Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

Estado
Fechado para novas mensagens.

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Quanto aos próximos dias vai cair umas pinguitas para sujar os carros que é para as lavagens ganharem algum, de resto, algum frio mas já vi mais, a pasmaceira completa. :sono:

:lmao::lmao::lmao:

Eu por acaso, tenho que ir à oficina com o meu, o motor das minhas escovas do limpa pára brisas não tá bom, é do uso, se chover eu não tenho escovas pra limpar o vidro, mas de momento tá visto que não tenho que me preocupar, a ver se inventam masé um replente de pó/lama :lmao:
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Da ultima vez que choveu não conseguiu lavar o carro, espero que desta vez consiga ....

Tudo o que caia do céu ... se fossem notas ainda melhor :D .... será bem vindo !!

Já agora alguém quer trocar o seu salário pela reforma do Cavaco Silva, que coitadinho anda a passar fome ..:(


ON_TOPIC: Depois desta sistema frontal fraquinho e quisa segundo o ECM ás 168h outra coisita do género será bem vindo ....
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
A coisa continua muito brilhante...é AA e mais AA...não descola este Inverno das proximidades do continente...para quem tem algum interesse no bom tempo agrícola para que o cultivo corra bem...parece que este ano vai ser para esquecer...mesmo que chegue mais tarde a chuva, vem atrasada e vai estragar as produções:angry:

Teremos amanhã alguma precipitação, mas será coisa pouca como falaram..é que é só mesmo de raspão que as depressões cá chegam com o AA tão forte e perto...e para a mudança de mês (31 de Janeiro e 1 de Fevereiro) já vi os modelos bem mais generosos...aquilo que cair vai ser muito rápido e sem grande expressão...talvez mesmo só o Minho acumulará alguma coisa...mas que fraquinho este JANEIRO...:confused:
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,962
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Em Bragança deve dar para molhar o carro acho eu...e se o pintasse de branco aí é que eu ficava contente! Depois deste mini-evento a seca continua...e já que o fórum "vive" muito de fenómenos metereológicos intensos, não nos devemos esquecer que estamos a viver um e bem intenso...SECA!
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
para já os modelos pioraram se bem que além das 120 horas parece-me muito difícil de prever os modelos estão completamente à toa

queria só fazer referencia ao mega bloqueio que se vai dar devido á união do A siberiano com o escandinavo que vai transportar isos abaixo de -20 desde a Asia oriental até ao leste da europa

ech196.png




tendo como referencia as grandes erupções frias de 54 e 56 de origem siberiana o bloqueio actual parece até ser maior


archivesnh1954124120.png



archivesnh195613000.png



não faço ideia quantos invernos tal acontece mas penso que não será habitual

diagrama para moscovo
t850Moscow.png
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
para já os modelos pioraram se bem que além das 120 horas parece-me muito difícil de prever os modelos estão completamente à toa

queria só fazer referencia ao mega bloqueio que se vai dar devido á união do A siberiano com o escandinavo que vai transportar isos abaixo de -20 desde a Asia oriental até ao leste da europa

Ora aí está. É a grande novidade da semana um grande bloqueio escandinavo-siberiano vai provocar na Europa de leste uma das maiores entradas frias das últimas décadas. É muito provável que chegue até à Alemanha, e depois irá para algum lado.

Amanhã não virá nada de especial, o GFS dá 1 mm para Lisboa, o ECMWF nem isso, mesmo o norte não terá nada de relevante. Depois teremos alguns dias com algum frio na Europa, que pode chegar até à Espanha oriental. A prAgA impede a entrada de frio em níveis mais altos em Portugal, mas é expectável uma descida considerável das temperaturas. Isto é mais ou menos consensual.

Depois começa a divergência. A maioria dos modelos, à excepção do ECMWF operacional (ao contrário dos seus ensembles), vê uma depressão que se isola e originará uma entrada de noroeste no dia 31. Está em aberto que neste dia possa ocorrer alguma precipitação mais relevante. Depois, essa depressão deslocar-se-ia para o Mediterrâneo espanhol. E aqui é o momento que pode marcar vários dias, é muito importante que a prAgA suba e se una ao escandinavo, que o alimente, e não o deixe fugir para leste. Esta prAgA que esteve fortíssima este inverno, não deixou passar nada, tem agora de fazer a sua função e não primar pela ausência quando é fundamental. Caso se produza a união Açores-Escandinávia a siberiana poderá entrar pela Europa ocidental adentro. Mas é decisivo que a prAgA suba e não no caia em cima empurrado pelo centro depressionário da Terra Nova. Vendo os ensembles do ECMWF, parece pela análise da pressão atmosférica média, que o anticiclone não resiste. Mas não deixa de ser interessante que a T850 desça significativamente das 216 para as 240 horas.

Não há indício de circulação zonal até daqui a uma semana. Aliás vai ser uma semana de circulação retrógrada na Europa. Depois é 50:50, era uma lástima que uma siberiana tão boa fosse varrida por uma circulação zonal.

PS: Nos últimos dias assistiu-se a uma grande prova de maturidade do fórum. Durante 3 saídas consecutivas, o melhor modelo a médio prazo, o ECMWF, mostrou entradas frias consideráveis acima das 200 horas. Com um inverno tão miserável, era expectável, e já aconteceu em anos anteriores, que este tópico se enchesse com certezas de frio e neve. Mas toda a gente manteve a prudência necessária.
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
As coisas tal como estão colocadas na mesa, não dá para ir além de 5 dias de alguma certeza nos modelos. A circulação zonal permite previsões com maior garantia de sucesso que aquelas em que há circulação retrograda. Não deixa de ser impressionante o frio resultante da união AA escândinavo-russo! A presença de uma baixa no mediterrâneo poderia atrair/direcionar mais frio até nós. E até se o AA Açores não se unir ao escândinavo-russo, ainda assim haveria a possibilidade do escândinavo se chegar mais para cá e facilitar uma entrada mais de componente norte, directa/rápida.

Isto sou eu a pensar.. Depois do evento fraco de amanhã, as temperaturas iniciarão uma descida. Depois talvez ou talvez não se forme algo no mediterrâneo. E a partir daí já são muitas variáveis para mim.. 5 ou 6 dias é o que podemos falar penso eu. Até a zona da terra nova parece estar a favorecer-nos, interrompendo o ciclo até aqui. Sem grandes alaridos/grandes espectativas algo está a mudar, pelo menos para os próximos 5/6 dias.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Ora aí está. É a grande novidade da semana um grande bloqueio escandinavo-siberiano vai provocar na Europa de leste uma das maiores entradas frias das últimas décadas. É muito provável que chegue até à Alemanha, e depois irá para algum lado.

Amanhã não virá nada de especial, o GFS dá 1 mm para Lisboa, o ECMWF nem isso, mesmo o norte não terá nada de relevante. Depois teremos alguns dias com algum frio na Europa, que pode chegar até à Espanha oriental. A prAgA impede a entrada de frio em níveis mais altos em Portugal, mas é expectável uma descida considerável das temperaturas. Isto é mais ou menos consensual.

Depois começa a divergência. A maioria dos modelos, à excepção do ECMWF operacional (ao contrário dos seus ensembles), vê uma depressão que se isola e originará uma entrada de noroeste no dia 31. Está em aberto que neste dia possa ocorrer alguma precipitação mais relevante. Depois, essa depressão deslocar-se-ia para o Mediterrâneo espanhol. E aqui é o momento que pode marcar vários dias, é muito importante que a prAgA suba e se una ao escandinavo, que o alimente, e não o deixe fugir para leste. Esta prAgA que esteve fortíssima este inverno, não deixou passar nada, tem agora de fazer a sua função e não primar pela ausência quando é fundamental. Caso se produza a união Açores-Escandinávia a siberiana poderá entrar pela Europa ocidental adentro. Mas é decisivo que a prAgA suba e não no caia em cima empurrado pelo centro depressionário da Terra Nova. Vendo os ensembles do ECMWF, parece pela análise da pressão atmosférica média, que o anticiclone não resiste. Mas não deixa de ser interessante que a T850 desça significativamente das 216 para as 240 horas.

Não há indício de circulação zonal até daqui a uma semana. Aliás vai ser uma semana de circulação retrógrada na Europa. Depois é 50:50, era uma lástima que uma siberiana tão boa fosse varrida por uma circulação zonal.

PS: Nos últimos dias assistiu-se a uma grande prova de maturidade do fórum. Durante 3 saídas consecutivas, o melhor modelo a médio prazo, o ECMWF, mostrou entradas frias consideráveis acima das 200 horas. Com um inverno tão miserável, era expectável, e já aconteceu em anos anteriores, que este tópico se enchesse com certezas de frio e neve. Mas toda a gente manteve a prudência necessária.

Já percebi que tu para analises no longo prazo tendes a puxar pelo frio, e eu tendo a ir mais pelo calor...portanto pode ser que a fusão dos dois caminhos seja a melhor:lol:

A minha ideia, comos eria de esperar, vai contra a hipotese de termos uma boa entrada fria...

O ECMWF/12z não nos coloca nenhuma situação de NE forte o suficiente para causar uma advecção continental plena e o GFS/12z tal como agora na run das 18z, tambem foge a esse cenário, colocando apenas o tipico fluxo de ar mais fresco normal em circulações de NE..o padrão está, a meu ver, assente.

A crista está muito perto para permitir a entrada de leste fria..e deverá continuar assim forte pois o Atlantico continua dinamico...e continuará dinamico enquanto o vortice polar continuar a pressionar o jet para sul na America do norte causando um bom track desde o Golfo á Islandia.

As depressões no mediterraneo tambem vão continuar marcadas devido ao ar muito frio que interage com a agua relativamente quente, com o siberiano a injectar continuamente ar frio e a puxar perturbações em altura sob o sul e centro da Europa, não vejo maneira de teres um enfraquecimento das baixas no Mediterraneo que as faça tomar um movimento mais erratico para oeste.

O próprio siberiano vai andar pela Escandinavia, e estará ancorado numa crista em altura que é resultante da actividade depressionaria na Islandia..ora, esta crista como está orientada de NE-SW, vai servir de barreira á progressão do ar frio na Europa ocidental..ou seja..vai por um lado conferir estabilidade que ajuda o siberiano a fixar-se, mas por outro não o deixa sair dali.

E isto ve-se bem nos ensembles...o mais recente, para o interior centro, vê poucas perturbações abaixo dos -5ºC a 850hpa, mantendo a "package" toda perto ou pouco acima dos 0ºC...tipico de uma situação de NE á superficie com NW em altura, e portanto, fraca advecção continental.



Uploaded with ImageShack.us


No longo prazo há no entanto algo interessante.
Apesar do vortice polar estar mais instavel, este bloqueio Euro-Siberiano não é muito agressivo e não tem expressão nos niveis altos suficiente para causar um episósio AO- significante.
Em vez disso o vortice polar tem-se situado no Pacifico, bastante forte, e tem causado um periodo de zonalidade muito forte numa faixa desde o leste da Siberia até aos EUA.

Este padrão é consistente com uma situação mais bloqueada na Europa...

Ora, á medida que o tempo passa é suposto que no Pacifico começe a haver um regresso a uma circulação mais perturbada, enquanto o VP provavelmente vai tender a mover-se para leste.

E eu acho que ai vamos ter uma situação muito interessante...a conjugação do frio todo acumulado na Europa, o ar tépido que se tem propagado pelo Atlantico, e um vortice polar saudavel a criar um fluxo dinamico e altamente baroclinico/instavel sobre o Atlantico e a Europa.

Na minha opinião isto pode melhorar algures nos primeiros 10 dias de Fev...e acredito que Fev será um mês que vai marcar o inicio da mudança para uma situação mais instavel na Primavera.:thumbsup:

Daqui a uma ou duas semanas estou para ver o que vai sair desta luta entre o ar frio que vai encher a europa e o ar quente que vai afogar todo o atlantico norte..mas aposto que pode ser que lá para 5/10 fev as coisas vão melhorar um pouco.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Já percebi que tu para analises no longo prazo tendes a puxar pelo frio, e eu tendo a ir mais pelo calor...portanto pode ser que a fusão dos dois caminhos seja a melhor:lol:

A minha ideia, comos eria de esperar, vai contra a hipotese de termos uma boa entrada fria...

O ECMWF/12z não nos coloca nenhuma situação de NE forte o suficiente para causar uma advecção continental plena e o GFS/12z tal como agora na run das 18z, tambem foge a esse cenário, colocando apenas o tipico fluxo de ar mais fresco normal em circulações de NE..o padrão está, a meu ver, assente.

A crista está muito perto para permitir a entrada de leste fria..e deverá continuar assim forte pois o Atlantico continua dinamico...e continuará dinamico enquanto o vortice polar continuar a pressionar o jet para sul na America do norte causando um bom track desde o Golfo á Islandia.

As depressões no mediterraneo tambem vão continuar marcadas devido ao ar muito frio que interage com a agua relativamente quente, com o siberiano a injectar continuamente ar frio e a puxar perturbações em altura sob o sul e centro da Europa, não vejo maneira de teres um enfraquecimento das baixas no Mediterraneo que as faça tomar um movimento mais erratico para oeste.

O próprio siberiano vai andar pela Escandinavia, e estará ancorado numa crista em altura que é resultante da actividade depressionaria na Islandia..ora, esta crista como está orientada de NE-SW, vai servir de barreira á progressão do ar frio na Europa ocidental..ou seja..vai por um lado conferir estabilidade que ajuda o siberiano a fixar-se, mas por outro não o deixa sair dali.

E isto ve-se bem nos ensembles...o mais recente, para o interior centro, vê poucas perturbações abaixo dos -5ºC a 850hpa, mantendo a "package" toda perto ou pouco acima dos 0ºC...tipico de uma situação de NE á superficie com NW em altura, e portanto, fraca advecção continental.



Uploaded with ImageShack.us


No longo prazo há no entanto algo interessante.
Apesar do vortice polar estar mais instavel, este bloqueio Euro-Siberiano não é muito agressivo e não tem expressão nos niveis altos suficiente para causar um episósio AO- significante.
Em vez disso o vortice polar tem-se situado no Pacifico, bastante forte, e tem causado um periodo de zonalidade muito forte numa faixa desde o leste da Siberia até aos EUA.

Este padrão é consistente com uma situação mais bloqueada na Europa...

Ora, á medida que o tempo passa é suposto que no Pacifico começe a haver um regresso a uma circulação mais perturbada, enquanto o VP provavelmente vai tender a mover-se para leste.

E eu acho que ai vamos ter uma situação muito interessante...a conjugação do frio todo acumulado na Europa, o ar tépido que se tem propagado pelo Atlantico, e um vortice polar saudavel a criar um fluxo dinamico e altamente baroclinico/instavel sobre o Atlantico e a Europa.

Na minha opinião isto pode melhorar algures nos primeiros 10 dias de Fev...e acredito que Fev será um mês que vai marcar o inicio da mudança para uma situação mais instavel na Primavera.:thumbsup:

Daqui a uma ou duas semanas estou para ver o que vai sair desta luta entre o ar frio que vai encher a europa e o ar quente que vai afogar todo o atlantico norte..mas aposto que pode ser que lá para 5/10 fev as coisas vão melhorar um pouco.

Então acabas de concordar que não haverá circulação zonal na Europa até pelo menos 5 de fevereiro, e foi isso que eu defendi. Apenas me referi ao que tu escreveste por achar estranho que na semana em que teremos circulação retrógrada na Europa, provavelmente a mais forte dos últimos anos, tu venhas falar de zonal. O que se passa a partir das 144 horas é muito difícil de modelar, o próprio ECMWF está à nora, agora trucida o A escandinavo e não vê siberiana nenhuma, o GFS põe o contrário, vai reforçando o A escandinavo, e mantém-no até para lá das 240 horas.

Quanto a nós por cá, acho extremamente improvável que tenhamos algum frio anormal, não falo de isos 0 ou ligeiramente negativas. A única maneira é haver uma pequena ajuda do Atlântico, uma depressão que se isole e venha para perto, e crie um cavado. Caso isso não aconteça, para dar a sustentação que mantenha o A escandinavo é preciso que o AA esteja pujante e é muito difícil que não esteja demasiado perto de nós. O que não quer dizer que não seja um desperdício vir uma circulação zonal varrer a siberiana, se não formos nós que sejam os alemães e os italianos a divertirem-se. Até porque se o frio se mantiver por perto muito tempo, as probabilidades de ele entrar são maiores.

Quanto ao primeiro parágrafo, acho que todos fazemos aqui um pouco de wishcasting, eu apenas tento mostrar que há hipóteses, mesmo que baixas, de termos algo em grande. Não creio que faça mal, principalmente quando estamos num tempo prolongado de marasmo meteorológico.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
A média de ensembles do ECMWF, a 240 horas para a T850, está negativa em todo Portugal continental, e com uma variancia reduzida. A -6 chega aos Pirinéus, em MÉDIA. Há certamente vários membros a colocarem a siberiana em França, pois outros haverá como a saída principal que dão iso 0 ou superior. Creio que há hipóteses, baixas, mas existem, de levarmos com algo grande. Estes invernos tendencialmente fracos, costumam ter um ou dois eventos históricos.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
A média de ensembles do ECMWF, a 240 horas para a T850, está negativa em todo Portugal continental, e com uma variancia reduzida. A -6 chega aos Pirinéus, em MÉDIA. Há certamente vários membros a colocarem a siberiana em França, pois outros haverá como a saída principal que dão iso 0 ou superior. Creio que há hipóteses, baixas, mas existem, de levarmos com algo grande. Estes invernos tendencialmente fracos, costumam ter um ou dois eventos históricos.

A média dos ensembles do GFS também continua abaixo no que diz respeito a T850, no médio/longo prazo... e tem sido consistente. Confesso que nos últimos dias tinha fechado completamente a esperança para um evento mais "invernal" (para mim a palavra "invernal" aparece mais ligada ao frio que à precipitação... Uma questão meramente pessoal claro). No entanto ao olhar para as consistências ensemblisticas e padrão sinóptico geral confesso que tal como tu, começo a ficar entusiasmado (moderadamente, muito moderadamente, claro).
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Vendo estas últimas saídas, parece haver ali uma "nascente" de cut-offs no Mediterrâneo a Sul dos Alpes, provavelmente o ar frio injectado do Leste Europeu, a ser "estrangulado" ali com a ajuda dos Alpes. E é mesmo ver curioso quase de 2 em 2 dias nascer um novo foco de instabilidade ali na zona, e sempre com muito frio!
O problema é que os "tiros certeiros", com quase de certeza eventos de neve a cotas muito baixas vão quase todos terminar em Itália, Este de Espanha e Baleares. Agora que de todas essas "migalhas" alguma não caia aqui, e vendo as cartas, acho improvável. Acho bastante provável que algures tenhamos algum bom evento, mas provavelmente curto, e muito localizado. Mas as chances são moderadas.
Mas claro, sejamos realistas, essas chances, são 10x maiores para quem vive em Barcelona, Roma, Maiorca, só para dar exemplos.
Até podia por "milagre" tudo isso falhar e calhar a Portugal apenas, mas vendo a geografia, e a configuração sinóptica que se coloca, temos de ser realistas. E esperar por um pouquinho de sorte! E acima de tudo contar tranquilamente até 100 cada vez que virmos uma notícia de uma nevada em algum local pouco habitual dessas regiões mediterrânicas, para não entrarmos em raiva/desespero!
:)
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
para mim os modelos têm piorado significativamente começa a ver-se o anticiclone a ser empurrado para sul e a estrangular a entrada fria na zona do mar negro, penso que o mais difícil é a siberiana entrar na europa central a partir daí de uma maneira ou outra irá ter influencia em portugal
 

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
Enfim. Sem alterações de registo a pasmaceira vai continuar a dominar neste país a beira mar plantado. Espanha é que poderá ter animação mais para o meio de Fevereiro com o frio em força a la chegar, a conjugar com a alguma instabilidade. Por cá Nada a fazer. Parece que a Troika chegou também para afectar os episódios empolgantes de instabilidade! :angry: :disgust:
Nos próximos 15 dias sol, sol e mais sol, com uns chuviscos e frio ligeiro pelo meio. Ja a agricultura essa vai ter mais uns dias de desespero pela frente:(

Ainda assim na meteorologia nada se sabe em relação ao futuro a 100%, pelo que espero que algo ainda mude!!!
 
Estado
Fechado para novas mensagens.