Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Mário Barros 1 Jan 2012 às 00:21.

Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.
  1. Mário Barros

Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Bem, podemos começar a reformular o hino, em vez de ser contra os canhões marchar marchar, pode ser contra o anticiclone lutar lutar, porque ele não deixa sair as depressões da trincheira. Fevereiro tá a ir pelo mesmo caminho que Janeiro, agora além da precipitação, o frio está a ir com os porcos.

:lmao::lmao:

2. Sunnyrainy

Sunnyrainy
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    24 Out 2009
    Local:
    Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
    Infelizmente é a realidade! E as alterações climáticas têm sem duvida culpa no cartório!:sad:

Collapse Signature Expandir Assinatura
  3. Meteo Trás-os-Montes

Meteo Trás-os-Montes
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    28 Jan 2007
    Local:
    Carcavelos /Chaves / Vilardevós - Galiza
    Isso já é assunto que "dá panos para mangas"...

No nosso clima detestável, estas situações são cíclicas, mais tarde ou mais cedo ia acontecer. Não fossem as inversões térmicas sem dúvida que este ano correria o risco de ficar conhecido como o ano sem Inverno! :(:(:(

PS: Poupem água!:calor::calor::calor:

4. MeteoAlentejo

MeteoAlentejo
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    20 Jan 2011
    Local:
    Serpa
    o problema é que nem frio a sério há aqui.
    a mínima deste inverno foi 3ºC

5. Teles

Teles
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    7 Dez 2007
    Local:
    Rio Maior
    A meteorologia não se baseia só na tua localidade mais a norte do País tem havido até temperaturas consideravelmente negativas;)

Já não é a primeira vez que tivemos invernos assim secos e pouco frios , como diziam aqui atrás, isto é cíclico , parece que muita gente neste tópico tem a memoria meteorológica algo curta ,já houve invernos totalmente gelados de grandes camadas de geada assim como só ventosos , como secos , e mesmo de valentes temporais , não podemos é agora tornar este tópico e (fórum) o muro das lamentações ou o val dos desesperados:thumbsup:

6. AnDré

AnDré
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    22 Nov 2007
    Local:
    Arroja, Odivelas (140m); Várzea da Serra (900m)
    Contra os canhões o quê? ...
    Ainda faltam 5 dias para Fevereiro, mais de 120h. 120h é o suficiente para veres começar a surgir tamanhas divergências nos modelos.
    Fevereiro está totalmente indefinido, para já.

E este ano conta com mais um dia.

7. Mário Barros

Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    PORRA, era marchar, devia tar a pensar em dar porrada no AA.

:facepalm: :lmao:

8. algarvio1980

algarvio1980
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    21 Mai 2007
    Local:
    Olhão (24 m)
    Existe um provérbio popular que vale por mil palavras

"Colheitas de ano bissexto cabem todas num cesto"

9. martinus

martinus
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    22 Dez 2006
    Local:
    Portugal
    Espera-nos sol e temperatura de acordo com esta época do ano. É assim que diz a MeteoGalicia, com todo o profissionalismo, o resto é folclore urbano.

"Comentario xeral para Galicia:
    A vindeira semana virá caracterizada pola influencia anticiclónica. A tendencia marca a presenza do anticiclón que prácticamente se vai manter durante toda a semana, deixando polo tanto unha alta probabilidade de tempo seco e de temperaturas acordes a época do ano."

10. cova beira

cova beira
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    29 Dez 2008
    Local:
    Tortozendo
    tem sido aqui dito por vários membros do forum que não vale a pena olhar a mais de 120 horas para os modelos este tipo de situação retrogada na europa é muito difícil de modelar.

A europa pode estar à beira de uma erupção fria de proporções fora do normal e o pessoal está a lamentar-se, não quero com isto dizer que se vá a passar alguma coisa por cá mas se a iso -20 chega à Europa ocidental preparem-se porque vai ser forte.

mapa do dia, isto não é uma saída isolada é a média dos ensembles

11. Paulo H

Paulo H
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    2 Jan 2008
    Local:
    Castelo Branco 386m(489/366m)
    Já é mais que bom ver as temperaturas mínimas descer para valores normais durante a próxima semana, ou até abaixo do normal. :)

Com altas pressões na ordem dos 1025hPa/1030hPa em cima de nós, nem com uma hipotética iso -50C a 500hPa aconteceria alguma precipitação! A não ser algo ao largo da costa mediterrânea.

É aproveitar as próximas noites mais frias, e esperar que algo vá mudando para a semana. Alguma coisa Fevereiro nos irá oferecer, é preciso acreditar! :)

12. nimboestrato

nimboestrato
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    8 Jan 2008
    Local:
    Pedras Rubras-Aeroporto
    -Outra vez Ambrósio?
    -Mas Senhor ( Anticiclone), desta vez ainda me portei melhor. Umas nuvenzinhas, precipitação pouquita ,quase nada,
    assim uma coisa levezinha, vento fraco, vou-me já embora, que quereis mais ?
    -Eu não quero, Ambrósio. Apetece-me.
    -Ó !!! Mais uma semana , Senhor ?
    -Já sabes . Há Invernos que fico meio deprimido e olha, dá-me para vir para os teus lados colher o Sol que semeio.
    -Mas Senhor , já vamos entrar por Fevereiro. O que é que eu digo à gente que lá na aldeia desespera?
    -Eu sei. Vamos ver . Mas olha que não era a 1ª vez
    que estes meus “apetites” se prolongariam até à Primavera.

13. David sf

David sf
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    8 Jan 2009
    Local:
    Oeiras / Portel
    Iso -24 no Luxemburgo:

E depois parece que fica apontada para a PI, com uma depressão junto a Lisboa a poder servir de atractora, para além de poder meter neve a cotas muito baixas ainda ante de chegar a siberiana a sério:

É só uma run. Não deixa de ser positivo que mostre já uma dorsal no oriente da Europa, aquele frio não voltaria para trás. É improvável,... mas é possível.

O GEM está semelhante:

Os outros, para já, não.

14. Snifa

Snifa
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    16 Abr 2008
    Local:
    Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m

15. David sf

David sf
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    8 Jan 2009
    Local:
    Oeiras / Portel
    Extremamente consistente esta manhã o ECMWF, até às 168 horas, todos os 51 membros do ensemble mantêm o A escandinavo e não põem circulação zonal. A -8 a 850 hpa está nos Pirinéus nos painéis finais, com todo Portugal continental englobado pela iso 0. Em média. E o melhor de tudo é o padrão, extremamente consistente, com a dorsal a subir na Europa oriental, após a entrada siberiana, o A dos Açores o suficientemente afastado e extendido para norte, de modo a bloquear o frio todo na Europa central e ocidental.

Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.

Partilhar esta Página