Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

Estado
Fechado para novas mensagens.

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Bem, podemos começar a reformular o hino, em vez de ser contra os canhões marchar marchar, pode ser contra o anticiclone lutar lutar, porque ele não deixa sair as depressões da trincheira. Fevereiro tá a ir pelo mesmo caminho que Janeiro, agora além da precipitação, o frio está a ir com os porcos.

:lmao::lmao:
 


Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
Bem, podemos começar a reformular o hino, em vez de ser contra os canhões lutar lutar, pode ser contra o anticiclone lutar lutar, porque ele não deixa sair as depressões da trincheira. Fevereiro tá a ir pelo mesmo caminho que Janeiro, agora além da precipitação, o frio está a ir com os porcos.

:lmao::lmao:

Infelizmente é a realidade! E as alterações climáticas têm sem duvida culpa no cartório!:sad:
 
M

Membro excluído 274

Infelizmente é a realidade! E as alterações climáticas têm sem duvida culpa no cartório!:sad:

Isso já é assunto que "dá panos para mangas"...

No nosso clima detestável, estas situações são cíclicas, mais tarde ou mais cedo ia acontecer. Não fossem as inversões térmicas sem dúvida que este ano correria o risco de ficar conhecido como o ano sem Inverno! :(:(:(

PS: Poupem água!:calor::calor::calor:
 

Teles

Cumulonimbus
Registo
7 Dez 2007
Mensagens
2,212
Local
Rio Maior
o problema é que nem frio a sério há aqui.
a mínima deste inverno foi 3ºC

A meteorologia não se baseia só na tua localidade mais a norte do País tem havido até temperaturas consideravelmente negativas;)

Já não é a primeira vez que tivemos invernos assim secos e pouco frios , como diziam aqui atrás, isto é cíclico , parece que muita gente neste tópico tem a memoria meteorológica algo curta ,já houve invernos totalmente gelados de grandes camadas de geada assim como só ventosos , como secos , e mesmo de valentes temporais , não podemos é agora tornar este tópico e (fórum) o muro das lamentações ou o val dos desesperados:thumbsup:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Bem, podemos começar a reformular o hino, em vez de ser contra os canhões lutar lutar, pode ser contra o anticiclone lutar lutar, porque ele não deixa sair as depressões da trincheira. Fevereiro tá a ir pelo mesmo caminho que Janeiro, agora além da precipitação, o frio está a ir com os porcos.

:lmao::lmao:

Contra os canhões o quê? ...
Ainda faltam 5 dias para Fevereiro, mais de 120h. 120h é o suficiente para veres começar a surgir tamanhas divergências nos modelos.
Fevereiro está totalmente indefinido, para já.

E este ano conta com mais um dia.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,462
Local
Olhão (24 m)
Existe um provérbio popular que vale por mil palavras

"Colheitas de ano bissexto cabem todas num cesto"
 

martinus

Cumulus
Registo
22 Dez 2006
Mensagens
438
Local
Portugal
Espera-nos sol e temperatura de acordo com esta época do ano. É assim que diz a MeteoGalicia, com todo o profissionalismo, o resto é folclore urbano.

"Comentario xeral para Galicia:
A vindeira semana virá caracterizada pola influencia anticiclónica. A tendencia marca a presenza do anticiclón que prácticamente se vai manter durante toda a semana, deixando polo tanto unha alta probabilidade de tempo seco e de temperaturas acordes a época do ano."
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
tem sido aqui dito por vários membros do forum que não vale a pena olhar a mais de 120 horas para os modelos este tipo de situação retrogada na europa é muito difícil de modelar.

A europa pode estar à beira de uma erupção fria de proporções fora do normal e o pessoal está a lamentar-se, não quero com isto dizer que se vá a passar alguma coisa por cá mas se a iso -20 chega à Europa ocidental preparem-se porque vai ser forte.




mapa do dia, isto não é uma saída isolada é a média dos ensembles

gens-21-0-162.png
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,272
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
tem sido aqui dito por vários membros do forum que não vale a pena olhar a mais de 120 horas para os modelos este tipo de situação retrogada na europa é muito difícil de modelar.

A europa pode estar à beira de uma erupção fria de proporções fora do normal e o pessoal está a lamentar-se, não quero com isto dizer que se vá a passar alguma coisa por cá mas se a iso -20 chega à Europa ocidental preparem-se porque vai ser forte.




mapa do dia, isto não é uma saída isolada é a média dos ensembles

gens-21-0-162.png

Já é mais que bom ver as temperaturas mínimas descer para valores normais durante a próxima semana, ou até abaixo do normal. :)

Com altas pressões na ordem dos 1025hPa/1030hPa em cima de nós, nem com uma hipotética iso -50C a 500hPa aconteceria alguma precipitação! A não ser algo ao largo da costa mediterrânea.

É aproveitar as próximas noites mais frias, e esperar que algo vá mudando para a semana. Alguma coisa Fevereiro nos irá oferecer, é preciso acreditar! :)
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
-Outra vez Ambrósio?
-Mas Senhor ( Anticiclone), desta vez ainda me portei melhor. Umas nuvenzinhas, precipitação pouquita ,quase nada,
assim uma coisa levezinha, vento fraco, vou-me já embora, que quereis mais ?
-Eu não quero, Ambrósio. Apetece-me.
-Ó !!! Mais uma semana , Senhor ?
-Já sabes . Há Invernos que fico meio deprimido e olha, dá-me para vir para os teus lados colher o Sol que semeio.
-Mas Senhor , já vamos entrar por Fevereiro. O que é que eu digo à gente que lá na aldeia desespera?
-Eu sei. Vamos ver . Mas olha que não era a 1ª vez
que estes meus “apetites” se prolongariam até à Primavera.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Iso -24 no Luxemburgo:

ECM0-216_gxe2.GIF


E depois parece que fica apontada para a PI, com uma depressão junto a Lisboa a poder servir de atractora, para além de poder meter neve a cotas muito baixas ainda ante de chegar a siberiana a sério:

ECM1-240_dlm1.GIF


ECM0-240_fkv1.GIF


É só uma run. Não deixa de ser positivo que mostre já uma dorsal no oriente da Europa, aquele frio não voltaria para trás. É improvável,... mas é possível.

O GEM está semelhante:

gem-0-240_uuj4.png


Os outros, para já, não.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Iso -24 no Luxemburgo:

ECM0-216_gxe2.GIF



Impressionante de facto..penso que com tanto frio previsto na Europa e se se vier a confirmar assim, seria muito azar se não chegasse aqui a Portugal algo, Fevereiro poderá ser um mês de algumas surpresas..que talvez nos "compensem" deste longo " marasmo" meteorológico"

ainda falta bastante tempo, vamos aguardar..:thumbsup:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Extremamente consistente esta manhã o ECMWF, até às 168 horas, todos os 51 membros do ensemble mantêm o A escandinavo e não põem circulação zonal. A -8 a 850 hpa está nos Pirinéus nos painéis finais, com todo Portugal continental englobado pela iso 0. Em média. E o melhor de tudo é o padrão, extremamente consistente, com a dorsal a subir na Europa oriental, após a entrada siberiana, o A dos Açores o suficientemente afastado e extendido para norte, de modo a bloquear o frio todo na Europa central e ocidental.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.