Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

Estado
Fechado para novas mensagens.

Sulman

Cumulus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
196
Local
Arraiolos - 412m
O IM prevê queda de neve a rondar os 500 metros e uma mínima de 1º Évora, Arraiolos têm uma temperatura inferior, em regra, 2º abaixo da de Évora. É possível que caiam alguns flocos por aqui esta madrugada??
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
O AEMET tem disponível o modelo Hirlam com baixa resolução, e promete durante a manhã de amanhã, no Algarve com precipitação de 10 a 20 mm e até mais junto ao Cabo de Santa Maria. Bastante interessante, mas para verem cliquem em Hirlam 0.05º e depois para verem melhor cliquem para fazer em pdf e vê-se muito melhor que os outros modelos.

Isto é que o nosso IM devia fazer com o Aladdin. :thumbsup:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
O AEMET tem disponível o modelo Hirlam com baixa resolução, e promete durante a manhã de amanhã, no Algarve com precipitação de 10 a 20 mm e até mais junto ao Cabo de Santa Maria.

O GFS, na run das 18z que está agora a sair, também aumentou a precipitação prevista para a próxima madrugada e manhã na região sul.

dHBGC.png


TjY53.png
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
:buh:

A passagem de uma superfície frontal em fase de oclusão em altitude deve afectar o interior de Portugal Continental durante a tarde de hoje; assim é possível um aumento de nebulosidade e possibilidade de precipitação nas regiões do interior, particularmente em áreas de montanha.

Esta situação está relacionada com a presença de uma baixa pressão no interior sul da Península Ibérica e a circulação em sentido contrário dos ponteiros do relógio.
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Como é que é possível, mesmo a esta distância 160horas esse modelo revela-se tão mau! é que nenhum dos outros modelos, nomeadamente o europeu e americano prevêem tal coisa.:surprise:

160h- é futurologia ...:lol:

mais preocupante do que a futurologia, ou da falibilidade do modelo é o David SF, com a qualidade que tem, andar a postar corridas do CFS...
é sinal de desespero, até do David.

Bernardino
 

shli30396

Cumulus
Registo
6 Dez 2010
Mensagens
195
Local
Rio de Mouro, Sintra (200m)
Na minha opinião acho muito bem o David Sf analisar todos os modelos e postar neste tópico pois este tópico é um seguimento de previsão do tempo e de modelos. Isto é a minha opinião.

[Peço desculpa pelo off-topic]

Subscrevo.
O CFSv2, tem a versão a 9 meses para previsões a longo prazo (sazonais) e a versão a 1 mês para o curto/médio prazo. Uma run deste último, ainda por cima do 1º painel, a meu ver, tem tanto peso como qualquer outra saída do GFS no 1º painel. Daí não vejo admiração nenhuma em que se use o CFS para comparação com outros modelos. Os devaneiros costumam ver-se em muito maior escala na versão a 9 meses mas, lá está, a versão a 9 meses é só para estudarmos tendências. ;)
Por hora, o CFS mantém a previsão do frio em altura, mesmo na run seguinte à que o David postou, apesar de ter tirado precipitação. Tudo vai depender do posicionamento do AA.


 
Estado
Fechado para novas mensagens.