Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Mário Barros 1 Jan 2012 às 00:21.

Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.
  1. MeteoAlentejo

MeteoAlentejo
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    20 Jan 2011
    Local:
    Serpa
    parece que pelo menos vamos ter frio a sério:D

2. Sunnyrainy

Sunnyrainy
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    24 Out 2009
    Local:
    Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
    Para ja não adianta estarmos a falar do principio de Fevereiro, pois como já aconteceu umas 3 vezes este ano, andávamos sempre a dizer que daqui a 10-15 dias e que era (mudança padrão), e no fim esfumava-se tudo! A única coisa que é certa é ate ao final do mês teremos tempo seco, com temperaturas mínimas baixas e máximas bastante acima da média (pelo menos nos próximos 4 dias), aliados à presença do anticiclone , que apesar de tudo parece estar a perder alguma força.

Eu acredito que na natureza tudo tende para o equilíbrio, por isso acredito que hoje temos anticiclone e tempo seco, mas amanha (a partir de Fevereiro ou Março) teremos tempo mais chuvoso!;)

Collapse Signature Expandir Assinatura
  3. c.bernardino

c.bernardino
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    31 Dez 2010
    Local:
    Loures
    a minha leitura dos modelos é...
    que depois da passagem da frente de dia 26, acompanhada pela natural descida de temperatura :

nada sei! :)

há o prognóstico (não é previsão) mais seguro= tudo fica na mesma, altas pressões. Mas não alinho, nem desalinho nesse jogo.

o problema é que os modelos não me parecem estar a lidar bem com isto !
    Reparem no profundo desacordo entre o gfs das 6h com o ECMWF das 0h.
    vejam as cartas para dia 30 dos dois modelos e reparem que um coloca um bruto A e outro um bruto B sobre os açores.

comparem, pf, as duas previsões para a mesma data e hora :)

Uploaded with ImageShack.us

Uploaded with ImageShack.us

claro que há semelhanças, mas o que se apresenta no atlântico faz toda a diferença.
    Como nenhum dos modelos é mediocre, eu fico sem saber nada....

4. David sf

David sf
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    8 Jan 2009
    Local:
    Oeiras / Portel
    Relativamente parecido:

Prefiro o ECMWF, pois aquela posição da cut-off poderia trazer alguma instabilidade. Para já a tendência é boa para frio e tempo relativamente seco, o que não quer dizer que não possa ocorrer alguma surpresa.

5. Norther

Norther
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    25 Nov 2010
    Local:
    Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
    A ver se esta frente se aguenta e rega um pouco o país entre quinta e sexta feira, pelo menos o norte do pais parece que vão ter alguma precipitação pelo que o GFS esta a modelar, lá mais para a frente a run das 12 do GFS esta muito boa em termos de precipitação e frio

6. nimboestrato

nimboestrato
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    8 Jan 2008
    Local:
    Pedras Rubras-Aeroporto
    O S.Pedro cortou esta segunda-feira o "rating" do Inverno de Portugal em quatro níveis, para «Ba2», o que corresponde à categoria de «lixo» (junk). Justifica tal posição por estar convencido que existe um elevado risco de o País vir a precisar de um novo pacote de resgate antes de conseguir regressar aos mercados das precipitações. Os Invernos de “Triplo A” são agora uma miragem. Sem o acesso ao financiamento da Chuva a seca nas “Bolsas” das Searas e dos Montados agrava-se, o PCI-20 ( Períodos de Chuva Importantes -mais de 20 minutos) afunda-se e a banca rota dos lençóis freáticos é agora uma ameaça incontornável. À mercê destes selváticos mercados Climáticos os meteoros prometem forte contestação já em Fevereiro.

Com toda esta triteza de monotonia , deste Inverno do nosso descontentamento , perdoem-me , mas só me dá para brincar com
    a situação.

7. Johnny

Johnny
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    19 Dez 2007
    Local:
    Agora... em Braga (Tibães, a 50m alt.)
    :D:D:D Qual analista económico-financeiro...:thumbsup:

8. shli30396

shli30396
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    6 Dez 2010
    Local:
    Rio de Mouro, Sintra (200m)
    Última run do ECMWF acabadinha de sair. Um fim de mês interessante? :D

9. ferreira5

ferreira5
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    18 Mar 2007
    Local:
    Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
    Parece que o frio pelo menos está garantido nesta saída do europeu. É pena o ECMWF não facultar precipitação prevista. (pelo menos eu não sei onde encontrar)

10. shli30396

shli30396
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    6 Dez 2010
    Local:
    Rio de Mouro, Sintra (200m)
    Pois, por acaso também não sei. Era a peça que faltava neste puzzle. :rolleyes:

11. cova beira

cova beira
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    29 Dez 2008
    Local:
    Tortozendo
    está tudo muito desanimado aqui no forum e não entendo porque, parece quase garantida uma entrada siberiana que não será muito fria para já mas deixa em aberto muito boas opções principalmente para ver neve a cotas bastante baixas, há bastante concordância para já entre os modelos, não quero com isto dizer que é garantido como é óbvio estas situações são muito difíceis de modelar.

mas para já a 96 horas temos uma pequena depressão a entrar no norte da europa e posterior união do A dos açores com escandinavo

a confirmar-se a entrada da depressão onde para já está prevista entre a alemanha e frança teremos quase de certeza a formação de uma depressão no mediterraneo perto da costa espanhola que é essencial para que nos chegue o frio vindo da europa de leste.

quanto a precipitação nestas situações é muito localizada nem vale a pena olhar para os modelos a tantas horas de distância.

12. c.bernardino

c.bernardino
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    31 Dez 2010
    Local:
    Loures
    Excelente e curioso.

desta forma o ECMWF veio colar-se à saida operacinal do gfs que coloquei aqui ontem (ver o meu post das 14h10 de ontem).

curioso.

mas como alguém costuma dizer... ainda falta muito tempo.

paz.

13. Weatherman

Weatherman
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    27 Nov 2006
    Local:
    Vouzela
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  14. c.bernardino

c.bernardino