Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

Estado
Fechado para novas mensagens.
minima de -5 e maxima de 5 graus em Coimbra com 33% de probabilidade de precipitação....isto seria um sonho com a possibilidade de neve durante um bom bocado a qualquer altitude!!!!!!:)

A sério...

Pelo Output do IM... uma mínima de -4ºC para o Seixal? Seria memorável...

Não acredito numa mínima assim no Litoral. Era bom demais. Mas pode ser que aconteça mesmo. Só sei que o valor mais baixo de Temp. mínima registado aqui em Corroios, quando tive a minha primeira estação, foi de 0,1ºC. Nunca registei menos que isso até hoje.

Pois a mim isto parece-me absolutamente absurdo. Como costumam ser alias as previsões a uma distancia destas. So acredito quando observar a realidade. Mas la que seria um sonho.. seria:p

A sério...

Pelo Output do IM... uma mínima de -4ºC para o Seixal? Seria memorável...

Mas eu não acredito numa mínima assim no Litoral. Era bom demais.

Seria deveras interessante observar o que ocorreria com mínimas negativas tão baixas no litoral! É que não sei se estão a imaginar: temperatura da água do mar nos 15C, com as brisas algum choque de massas de ar, resultaria num fenômeno bem interessante, ver a água do mar a evaporar e a gerar nevoeiros, certamente que também as máximas no litoral seriam muito baixas.

É bom sonharmos todos, assim dá pica! Mas também é importante de não nos esquecermos que para tudo isto acontecer, é necessário que umas 3 peças fundamentais estejam no local certo, na altura certa, com a força e direcção certas, é ainda muita variável!

Certamente o GFS terá mais experiência no que ocorra na Terra Nova, mas também o ECM tem mais experiência no que possa acontecer no mediterrâneo e com o AA sibériano..

Existe ainda um A-Amigo nosso, que mais vale não falar nele, senão ele acorda e move-se para nós, e nos não queremos que isso aconteça, certo? :)

Quem viu os comentários esta manha e quem vê agora tem pessoas aqui que andam ao som de cada run e não olham a tendências e as peças que estão colocadas na perfeição para termos uma entrada possivelmente histórica. Espero não ver de novo aqui caso volte a haver uma saída que tire tudo a choradeira do costume isto não é um muro de lamentações.

Pela minha experiência, em relação a situações semelhantes no passado e a esta distância desses eventos, parece-me que tudo fica muito bem, apenas pela especulação.

Sem dúvida que é uma situação interessante e a acompanhar, mas esses modelos a essa distância, são um bocado como a lotaria.

Se forem a ver, pelo histórico das previsões a esta distância, existem muitos cenários espectaculares mas depois a realidade é bem menos fantasiosa que isso. O que não quer dizer, que não haja alguma surpresa escondida, pois a meteorologia é pródiga a surpreender, ainda que normalmente, não obedeça a esse tipo de previsões.

Mas sem dúvida, que é uma situação a acompanhar.

As temperaturas previstas não são tão fora de comum, só que em Portugal são situações raras de ocorrer, eu aqui, já tive pelo menos uns 5 dias com temperaturas abaixo de zero desde que faço registos. Para Faro o output do IM coloca 0ºC e não é assim tão estranho, antigamente era usual ter temperaturas de 0ºC eu lembro-me quando era mais pequeno.

Também em Fevereiro de 1954 foi fora de comum, e normalmente existe um período de retorno por isso se voltar a acontecer não tem nada de anormal.

Se eu visse nevar aqui em Olhão era inédito para mim, mas para o meu pai e para os meus avós não era.

bem, isto é que é um erro de calculo lol
ora vejam a serra da estrela vai ser o local mais frio do planeta e arredores com -99ºC:lol::lol::lol::lol:
dfdgfdgf.jpg

o IM anda cada vez melhor

O valor "previsto" de -99ºC aparece em várias localidades.

Parece-me que o modelo não está preparado para apresentar máximas negativas!:lol:

Voltando aos modelos também o GFS carrega mais um pouquinho no frio, mas nada que ver com o ECMWF! :cold::cold::cold: E como sempre no 2º painel , sim esse que nunca chega, abrem-se as torneiras, o costume!:lol::lol::lol:

Bom, eu nunca aqui escrevo porque acho que não acrescentaria nada com interesse a este tópico e se há coisas que me aborrecem aqui é ler posts no género deste!

Estado
Fechado para novas mensagens.