Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

Estado
Fechado para novas mensagens.

Gongas

Cumulus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
454
Local
Coimbra 114m
minima de -5 e maxima de 5 graus em Coimbra com 33% de probabilidade de precipitação....isto seria um sonho com a possibilidade de neve durante um bom bocado a qualquer altitude!!!!!!:)
 


Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
A sério...

Pelo Output do IM... uma mínima de -4ºC para o Seixal? Seria memorável...

Não acredito numa mínima assim no Litoral. Era bom demais. Mas pode ser que aconteça mesmo. Só sei que o valor mais baixo de Temp. mínima registado aqui em Corroios, quando tive a minha primeira estação, foi de 0,1ºC. Nunca registei menos que isso até hoje.
 

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
Pois a mim isto parece-me absolutamente absurdo. Como costumam ser alias as previsões a uma distancia destas. So acredito quando observar a realidade. Mas la que seria um sonho.. seria:p
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
A sério...

Pelo Output do IM... uma mínima de -4ºC para o Seixal? Seria memorável...

Mas eu não acredito numa mínima assim no Litoral. Era bom demais.

Seria deveras interessante observar o que ocorreria com mínimas negativas tão baixas no litoral! É que não sei se estão a imaginar: temperatura da água do mar nos 15C, com as brisas algum choque de massas de ar, resultaria num fenômeno bem interessante, ver a água do mar a evaporar e a gerar nevoeiros, certamente que também as máximas no litoral seriam muito baixas.

É bom sonharmos todos, assim dá pica! Mas também é importante de não nos esquecermos que para tudo isto acontecer, é necessário que umas 3 peças fundamentais estejam no local certo, na altura certa, com a força e direcção certas, é ainda muita variável!

Certamente o GFS terá mais experiência no que ocorra na Terra Nova, mas também o ECM tem mais experiência no que possa acontecer no mediterrâneo e com o AA sibériano..

Existe ainda um A-Amigo nosso, que mais vale não falar nele, senão ele acorda e move-se para nós, e nos não queremos que isso aconteça, certo? :)
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Quem viu os comentários esta manha e quem vê agora tem pessoas aqui que andam ao som de cada run e não olham a tendências e as peças que estão colocadas na perfeição para termos uma entrada possivelmente histórica. Espero não ver de novo aqui caso volte a haver uma saída que tire tudo a choradeira do costume isto não é um muro de lamentações.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Pela minha experiência, em relação a situações semelhantes no passado e a esta distância desses eventos, parece-me que tudo fica muito bem, apenas pela especulação.

Sem dúvida que é uma situação interessante e a acompanhar, mas esses modelos a essa distância, são um bocado como a lotaria.

Se forem a ver, pelo histórico das previsões a esta distância, existem muitos cenários espectaculares mas depois a realidade é bem menos fantasiosa que isso. O que não quer dizer, que não haja alguma surpresa escondida, pois a meteorologia é pródiga a surpreender, ainda que normalmente, não obedeça a esse tipo de previsões.

Mas sem dúvida, que é uma situação a acompanhar.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,459
Local
Olhão (24 m)
As temperaturas previstas não são tão fora de comum, só que em Portugal são situações raras de ocorrer, eu aqui, já tive pelo menos uns 5 dias com temperaturas abaixo de zero desde que faço registos. Para Faro o output do IM coloca 0ºC e não é assim tão estranho, antigamente era usual ter temperaturas de 0ºC eu lembro-me quando era mais pequeno.

Também em Fevereiro de 1954 foi fora de comum, e normalmente existe um período de retorno por isso se voltar a acontecer não tem nada de anormal.

Se eu visse nevar aqui em Olhão era inédito para mim, mas para o meu pai e para os meus avós não era.
 

godzila

Nimbostratus
Registo
2 Nov 2008
Mensagens
540
Local
Barragem de santa luzia -600m
bem, isto é que é um erro de calculo lol
ora vejam a serra da estrela vai ser o local mais frio do planeta e arredores com -99ºC:lol::lol::lol::lol:
dfdgfdgf.jpg

o IM anda cada vez melhor
 
M

Membro excluído 274

O valor "previsto" de -99ºC aparece em várias localidades.

Parece-me que o modelo não está preparado para apresentar máximas negativas!:lol:

Voltando aos modelos também o GFS carrega mais um pouquinho no frio, mas nada que ver com o ECMWF! :cold::cold::cold: E como sempre no 2º painel , sim esse que nunca chega, abrem-se as torneiras, o costume!:lol::lol::lol:
 

iceworld

Nimbostratus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
1,052
Local
coimbra ( 85m )
Bom, eu nunca aqui escrevo porque acho que não acrescentaria nada com interesse a este tópico e se há coisas que me aborrecem aqui é ler posts no género deste!
 
Estado
Fechado para novas mensagens.