Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

Estado
Fechado para novas mensagens.

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
E dá ideia de se querer prolongar por mais uns dias, com uma entrada de norte para reforçar o que já cá está:

ECM1-240_rvs1.GIF
 


cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
a chave desta saída esta ás 96 horas com aquelas pequenas cut offs a cruzarem a cantabria e a formarem uma depressão no mediterrâneo
ecm196a.gif

parece-me muito lógica esta saída a confirmar-se os mapas ás 144 horas 168 horas haverá nas próximas saídas ainda mais frio.

O Bastardi que anda à tanto tempo a insistir nos anos 50 com a história do pdo etc... parece pelo menos na Europa estar a acertar em cheio.

Eu tenho desde à alguns dias referenciado que esta situação poderia acontecer mas ainda faltam muitas horas isto ainda está a tempo de dar uma grande volta e passar tudo ao lado.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
a chave desta saída esta ás 96 horas com aquelas pequenas cut offs a cruzarem a cantabria e a formarem uma depressão no mediterrâneo
ecm196a.gif

parece-me muito lógica esta saída a confirmar-se os mapas ás 144 horas 168 horas haverá nas próximas saídas ainda mais frio.


Para mim, o momento decisivo está às 144 horas. Neste momento, GFS e ECMWF estão parecidos (ECMWF um pouco mais a oeste, mas no geral parecidos):

ECM1-144_mwz2.GIF


gfs-2012012812-0-144_eff6.png


A pequena diferença é que a depressão a oeste da Irlanda está mais cavada no GFS, podendo varrer um pouco mais o frio. A grande diferença é que a depressão seguinte fica bloqueada à saída da Terra Nova no ECMWF impulsionando a dorsal, enquanto que no GFS a depressão segue para oeste empurrando o AA para cima de nós.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
ECM1-240_rvs1.GIF


ECM0-240_nqy0.GIF


Qual será a mínima desta noite? Sem vento, iso -6 a 850 hpa, onda de frio a durar desde há mais de 100 horas? O interior norte chegaria aos -20ºC? O litoral baixaria dos -5ºC?
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite

Os condimentos estão aí à mão. Os modelos meteorológicos, nomeadamente aquele que mais "gostamos", o ECMWF, seguido de muito perto pelo GFS, vão temperando estes momentos de expectativa para o que aí virá.

Tão altas andam estas expectativas que provável nos parece que sobre alguma coisa aqui para o nosso retângulo Luso.
O norte da Europa tem andado num corropio de tempestades (neve, chuva, vento), a dinâmica atmosférica é muito elevada comparando com anos anteriores. Agora o leste europeu prepara-se para receber uma onda de frio que, aparentemente, irá ser de grande envergadura.
Certamente algo sobrará para nós neste defeso para já calmíssimo.
O posicionamento e tamnho do anticiclone escandinavo parecem de facto os ideais. Mais: os 1055-1060 hPa de pressão previstos anunciam uma capacidade muito grande de arrasto de ar frio com trajecto continental até aos Pirinéus.
Ajudado pela possível depressão no mediterrâneo, o ar frio deverá ser capaz de transpor o leste da Península Ibérica e vir até cá.
O que resta saber é quão frio será este ar...e se atrás deste virá alguma precipitação, alguma depressão "minor" que possa orbitar a nossa costa atlântica.

Há muitos "ses", é normal. Mas há já algumas certezas - uma delas é que não faltará assunto neste tópico no início de fevereiro, a começar pelo frio noturno que deverá ser bem marcado - as mínimas deverão ser bem baixas em praticamente todo o território continental.
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
ECM1-240_rvs1.GIF


ECM0-240_nqy0.GIF


Qual será a mínima desta noite? Sem vento, iso -6 a 850 hpa, onda de frio a durar desde há mais de 100 horas? O interior norte chegaria aos -20ºC? O litoral baixaria dos -5ºC?

Acho que não...

Apostaria em -15ºC na Torre (Serra da Estrela), Bragança deveria rondar os -10ºC. No litoral, muito dependeria dos locais. Lisboa talvez registasse pela primeira vez na estação Gago Coutinho uma temperatura negativa. Alguns locais com inversões térmicas fortes poderiam descer dos -5ºC caso haja céu limpo...por exemplo Aljezur, Alvalade, Praia da Rainha (Almada). No Alentejo, acho que Beja, Évora poderiam registar também algures entre -4 e -5ºC.

Mas nada como acontecer mesmo para comprovar. Teria muita curiosidade e seria uma bela altura para voltar a fazer um concurso de temperaturas aqui do fórum! :D
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Acho que não...

Apostaria em -15ºC na Torre (Serra da Estrela), Bragança deveria rondar os -10ºC. No litoral, muito dependeria dos locais. Lisboa talvez registasse pela primeira vez na estação Gago Coutinho uma temperatura negativa. Alguns locais com inversões térmicas fortes poderiam descer dos -5ºC caso haja céu limpo...por exemplo Aljezur, Alvalade, Praia da Rainha (Almada). No Alentejo, acho que Beja, Évora poderiam registar também algures entre -4 e -5ºC.

Mas nada como acontecer mesmo para comprovar. Teria muita curiosidade e seria uma bela altura para voltar a fazer um concurso de temperaturas aqui do fórum! :D

Estava a pensar nisso, mas para tal é preciso que essas cartas se cumpram, o que ainda é pouco provável.

Mas vendo bem, não havendo vento, poderíamos ter inversões térmicas interessantes. Ora, se temos a -6 em altitude, locais com inversão térmica baixariam desse valor. Basta ver vários dias com isos acima de +5 e temperaturas negativas.

Neste dia Bragança teve -8,1ºC, com uma iso-4ºC, mas Burgos por exemplo teve -17ºC:

archives2009122000.png


archives2009122001.png
 
Estado
Fechado para novas mensagens.