Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2013

meko60

Nimbostratus
Registo
30 Set 2010
Mensagens
1,623
Local
Almada
Boa noite a todos.

Estive a ver a previsão a 10 dias para Almada no IPMA,e vejo temperatura de -1ºC para a noite de sábado dia 26,será possível,ou passaram-se?
 


trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,205
Local
loule-caldeirao
Apesar de todo este aparato previsto para os próximos dias parece que a região mais a sul de Portugal vai terminar o mês abaixo da média...não há nada previsto de muito significativo aqui para a região. Para mim com muita sorte aquela situação de Sexta para Sábado deixa uns 20mm na região. Depois há que aguardar mais uma semana para se poder ter outro evento significativo aqui na zona. Apesar de poderem ser dois bons eventos para mim já não vão conseguir meter o mês na média. Só se lá para o cair do pano aparecer mais qualquer coisa...
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Bela saída a das 18, sim Senhor!
O GFS está bastante optimista e os outros modelos vão atrás, à exceção do ECM que está um pouco afastado dos restantes...
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
david sf vais ter de postar outra vez o frio em altura e geop porque acho que foi desta que o europeu se passou.

Tens as cartas aqui http://www.tiempohoy.es/es/home/tiempo/modelos-meteorologicos/ecmwf.html.

A saída das 12z de hoje do modelo europeu é excepcional para o extremo norte do país, muita precipitação com quase -4ºC a 850 hpa e -35ºC a 500 hpa, geopotencial a rondar os 530 Dam, temperatura a 2m negativa ou muito perto disso, e precipitação considerável. Seria, e ressalvo que está no conidicional, ainda faltam muitas horas, um evento de neve a qualquer cota em Trás-os-Montes:

YgFYb.png


5xLKH.png


c0gF4.png


PbWJV.png
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Ou a operacional do GFS está marada, e afastada do seu ensemble ou a mudança de padrão por aqui começa na Sexta e termina no Sábado, e pouco a pouco parece que os outros modelos começam a seguir a operacional do GFS !
A ver vamos ....

EDIT: Correcção ao que foi dito, afinal de contas é exactamente ao contrário do que havia dito e ainda não tinha visto exactamente as cartas, mas a verdade é que todos os modelos mantêm os cenários já anteriormente modelados.

O que se passa no GFS tem tudo a ver com uma suposta enorme depressão que aparece modelada nos modelos cerca das 96h, ou seja mais ou menos no Domingo e que pode alterar toda a dinâmica atmosférica.
No GFS essa depressão não aparece modelada tão forte, porque simplesmente não existe, e é apanhada na circulação de uma outra depressão a leste do Canadá, sendo a sua trajectoria estranhamente a evoluir para oeste e não para leste, o que provoca a subida do AA e em vez de uma semana de chuva teriamos uma semana de sol, em grande parte do país como podem ver no modelo do GFS !
 
Última edição:

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Ou a operacional do GFS está marada, e afastada do seu ensemble ou a mudança de padrão por aqui começa na Sexta e termina no Sábado, e pouco a pouco parece que os outros modelos começam a seguir a operacional do GFS !
A ver vamos ....

Aurélio, a operacional de todas as runs de hoje estão muito acima da média dos ensembles, logo penso que a operacional está algo errada, como podes ver aqui http://www.meteociel.fr/cartes_obs/...12&lat=37.01&lon=-7.83&runpara=0&type=1&ext=1

O Foreca que segue o ECM coloca ventos médios de 51 km/h na madrugada de sábado para aqui, e cerca de 10 mm de precipitação, isto ainda vai dar umas voltas, mas o cenário está a ficar interessante.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz


Uploaded with ImageShack.us

Brutal... desta vez parece que vai ser mesmo em cima de nós!

:D

19.01.2013_12h00.JPG


O Sábado (madrugada e manhã) promete tempo tempestuoso, com vento forte de norte (rajadas no litoral e terras altas, podendo alcançar os 100 km/h), períodos de chuva intensos, com possibilidade de trovoadas e queda de granizo. Haverá também uma descida acentuada da temperatura do ar, especialmente à medida que a precipitação for diminuindo.
A depressão deverá cavar até aos 988 hPa no seu centro ... Esta é uma previsão feita com antecedência de 72 horas, sujeita a eventuais acertos.
 
M

Membro excluído 274

O meteorologista de serviço na RTP acaba de alertar para a mudança a partir de sábado, com queda de neve a cota muito baixas! :thumbsup:
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Tambem me disseram isso, mas quanto? Quantos metros?

Bom dia, não existe resposta segura quanto a esta questão.
Esta situação é muito interessante e fora do comum.
Modelos preveem Portugal continental inteirinho com ISO negativos a 850 hPa em vários momentos na próxima semana mas a experiência empirica diz-me que os modelos não lidam muito bem com estas situações anómalas pelo que o melhor é ir lendo o que se escreve aqui, por quem sabe, uma pitada de nowcasting. Não é o meu caso, sei pouco, mas parece evidente que a situação é interessante.

Reparem que os membros mais "seniores" ou com maiores conhecimentos andam a discutir (só) o fim de semana. O que se passará depois, a partir de 2a feira ainda é pouco claro para mim... e pelos vistos para eles (?)
o parágrafo anterior foi escrito para ver se alguém arrisca uma previsão a 7 dias :cool:

dias interessantes se avizinham.
O padrão de inicio de janeiro foi quebrado, vamos ver como as peças se reencaixam. A julgar pela paranóia dos modelos, pelas previsõe da NOAA para Fevereiro fico com a sensação que vamos ter n entradas de oeste. Chuvinha.

cumprimentos,
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
A situação está ainda provisória, dependerá sempre se a baixa pressão se vai formar ou não no sábado e se terá aquela profundidade. Ontem colocavam mais frio mas menos precipitação. Hoje um pouco menos de frio mas um pós-frontal com um pouco mais de precipitação.