Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Mário Barros 1 Jan 2012 às 00:21.

Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.
  1. seqmad

    seqmad
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    27 Jun 2007
    Mensagens:
    221
    Local:
    Fogueteiro
    Tanto o ECM como o GFS dão entrada de precipitação às 228 horas ainda com todo o país debaixo da iso 0, no caso do ECM de N/NW mantendo-se abaixo da ISO 0 nas 12 horas seguintes, no caso do GFS de W e por consequência com rápida subida da ISO, mas no momento da entrada com o ar frio ainda estabelecido. Poderá nevar a cotas mais baixas que o habitual?... A esta distância mais vale não confiar em nada para já...
     
  2. boneli

    boneli
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    12 Jan 2008
    Mensagens:
    871
    Local:
    Braga. Lomar
    Está se a cozinhar algo engraçado de se ver...é um regalo para os olhos olhar para os modelos...eheheh!!!
    Bem a ver vamos o que nos vai sair na rifa!!! Como já se disse aqui á falta de chuva ao menos o frio para animar aqui as ostes.
     
  3. vitamos

    vitamos
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    11 Dez 2007
    Mensagens:
    5,431
    Local:
    Estarreja
    Para já é ainda é cedo para falar mas... Para uma situação de neve a cotas baixas seria mais favorável uma cut a puxar o ar frio continental que vem até ás 180h. Agora sabemos que isso não é fácil.

    Agora componente W? Aí seria óptimo para neve a cotas médias altas mas para baixas nem tanto.

    O argumento "frio instalado" tem sido referido em "n" situações nos últimos anos... E normalmente é inconsequente. Da minha percepção neste tipo de eventos, é sobretudo preponderante o frio consistente em altitude (500hPa) depois a T850, e muito menos o frio à superfície... certamente que lembramos episódios em que com entradas de frentes o frio era varrido rapidamente e até chegou a chover com temperaturas negativas à superfície...

    Mas para já acompanhemos este quase certo evento de frio seco... Para o resto ainda é cedo.
     
  4. cova beira

    cova beira
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    29 Dez 2008
    Mensagens:
    577
    Local:
    Tortozendo
    parecem estar todas as peças a colocar-se em posição de termos uma entrada que pelo menos na Europa central parece para já poder ser histórica mas não nos podemos esquecer que portugal é o ultimo país a ocidente, caso a siberiana não saía da europa pelo caminho que alguns modelos começam a mostrar que é o reino unido e entre na penísula íberica iso -8 em portugal parece-me ser até muito pouco para o potencial desta entrada.
     
  5. Paulo H

    Paulo H
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    2 Jan 2008
    Mensagens:
    3,156
    Local:
    Castelo Branco 386m(489/366m)
    Isto parece estar para todos os gostos, mas atenção que o nosso A-amigo açoreano pode ainda fazer o que bem lhe apetecer, como por exemplo ficar-nos por cima e na horizontal! Este é o único cenário que não queremos.

    - Cenário ideal: AA russo-noroegues a mover-se um pedacito para oeste e não tanto para sul. O AA Açores a mover-se tb para oeste, e a deixar uma passagem para entradas de noroeste.
    - Cenário muito bom: o AA açoreano a mover-se para Nordeste e unir-se ao AA sibériano, permitindo entradas de sudoeste.
    - Cenário bom: O AA açoreano enfraquece ligeiramente (abaixo dos 1025hPa) e o AA sibériano mantém-se, da-se 2a entrada fria para a semana, e forma-se baixa no mediterrâneo que atrai ainda mais frio para aqui, e quem sabe por entre as nuvens talvez algum floco perdido no interior.
    - Cenário pior: o AA açores fortalece e dirige-se para cá, e até estendendo-se na horizontal. O AA sibériano enfraquece ou desloca-se para sul/leste. Conclusão: daqui a 7 dias, mais do mesmo, durante 1mês!
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  6. Jorge_scp

    Jorge_scp
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    17 Fev 2009
    Mensagens:
    1,023
    Local:
    Casal do Rato (Odivelas)
    Parece que o tópico está a começar de novo a entrar numa onda de entusiasmo, embora positivamente mais "argumentada". De qualquer maneira, a mim não me parece nada certo a tão falada entrada Siberiana em Portugal. Ela vai de certeza andar pela Europa Central, aí pode mesmo ser histórico, mas em Portugal nada está certo. Até pode não passar de um "friozinho" correspondente a uma iso 0ºC ou algo parecido.

    O ponto chave, na minha opinião, está na posição que o AA vai ocupar. Parece certo que se vai formar uma baixa no Mediterrâneo, mas a questão será se o AA deixará que essa baixa transporte o frio até nós ou não. Caso o AA se aproxime de Portugal, servirá como barreira e o ar frio será transportado mais para Norte, em direcção às Ilhas Britânicas. Caso o AA permaneça no mar, mais a Oeste, poderá permitir a entrada da massa de ar fria.

    O ECMWF coloca nesta última run o pior cenário:

    [​IMG]

    [​IMG]

    O GFS das 12z, como já foi referido, tem outro cenário, colocando o AA mais perto dos Açores, permitindo que o ar frio nos chegue:

    [​IMG]

    [​IMG]

    Portanto, nada definido para Portugal ainda. Infelizmente, somos o país pior colocado nestas situações... Será uma enorme desilusão se desta enorme Siberiana nada nos chegar. Ainda para mais como tem sido este Inverno.

    EDIT: A run das 18 do GFS fortalece o AA, aproximando-o de nós... más notícias, vamos esperar que ambos recuem de novo.
     
  7. nimboestrato

    nimboestrato
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    8 Jan 2008
    Mensagens:
    1,865
    Local:
    Pedras Rubras-Aeroporto
    Nem mais .
    Esta nossa disposição geográfica não ajuda. Claro .
    Com tanta atlanticidade a Oeste, a latitudes baixas , não haverá muito a fazer a não ser esperar que nos saia a sorte grande de Fevereiros raros, que já houve outrora ou quiçá, surpresas como as que tivémos, já bem mais recentes.
    É um "espera sentado". A gente já sabe.
    Se parece claro que da Europa Central até ao leste da Ibéria irá chegar uma siberiana robusta, aqui, tudo está ainda mais para lá do que para cá.
    Mas caramba: pelo menos há a expectativa de alguma agitação.
    Amanhã um modelo alimenta-la-á O outro torcerá o nariz .
    E no dia a seguir inverter-se-ão as posições. Vai uma aposta?
    Entrementes, o mais importante, as precipitações, continuarão ausentes.
     
  8. MeteoAlentejo

    MeteoAlentejo
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    20 Jan 2011
    Mensagens:
    2,305
    Local:
    Serpa
    Este run do ECM parece animadora

    [​IMG]
     
  9. Sunnyrainy

    Sunnyrainy
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    24 Out 2009
    Mensagens:
    591
    Local:
    Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
    Pois e. O nosso território nunca ou quase nunca esteve bem posicionado para receber essa siberiana, pelo que desta vez e dada a fortaleza colossal deste "maldito e nojento" anticiclone:angry: nada vai acabar por cá chegar e como disse anteriormente, se algo chegar, será a fraquissima iso 0 ºC.Os Espanhóis já esses como sempre terão mais sorte!
    É a posição geográfica que temos e o clima que temos! Não vale a pena entrar-mos em sonhos cor-de-rosa quando na realidade nada e assim...
    Resta esperar pela segunda quinzena que o AA enfraqueça e que comece a chover. O IM disse que Fevereiro era crucial para a agricultura :S E bem que se diga: Prefiro ver chuva, do que geadas horríveis em tempo seco a afectar ainda mais as culturas!:(
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  10. Agreste

    Agreste
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    29 Out 2007
    Mensagens:
    9,985
    Local:
    Aljezur (48m) - Faro (11m)
    Saída matinal bastante pior.

    O GFS vê qualquer coisa no sábado com algum potencial. Muito localizado e já com bastante menos frio. Parece que haverá qualquer coisa a atravessar a ponte anticiclonica.

    [​IMG]

    Pode haver alterações mas a nós não nos deve calhar quase nada. Na europa central vão-se passar com o frio que lhes vai cair em cima. A operacional também é dos cenários mais quentes... há outros ligeiramente melhores quando ao frio mas não quanto à precipitação.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  11. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    Olhando a mais uma rodada de modelos e mais umas saidas eu diria que apesar de ainda faltar na previsão a 2ª metade do mês de fevereiro eu diria que dificilmente escaparemos da seca extrema ....

    Basicamente os próximos 15 dias teremos uma "Scandy", uma depressão no Mediterrâneo e uma mistura de AA com uma crista da Scandy .....

    E pronto estamos conversados .....

    Sortudos dos italianos que vão ter tudo ao mesmo tempo :D
     
  12. trovoadas

    trovoadas
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    3 Out 2009
    Mensagens:
    2,333
    Local:
    loule-caldeirao
    Ora nem mais! Está tudo entusiasmado aqui no forum com a possibilidade de uma grande entrada fria e eu com o coração nas mãos a acompanhar de perto esta situação. Se de facto isso acontecer não sei como vou proteger o muito trabalho que tenho na Quinta. Tenho muitas plantas que não são nada amigas do gelo! Para já acho que não passa de entusiasmo mesmo e não acredito que tal vá acontecer. Vou ficar a aguardar os próximos capítulos.
     
  13. trovoadas

    trovoadas
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    3 Out 2009
    Mensagens:
    2,333
    Local:
    loule-caldeirao
    As cartas estão se a orientar todas nesse sentido! A meu ver só haverá mexidas significativas neste jogo só lá mais para o fim da estação, portanto naquele período de transição. Sinceramente não estou a ver a Primavera a safar isto. O deficit começa a ser acentuado. Fevereiro/Março serão fundamentais!
     
  14. David sf

    David sf
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    8 Jan 2009
    Mensagens:
    5,131
    Local:
    Oeiras / VN Poiares
    Operacional do ECMWF:

    [​IMG]

    [​IMG]

    Circulação zonal, depressão na Escandinávia, 1035 mbar no sul do país, com dorsal cor de laranja, iso +8 no sul do país. Iso +4 em Andorra.

    Média dos ensembles do ECMWF:

    [​IMG]

    [​IMG]

    Onde estava o centro da depressão, a 975 mbar a norte da Escócia, está uma média de pressão de 1020 mbar. Anticiclone em toda a Europa oriental, englobando a Escandinávia, cavado na Europa central. Média de 1027 mbar no sul do país, média de geopotenciais a amarelo (-20 Dam face à operacional). Média de +2ºC no sul do país (-6ºC face à operacional) e de -4ºC em Andorra (-8ºC face à operacional).

    Desvio padrão dos ensembles do ECMWF:

    [​IMG]

    Onde é que há grande incerteza? No Atlântico norte e na Península Ibérica.
     
  15. MeteoAlentejo

    MeteoAlentejo
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    20 Jan 2011
    Mensagens:
    2,305
    Local:
    Serpa
    e pronto já nem chuva nem frio........
     
Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.

Partilhar esta Página