acontecimento são extremamente prováveis, também concordarás) há dois comportamentos que este pode assumir:

1. Desaparece, é esmagado pelo centro de baixas pressões e temos circulação de oeste.

2. Mantém-se. A circulação do Atlântico norte fica bloqueada há ascenção da dorsal. Depois é só saber onde é que se dá essa ascenção, sendo o normal no meio do Atlântico ou na Europa ocidental. A entrada de ar quente a latitudes mais altas permite a formação de fortes anticiclones, e geralmente resulta da formação de A escandinavo após um breve contacto entre açoriano e siberiano. Os ensembles do ECMWF intuem isso (média de 1010 mbar na Islândia, bastante alta para o habitual), a operacional mostra essa hipótese mais claramente:

ECH1-240_hhx8.GIF
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Estou de acordo David, mas há um(s) senão.
As previsões aos 10hpa colocam o vortice no Atlantico, America do Norte e Pacifico teem pouca energia nos niveis baixos para alimentar uma boa corrente de depressões que contribuam para uma apofise AA-Polar e o CPC mantem a NAO neutra e só a AO negativa, o que remete para um bloqueio do tipo Siberia-Canadá.

A haver uma subida da crista poderá ser na Europa e não será muito forte...quanto muito, e para tentar pegar nos meus argumentos de modo a sustentar a tua ideia, podemos é ter um storm track entre a Bermuda e a Escandinavia/UK, e assim um fluxo mais frio de NE mas sem entrada de ar siberiano.
:thumbsup:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Estou de acordo David, mas há um(s) senão.
As previsões aos 10hpa colocam o vortice no Atlantico, America do Norte e Pacifico teem pouca energia nos niveis baixos para alimentar uma boa corrente de depressões que contribuam para uma apofise AA-Polar e o CPC mantem a NAO neutra e só a AO negativa, o que remete para um bloqueio do tipo Siberia-Canadá.

A haver uma subida da crista poderá ser na Europa e não será muito forte...quanto muito, e para tentar pegar nos meus argumentos de modo a sustentar a tua ideia, podemos é ter um storm track entre a Bermuda e a Escandinavia/UK, e assim um fluxo mais frio de NE mas sem entrada de ar siberiano.
:thumbsup:

Mas a NAO neutra até costuma favorecer entradas continentais, com um padrão de AA nos Açores estendido até ao UK, estando o centro depressionário na Gronelândia, ficando a Islândia entre AA e B do Atlântico norte.

E mesmo as previsões a 10 dias, tanto da NAO como da estratosfera, são falíveis.

E entrada de ar siberiano não acredito, eu já referi à bocado, que aposto numa entrada de norte, com o AA a oeste e estendido para norte, que evoluiria para fluxo de nordeste com o AA disposto de SW para NE pela acção do storm track que referiste, Bermuda - UK. E a possibilidade de ser fria ou não, dependeria mais da formação de uma cut-off na península, resultante da prévia entrada de norte, do que propriamente do que se passa no pólo ou no Atlântico norte. Se essa cut-off se mantivesse por cá, não só impediria o AA de vir para cima de nós, mantendo o ar frio por mais algum tempo, como poderia servir de atractor da massa fria que ficará bloqueada na Europa pelo A siberiano.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,452
Local
Olhão (24 m)
Previsão para Olhão do site da Foreca

9872894_CSMZW.jpeg


Se chover esta quantidade será muito boa para o Algarve.
 

shli30396

Cumulus
Registo
6 Dez 2010
Mensagens
195
Local
Rio de Mouro, Sintra (200m)
Lá se foi a chuva para domingo.:angry:

Vamos com calma, não é preciso desesperar para já. Se reparares o GFS e o emsemble estão sozinhos nesta saída. Todos os outros modelos, excepto o de Moscovo, continuam a por a cut-off a passar por cima de nós, inclusive na saída das 6h.
Tode ter sido uma saída menos boa por parte do GFS, afinal é das 6h. ;)

Vamos aguardar pela actualização do meio dia.
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Boa dia a todos,

Este Sábado (14 de Janeiro), irei fazer uma caminhada com um grau de dificuldade acrescido, num total de aproximadamente 25km (Ermida do Xures - Minas das Sombras - Minas dos Carris - Pico da Nevosa - Portela do Homem), pelo que o estado do tempo terá um papel importantissimo. Quanto à precipitação, segundo vejo, o ECMWF prevê precipitação residual para o Sábado de tarde, ao passo que o GFS a coloca já na noite, madrugada de Domingo. Assim sendo, pela chuva não haverá problema. Mas, e ao nível da formação de nevoeiro? Como devem saber, é uma zona de grande altitude, pelo que o nevoeiro por vezes prega partidas e têm causado algumas dificuldades a alguns montanhistas, todos os anos. Se me pudessem ajudar, agradecia ;)

Cumprimentos a todos.
 

ppereira

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
331
Local
Lisboa/Guarda
Vamos com calma, não é preciso desesperar para já. Se reparares o GFS e o emsemble estão sozinhos nesta saída. Todos os outros modelos, excepto o de Moscovo, continuam a por a cut-off a passar por cima de nós, inclusive na saída das 6h.
Tode ter sido uma saída menos boa por parte do GFS, afinal é das 6h. ;)

Vamos aguardar pela actualização do meio dia.

Não sei se é só uma má saída do GFS... porque será que o IM não actualiza as suas previsões???
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Uma má saida apenas porque não chove aqueles chuviscos que estavam previstos para Domingo, mas que coloca a depressão a passar a sudoeste de Sagres e fazendo o Algarve ser atingido pela vertente leste da depressão que traria chuva intensa aqui no Algarve ....
Querem a depressão a entrar pelo centro de Portugal, sabem o que daria, um nucleo envolvente cheio de nada e a precipitação passando no mar, depois a sul do Algarve e depois Gibraltar ... ou seja uma mão cheia de nada .....
O melhor caminho pelo menos aqui para o Algarve é o desta run, em que o litoral norte e centro seria atingido pela componente sul da depressão e o Algarve pela componente sueste/leste da depressão .....
 
Estado
Fechado para novas mensagens.