Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

Estado
Fechado para novas mensagens.


Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
Para ja não adianta estarmos a falar do principio de Fevereiro, pois como já aconteceu umas 3 vezes este ano, andávamos sempre a dizer que daqui a 10-15 dias e que era (mudança padrão), e no fim esfumava-se tudo! A única coisa que é certa é ate ao final do mês teremos tempo seco, com temperaturas mínimas baixas e máximas bastante acima da média (pelo menos nos próximos 4 dias), aliados à presença do anticiclone , que apesar de tudo parece estar a perder alguma força.

Eu acredito que na natureza tudo tende para o equilíbrio, por isso acredito que hoje temos anticiclone e tempo seco, mas amanha (a partir de Fevereiro ou Março) teremos tempo mais chuvoso!;)
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
a minha leitura dos modelos é...
que depois da passagem da frente de dia 26, acompanhada pela natural descida de temperatura :

nada sei! :)

há o prognóstico (não é previsão) mais seguro= tudo fica na mesma, altas pressões. Mas não alinho, nem desalinho nesse jogo.

o problema é que os modelos não me parecem estar a lidar bem com isto !
Reparem no profundo desacordo entre o gfs das 6h com o ECMWF das 0h.
vejam as cartas para dia 30 dos dois modelos e reparem que um coloca um bruto A e outro um bruto B sobre os açores.

comparem, pf, as duas previsões para a mesma data e hora :)



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us

claro que há semelhanças, mas o que se apresenta no atlântico faz toda a diferença.
Como nenhum dos modelos é mediocre, eu fico sem saber nada....
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Relativamente parecido:

gfs-2012012212-0-192_zxy5.png


gfs-2012012212-1-192_pge2.png


gens-0-1-192_sxl9.png


gens-0-0-192_ttv7.png


ECM1-192_obt2.GIF


ECM0-192_wtt4.GIF


Prefiro o ECMWF, pois aquela posição da cut-off poderia trazer alguma instabilidade. Para já a tendência é boa para frio e tempo relativamente seco, o que não quer dizer que não possa ocorrer alguma surpresa.
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,005
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
A ver se esta frente se aguenta e rega um pouco o país entre quinta e sexta feira, pelo menos o norte do pais parece que vão ter alguma precipitação pelo que o GFS esta a modelar, lá mais para a frente a run das 12 do GFS esta muito boa em termos de precipitação e frio

 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
O S.Pedro cortou esta segunda-feira o "rating" do Inverno de Portugal em quatro níveis, para «Ba2», o que corresponde à categoria de «lixo» (junk). Justifica tal posição por estar convencido que existe um elevado risco de o País vir a precisar de um novo pacote de resgate antes de conseguir regressar aos mercados das precipitações. Os Invernos de “Triplo A” são agora uma miragem. Sem o acesso ao financiamento da Chuva a seca nas “Bolsas” das Searas e dos Montados agrava-se, o PCI-20 ( Períodos de Chuva Importantes -mais de 20 minutos) afunda-se e a banca rota dos lençóis freáticos é agora uma ameaça incontornável. À mercê destes selváticos mercados Climáticos os meteoros prometem forte contestação já em Fevereiro.

Com toda esta triteza de monotonia , deste Inverno do nosso descontentamento , perdoem-me , mas só me dá para brincar com
a situação.
 

Johnny

Nimbostratus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
781
Local
Agora... em Braga (Tibães, a 50m alt.)
:D:D:D Qual analista económico-financeiro...:thumbsup:

O S.Pedro cortou esta segunda-feira o "rating" do Inverno de Portugal em quatro níveis, para «Ba2», o que corresponde à categoria de «lixo» (junk). Justifica tal posição por estar convencido que existe um elevado risco de o País vir a precisar de um novo pacote de resgate antes de conseguir regressar aos mercados das precipitações. Os Invernos de “Triplo A” são agora uma miragem. Sem o acesso ao financiamento da Chuva a seca nas “Bolsas” das Searas e dos Montados agrava-se, o PCI-20 ( Períodos de Chuva Importantes -mais de 20 minutos) afunda-se e a banca rota dos lençóis freáticos é agora uma ameaça incontornável. À mercê destes selváticos mercados Climáticos os meteoros prometem forte contestação já em Fevereiro.

Com toda esta triteza de monotonia , deste Inverno do nosso descontentamento , perdoem-me , mas só me dá para brincar com
a situação.
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
está tudo muito desanimado aqui no forum e não entendo porque, parece quase garantida uma entrada siberiana que não será muito fria para já mas deixa em aberto muito boas opções principalmente para ver neve a cotas bastante baixas, há bastante concordância para já entre os modelos, não quero com isto dizer que é garantido como é óbvio estas situações são muito difíceis de modelar.

mas para já a 96 horas temos uma pequena depressão a entrar no norte da europa e posterior união do A dos açores com escandinavo


ecm196.gif



a confirmar-se a entrada da depressão onde para já está prevista entre a alemanha e frança teremos quase de certeza a formação de uma depressão no mediterraneo perto da costa espanhola que é essencial para que nos chegue o frio vindo da europa de leste.

ecm1144o.gif


quanto a precipitação nestas situações é muito localizada nem vale a pena olhar para os modelos a tantas horas de distância.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.