Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Mário Barros 1 Jan 2012 às 00:21.

Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.
  1. Gongas

Gongas
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    12 Jan 2008
    Local:
    Coimbra 114m
    minima de -5 e maxima de 5 graus em Coimbra com 33% de probabilidade de precipitação....isto seria um sonho com a possibilidade de neve durante um bom bocado a qualquer altitude!!!!!!:)

2. Lightning

Lightning
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    25 Jul 2008
    Local:
    Corroios
    A sério...

Pelo Output do IM... uma mínima de -4ºC para o Seixal? Seria memorável...

Não acredito numa mínima assim no Litoral. Era bom demais. Mas pode ser que aconteça mesmo. Só sei que o valor mais baixo de Temp. mínima registado aqui em Corroios, quando tive a minha primeira estação, foi de 0,1ºC. Nunca registei menos que isso até hoje.

3. davidazevedo

davidazevedo
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    11 Fev 2010
    Local:
    Vila Nova de Famalicão
    Seria um sonho. Para Vila Nova de Famalicão tambem. Previsão de máxima 5º e minima -5º.:cold:

4. Sunnyrainy

Sunnyrainy
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    24 Out 2009
    Local:
    Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
    Pois a mim isto parece-me absolutamente absurdo. Como costumam ser alias as previsões a uma distancia destas. So acredito quando observar a realidade. Mas la que seria um sonho.. seria:p

Collapse Signature Expandir Assinatura
  5. Paulo H

Paulo H
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    2 Jan 2008
    Local:
    Castelo Branco 386m(489/366m)
    Seria deveras interessante observar o que ocorreria com mínimas negativas tão baixas no litoral! É que não sei se estão a imaginar: temperatura da água do mar nos 15C, com as brisas algum choque de massas de ar, resultaria num fenômeno bem interessante, ver a água do mar a evaporar e a gerar nevoeiros, certamente que também as máximas no litoral seriam muito baixas.

É bom sonharmos todos, assim dá pica! Mas também é importante de não nos esquecermos que para tudo isto acontecer, é necessário que umas 3 peças fundamentais estejam no local certo, na altura certa, com a força e direcção certas, é ainda muita variável!

Certamente o GFS terá mais experiência no que ocorra na Terra Nova, mas também o ECM tem mais experiência no que possa acontecer no mediterrâneo e com o AA sibériano..

Existe ainda um A-Amigo nosso, que mais vale não falar nele, senão ele acorda e move-se para nós, e nos não queremos que isso aconteça, certo? :)

6. Paulo H

Paulo H
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    2 Jan 2008
    Local:
    Castelo Branco 386m(489/366m)
    Com os mapas que foram colocados aqui, o tópico "Saídas incomuns ou de sonhos", fica arrumado por uns tempos!!

Lol :) :) :) :)

7. miguel

miguel
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    4 Fev 2006
    Local:
    Setúbal
    Quem viu os comentários esta manha e quem vê agora tem pessoas aqui que andam ao som de cada run e não olham a tendências e as peças que estão colocadas na perfeição para termos uma entrada possivelmente histórica. Espero não ver de novo aqui caso volte a haver uma saída que tire tudo a choradeira do costume isto não é um muro de lamentações.

8. belem

belem
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    10 Out 2007
    Local:
    Sintra/Carcavelos/Óbidos
    Pela minha experiência, em relação a situações semelhantes no passado e a esta distância desses eventos, parece-me que tudo fica muito bem, apenas pela especulação.

Sem dúvida que é uma situação interessante e a acompanhar, mas esses modelos a essa distância, são um bocado como a lotaria.

Se forem a ver, pelo histórico das previsões a esta distância, existem muitos cenários espectaculares mas depois a realidade é bem menos fantasiosa que isso. O que não quer dizer, que não haja alguma surpresa escondida, pois a meteorologia é pródiga a surpreender, ainda que normalmente, não obedeça a esse tipo de previsões.

Mas sem dúvida, que é uma situação a acompanhar.

9. algarvio1980

algarvio1980
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    21 Mai 2007
    Local:
    Olhão (24 m)
    As temperaturas previstas não são tão fora de comum, só que em Portugal são situações raras de ocorrer, eu aqui, já tive pelo menos uns 5 dias com temperaturas abaixo de zero desde que faço registos. Para Faro o output do IM coloca 0ºC e não é assim tão estranho, antigamente era usual ter temperaturas de 0ºC eu lembro-me quando era mais pequeno.

Também em Fevereiro de 1954 foi fora de comum, e normalmente existe um período de retorno por isso se voltar a acontecer não tem nada de anormal.

Se eu visse nevar aqui em Olhão era inédito para mim, mas para o meu pai e para os meus avós não era.

10. godzila

godzila
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    2 Nov 2008
    Local:
    Barragem de santa luzia -600m
    bem, isto é que é um erro de calculo lol
    ora vejam a serra da estrela vai ser o local mais frio do planeta e arredores com -99ºC:lol::lol::lol::lol:
    o IM anda cada vez melhor

11. amando96

amando96
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    16 Fev 2010
    Local:
    Düsseldorf
    E a mínima mais quente que a máxima :cold:

Estão previstos -2ºC para a minha zona, esperemos que sim.

12. DRC

DRC
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    15 Set 2008
    Local:
    Póvoa de Santa Iria
    O valor "previsto" de -99ºC aparece em várias localidades.

13. SpiderVV

SpiderVV
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    26 Ago 2010
    Local:
    Portalegre (400m)
    Alguma mudança que o IM fez e as máximas negativas ficam com bug. Se se repetir sempre se pode enviar um mail ao IM ;)

14. Meteo Trás-os-Montes

Meteo Trás-os-Montes
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    28 Jan 2007
    Local:
    Carcavelos /Chaves / Vilardevós - Galiza
    Parece-me que o modelo não está preparado para apresentar máximas negativas!:lol:

Voltando aos modelos também o GFS carrega mais um pouquinho no frio, mas nada que ver com o ECMWF! :cold::cold::cold: E como sempre no 2º painel , sim esse que nunca chega, abrem-se as torneiras, o costume!:lol::lol::lol:

15. iceworld

iceworld
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    18 Dez 2007
    Local:
    coimbra ( 85m )
    Bom, eu nunca aqui escrevo porque acho que não acrescentaria nada com interesse a este tópico e se há coisas que me aborrecem aqui é ler posts no género deste!

Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.

Partilhar esta Página