Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2013

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
A depressão começa agora a tomar forma, é claramente o tipo de comportamento de depressão de cavamento rápido, se é explosivo ou não, não sei, mas aparenta isso até agora. Reparem como nos últimos frames da animação, em 2 ou 3 horas, tudo começa a tomar forma rapidamente.

k6qUx.gif



E se está mais a norte ou não, também não sei, nas últimas saídas do GFS e noutros, ele tem sempre alterado um pouco a trajectória para norte, a passar o centro da depressão na Galiza, e nesta altura não me parece longe da realidade.

De qualquer forma, os ventos mais intensos serão a sul e oeste do centro da depressão. A partir das 3 da manhã, nas imagens de satélite, conforme a zona de oclusão apresente um gancho mais ou menos nítido que separe convecção de ar muito seco, teremos melhor noção da intensidade, pois é nessa região que temos os ventos mais perigosos.

A Meteogalicia elevou agora também os alertas para vermelho, esses ventos mais fortes devem ocorrer nas zonas costeiras mais ou menos desde sul da Figueira da Figueira da Foz até à Galiza, em toda essa faixa litoral. Atrás do centro que passará em todo o litoral norte também vêm ventos intensos.

Em termos de estrutura do ciclone, provavelmente é entre o Porto e a Figueira da Foz que poderão ocorrer rajadas mais intensas, mas isso é sempre relativo.
 


Chingula

Cumulus
Registo
16 Abr 2009
Mensagens
327
Local
Lisboa
A depressão começa agora a tomar forma, é claramente o tipo de comportamento de depressão de cavamento rápido, se é explosivo ou não, não sei, mas aparenta isso até agora. Reparem como nos últimos frames da animação, em 2 ou 3 horas, tudo começa a tomar forma rapidamente.




E se está mais a norte ou não, também não sei, nas últimas saídas do GFS e noutros, ele tem sempre alterado um pouco a trajectória para norte, a passar o centro da depressão na Galiza, e nesta altura não me parece longe da realidade.

De qualquer forma, os ventos mais intensos serão a sul e oeste do centro da depressão. A partir das 3 da manhã, nas imagens de satélite, conforme a zona de oclusão apresente um gancho mais ou menos nítido que separe convecção de ar muito seco, teremos melhor noção da intensidade, pois é nessa região que temos os ventos mais perigosos.

A Meteogalicia elevou agora também os alertas para vermelho, esses ventos mais fortes devem ocorrer nas zonas costeiras mais ou menos desde sul da Figueira da Figueira da Foz até à Galiza, em toda essa faixa litoral. Atrás do centro que passará em todo o litoral norte também vêm ventos intensos.

Em termos de estrutura do ciclone, provavelmente é entre o Porto e a Figueira da Foz que poderão ocorrer rajadas mais intensas, mas isso é sempre relativo.

Concordando com a interpretação que Vince faz e localização da depressão em relação às imagens de satélite que apresenta, gostaria de chamar a atenção para a estranha (para mim) localização feita (sobreposição do campo isobárico nas imagens de satélite) pelo "Meteogaliza" sobre as imagens das 18 e 21 horas de hoje dia 18.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
A depressão começa agora a tomar forma, é claramente o tipo de comportamento de depressão de cavamento rápido, se é explosivo ou não, não sei, mas aparenta isso até agora. Reparem como nos últimos frames da animação, em 2 ou 3 horas, tudo começa a tomar forma rapidamente.

aa.JPG

RTVE
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Concordando com a interpretação que Vince faz e localização da depressão em relação às imagens de satélite que apresenta, gostaria de chamar a atenção para a estranha (para mim) localização feita (sobreposição do campo isobárico nas imagens de satélite) pelo "Meteogaliza" sobre as imagens das 18 e 21 horas de hoje dia 18.

Sim, tens toda a razão, não faz sentido nenhum.

4JNS0Bm.jpg
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
... gostaria de chamar a atenção para a estranha (para mim) localização feita (sobreposição do campo isobárico nas imagens de satélite) pelo "Meteogaliza" sobre as imagens das 18 e 21 horas de hoje dia 18.

Sim, não faz sentido, é algum script automático. Tentando explicar, essas coisas são feitas de forma automática, já não é como antigamente que era um humano pacientemente a fazer. Eles sobrepõem um layer numa imagem, uma camada vá falando português, (pressão ao nível do mar por ex.) originado por um modelo em cima duma imagem de satélite. Mas no exemplo que dás, as horas não coincidem, e correu mal...
Eu antes até recorria bastante a um site que fazia isso mesmo de forma impecável, bastante útil, em que podemos sobrepor dados de modelos para determinada hora sobre as imagens de satélite dessa mesma hora, mas esse site agora não está a funcionar bem: http://eumetrain.org/eport/euro_18.php?width=1366&height=768&date=2013011818&region=euro

Mesmo aqui no Meteopt em tempos tentámos fazer isso pois é mesmo útil, mas encalhámos nas projecções diferentes, de compatibilizar tudo, de imagens de satélite e modelos, etc.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Aviso vermelho em 14 distritos na manhã de sábado

Catorze distritos portugueses vão estar sob aviso vermelho, o mais grave numa escala de quatro, entre as 6 horas e as 12 horas de sábado devido à previsão de ventos fortes, segundo fonte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera. "O aviso vermelho vai estar ativo durante um período muito curto, entre as 6 e o meio-dia de amanhã (sábado), nas terras altas e no litoral, e deve-se ao agravamento da intensidade do vento", disse a fonte à Lusa. "Até lá vigora o aviso laranja (o segundo mais grave) e depois passa outra vez para o laranja", acrescentou, referindo que os ventos podem ser na ordem dos 130/140 quilómetros/hora. Os distritos afetados são Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Porto, Aveiro, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Lisboa, Setúbal e Beja.
Quanto à chuva, a fonte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) disse que os distritos de Braga, Porto, Vila Real e Aveiro vão estar com aviso laranja a partir das 18 horas e até às 3 horas de sábado. "Viseu estará com aviso laranja entre a meia-noite e as 6 horas de sábado devido à previsão de forte precipitação", afirmou.
A mesma fonte destacou ainda a forte agitação marítima prevista para os distritos do litoral oeste, com ondas de noroeste entre os cinco e os 6,5 metros.
(...)
Também sob aviso amarelo está o arquipélago da Madeira, devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 90 quilómetros/hora nas regiões montanhosas e agitação marítima com ondas entre os quatro e os cinco metros.

JN
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
boas noites.
pessoal desculpem la mas já estamos no evento em si?

Como já referido, o evento em si começa quando a depressão formada se aproximar do NO da península. Somente nessa altura se sentirão as condições mais severas e mais generalizadas, o que se prevê a partir da madrugada.

Por aqui, a comprovar que antes mesmo da depressão chegar as condições são agrestes, relato que pelas 21.35h tive um acumulado de 23,1 mm em 1 hora ("Rain rate" máx. de 101,9 mm\h pelas 21.15h).
Há acumulados superiores a 100 mm em vários locais (em Paços de Ferreira tenho 115,8 mm).
Há a lamentar 2 feridos (um grave) numa derrocada na Maia.:(

Plenamente justificáveis os níveis de alerta lançados para hoje e amanhã...:thumbsup:

P.S.: a queda de pressão nas últimas 23h foi de 25 hPa. Tenho agora 990 hPa (23.00h)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Boa noite,
Parece que o GFS na saída das 18z carregou mais na intensidade do vento. Não estou a conseguir colocar a imagens do modelo. Qual é a vossa opinião?

Pessoalmente, parece-me que é a tua zona de Aveiro onde poria um sinal vermelho, julgo que será por aí, mais a norte, mais a sul, a zona mais perigosa. Mas nestas coisas, nunca há certezas.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
23h1801sat.jpg

Imagem das 23h

A depressão está alimentar-se de ar frio como se pode ver na imagem.
Uma pergunta para os entendidos: se o trajecto da depressão for um pouco a norte do modelado, e com a existência de ar mais frio quanto mais a norte, a tendência não será de cavar ainda mais a depressão?:huh: