Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2013

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Neve na Serra da Estrela muito provável na madrugada e manhã de sábado (19). Depois entra em regime de aguaceiros. No domingo já não haverá nada. Isto no GFS de hoje.

O europeu não coloca grandes esperanças no sábado mas sim no domingo pela parte da tarde.
 


Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
e para a Madeira o melhor que se arranja é o anticiclone deixar de estar centrado na região e passar mais para oeste. Não será suficiente para as frentes frias alcançarem a ilha mas permitirá os tais aguaceiros nas vertentes norte. As temperaturas embora suaves vão descer também.
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Efeito rotunda no distrito de Aveiro :p

201301161000zprevisao18.png


Pode ser que alguma se lembre de se achegar para aqui
 

MeteoAlentejo

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2011
Mensagens
2,305
Local
Serpa
as previsões para 6ªfeira ainda não estão actualizadas , as previsões para o 3º dia só são actualizadas por volta da hora de almoço
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Finalmente algo de giro para o sul..:D

6f/Sab teremos a chegada de uma nova pluma de ar quente, associada a uma depressão com varios nucleos que vai atravessar a PI.

Alguns modelos e perturbações ensembelisticas colocam uma situação de ciclogenese algo intensa associada ao establecimento sobre a principal faixa baroclinica/frontal de um amplo campo de forçamento dinamico nos niveis médios e altos.

Massas de ar + Frentes:
LoffX.jpg


Divergencia aos 500hpa
XnTNn.jpg


( A vermelho divergencia e a azul convergencia, nota-se bem a tipica assinatura com muita divergencia no bordo leste e convergencia a oeste)

Velocidade vertical aos 700hpa

NaUq5.jpg


( Como acima reparem no alinhar perfeito entre os campos de divergencia e a velocidade vertical, com amplos campos de ascensão sobre Pt e Es e uma bolsa subsidente a oeste, que reforça a convergencia no sector frio e portanto activa a frente fria)


Portanto...poderá sair dali algo interessante, e dado o trajecto da depressão a cruzar o centro/centro-sul poderemos ter animação um pouco por todo o lado.
No sector norte da depressão, onde há ar frio vindo de E e NE, poderemos ter mesmo bastante neve nas cotas médias/médias altas das terras altas do interior NE e centro fruto do arraste em altura de ar mais humido que ascende no sector quente e que precipita no seio da massa fria.


Bem.. aqui o Ensemble para Lisboa ( GEFS06z), com algumas perturbações bastante generosas...


evM3d.jpg



A VER VAMOOOOS:rolleyes::p
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Sim, as isobaras retorcem-se um pouco, não será apenas uma frente fria a varrer a parte litoral sul do território. Mas obviamente só em nowcasting. :D
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Entrámos já num ciclo de dias bem molhados, sendo que o período de 6ª-feira para Sábado, será para já o mais importante, como aqui já referiram, devido à existência de uma depressão "secundária" a atravessar o país:




Este sistema, e as suas frente associadas, terão bastante precipitação, com um fluxo muito húmido bem ajudado a precipitar pela orografia, dado ser do quadrante Oeste.
Vão-se atingir acumulados muito generosos, em especial claro nas serras do Minho.


Precipitação prevista pelo GFS desde as 12h de 4ª-feira até às 12h de Sábado:




O grosso da precipitação (na prática, quase toda...) ocorre ainda no sector quente, como normal "infelizmente".
A queda das temperaturas à passagem da frente fria será bastante importante, e assim poderá a cota de neve no Sábado chegar a rondar uns 500m (mais coisa menos coisa) no limite no interior Norte. Mas...

Esse limiar será mesmo no final da precipitação mais generalizada, quando começa a escassear o frio em altitude, e portanto a escassear a instabilidade, ou seja, quando a precipitação começa a ficar retida nas serras a Norte. Resumindo... Pouca probabilidade de ocorrer precipitação nesse período mais frio...

A zona mais beneficiada para cotas médias/"baixas" talvez seja a zona de Montalegre, onde quando o frio nos níveis baixos entra, ainda se mantém alguma chance de aguaceiros. Quem sabe algum aguaceiro ocasional de neve a uns 400-600m, com bastante sorte claro. Já na zona de Bragança, fiando no GFS, nesse período mais frio, caso ocorresse precipitação a cota até poderia andar facilmente abaixo dos 500m, mas a sua ocorrência é muito pouco provável. A "sina" normal...
:)
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
GFS em modo tractor... -30 - (-13) = 17º de diferença... Este sábado está a ficar muito interessante e não me fio naqueles mapas de precipitação. Estou a falar naturalmente do centro sul e sul do país.

130119121612.gif
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Sem perder de vista os Açores. Também eles serão abraçados pela iso 0ºC o que no meio do atlântico não é muito habitual. O dia de domingo já não terá muito que ver com o sábado. As temperaturas também vão baixar bastante por lá.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Vai lá vai que até a barraca abana..:D

m0Rxv.jpg


Todos os modelos operacionais e boa parte dos ensembles ( GEFS/EPS) apontam para uma boa ciclogenese.

Teremos de seguir isto com atenção, o padrão em altura e a formação de uma saudavel região de frontogenese á superficie são favoraveis a que possam haver flutuações mais rapidas e imprevisiveis de intensidade, nomeadamente no sentido de fortalecer a depressão.

Vai ser uma analise essencialmente de nowcast, embora amanhã já deva dar para ter uma ideia global e mais precisa de como o estado do tempo será afectado por esta depressão.