Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2013

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Foi publicada uma actualização no Estofex relativa a este evento.
Será que algum entendido a poderia clarificar aos leigos?
Cumprimentos!!!

Pelo que diz o pessoal do Estofex, e da forma mais resumida possível, este evento:

- Vai passar-se basicamente em duas fases
- Primeiro a passagem da frente fria
- Depois o pós-frontal com vento severo
- A frente traz consigo a POSSIBILIDADE de ocorrência de tornados (pois há condições favoráveis)

Agora não me confundam "possibilidade" com "certeza". :) Nada a ver.
 


Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Apelo à calma, estamos todos aqui pelo amor à meteorologia:thumbsup:

---

O posicionamento da depressão parece-me ligeiramente acima daquilo que se esperava e por isso o pior deverá estar entre o litoral norte (Viana do Castelo) e o litoral centro (Lisboa).

Cartas actualizadas com a saída das 12h do GFS:

00h de 19.01
190100h.jpg


06h de 10.01
190106h.jpg
~

12h de 19.01
190112h.jpg


Uma nota para o centro da depressão que se localizará pelas 12h na zona cantábrica (norte de Espanha). O fluxo será marcado e o norte do território será afectado com uma corrente forte de norte - o vento deverá ser muito forte nas terras altas nessa altura.
 

cool

Cumulus
Registo
23 Nov 2012
Mensagens
139
Local
Grândola
Pelo que diz o pessoal do Estofex, e da forma mais resumida possível, este evento:

- Vai passar-se basicamente em duas fases
- Primeiro a passagem da frente fria
- Depois o pós-frontal com vento severo
- A frente traz consigo a POSSIBILIDADE de ocorrência de tornados (pois há condições favoráveis)

Agora não me confundam "possibilidade" com "certeza". :) Nada a ver.


Thanks Lightning;)
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,141
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
O posicionamento da depressão parece-me ligeiramente acima daquilo que se esperava e por isso o pior deverá estar entre o litoral norte (Viana do Castelo) e o litoral centro (Lisboa).

.

Pela imagem de satélite, também me parece que a depressão está um pouquinho mais a Norte. Ou estarei a ver mal? Ainda não se precebe bem o trajecto que vai tomar, mas parece-me mais a Norte...
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Pela imagem de satélite, também me parece que a depressão está um pouquinho mais a Norte. Ou estarei a ver mal? Ainda não se precebe bem o trajecto que vai tomar, mas parece-me mais a Norte...

Agora saber que precipitação a frente deixará por aqui. A meu ver vai ser muito pouca coisa...Na actualização do GFS a precipitação mais forte faz um trajecto Noroeste/Sueste do Norte de Lisboa para a serras a norte de Sevilha. No geral a sul de Lisboa a precipitação andará entre os 10 e os 15mm, só nas zonas fronteiriças junto ao Guadiana se poderá ver mais qualquer coisa com um possível reactivar da frente.
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
queria mais uma vez pedir ao david sf se fosse possível postar o frio em altura e geop para segunda e terça do europeu é que nós aqui no centro estamos no fio da navalha para já o europeu parece não ir atrás do gfs
 

calitos

Cirrus
Registo
25 Fev 2010
Mensagens
2
Local
Setubal
Apelo à calma, estamos todos aqui pelo amor à meteorologia:thumbsup:

---

O posicionamento da depressão parece-me ligeiramente acima daquilo que se esperava e por isso o pior deverá estar entre o litoral norte (Viana do Castelo) e o litoral centro (Lisboa).

Cartas actualizadas com a saída das 12h do GFS:

00h de 19.01
190100h.jpg


06h de 10.01
190106h.jpg
~

12h de 19.01
190112h.jpg


Uma nota para o centro da depressão que se localizará pelas 12h na zona cantábrica (norte de Espanha). O fluxo será marcado e o norte do território será afectado com uma corrente forte de norte - o vento deverá ser muito forte nas terras altas nessa altura.

Boa noite,

Esta situação da depressão passar mais acima do esperado, significa que abaixo de Lisboa, o vento será menos intenso/com rajadas menos fortes??

Obg
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite,

Esta situação da depressão passar mais acima do esperado, significa que abaixo de Lisboa, o vento será menos intenso/com rajadas menos fortes??

Obg

Apenas que, a confirmar-se o que os modelos mostram, as condições mais severas deverão estar acima da costa Lisboa, o que NÃO invalida que hajam condições gravosas até ao litoral Algarvio.

---

Aviso MeteoPT
As análises, previsões ou alertas neste forum são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal.
Para previsões, avisos e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do IPMA, Protecção Civil ou outras entidades com essa função.
 

João Sousa

Cumulus
Registo
1 Dez 2010
Mensagens
199
Local
Covilhã
queria mais uma vez pedir ao david sf se fosse possível postar o frio em altura e geop para segunda e terça do europeu é que nós aqui no centro estamos no fio da navalha para já o europeu parece não ir atrás do gfs
Não são as cartas do ECM que solicitas, mas é mais um elemento para a discussão. Importante.
O modelo canadiano GEM tem sido para mim, um modelo muito "certinho" nas últimas 2/3 semanas. por exemplo, essa enorme depressão foi projectada com maior antecedência por este mesmo modelo.
Isto para dizer, que está bem optimista. Era bom que fosse esta a realidade na Terça-feira.
gem-0-90.png


gem-0-96.png


gem-0-102.png


A iso 0 a 850hPa sempre por perto.
 

Jodamensil

Cumulus
Registo
29 Out 2008
Mensagens
350
Local
Loures (200m)
boas noites.
pessoal desculpem la mas já estamos no evento em si? eu não vejo nada d especial. o vento ta morado a fraco e a chuva... eh pah, de vez em quando cai mas nada de especial. aguaceiros curtos curtos e fracos.
era isto que esperávamos? :huh:
 

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Parece que a noite aqui no Fórum vai ser bastante animada:)
Tenho andado a ver imagens de satélite e o radar do IPMA e não consigo distinguir zonas em que se possa dizer que a precipitação seja intensa. Excepção à imagem de radar das 20:30 que mostra bastante chuva a sul de Lisboa.
No satélite até me parecem haver bastantes "buracos" na camada de nuvens em frente à nossa costa norte.
Quanto ao vento a história já parece ser outra. A intensidade tem vindo a aumentar bastante aqui por Sintra.
Podemos concluir que o vento será a única preocupação ou juntamos-lhe também a precipitação?