Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2013

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
... e acrescento que o clim@ua até se aguenta muito bem a curto prazo. Boa sorte.

o centro da depressão vai atravessar mesmo é a galiza, parece uns km acima do que os modelos previam ! basta ver as imagens de satélite.
 


Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
a mim parece-me manter a mesma direcção dos modelos... não vem perpendicular à costa, será mais no sentido NW-SE até sair do mar.
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
... e acrescento que o clim@ua até se aguenta muito bem a curto prazo. Boa sorte.

o centro da depressão vai atravessar mesmo é a galiza, parece uns km acima do que os modelos previam ! basta ver as imagens de satélite.

Antes de fazer landfall vai mergulhar mais a Sul ;)
 

Chingula

Cumulus
Registo
16 Abr 2009
Mensagens
327
Local
Lisboa
23h1801sat.jpg

Imagem das 23h

A depressão está alimentar-se de ar frio como se pode ver na imagem.
Uma pergunta para os entendidos: se o trajecto da depressão for um pouco a norte do modelado, e com a existência de ar mais frio quanto mais a norte, a tendência não será de cavar ainda mais a depressão?:huh:

Há risco de "Sting Jet" como o ocorrido em 23 de Dezembro de 2009, na zona de Torres Vedras...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Já formou rapidamente o gancho, característica duma ciclogénese rápida.

wWxVLLa.jpg


Não me parece mais a norte que as últimas saídas de vários modelos, eles já tinham antecipado essa subida. Supostamente nas próximas horas sobe mais um pouco, e depois até descerá ligeiramente de latitude. O centro vai entrar pela Galiza.
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Já formou o característico gancho duma ciclogénese rápida.


Não me parece mais a norte que as últimas saídas de vários modelos, eles já tinham antecipado essa subida. Supostamente nas próximas horas sobe mais um pouco, e depois até descerá ligeiramente de latitude. O centro vai entrar pela Galiza.

Eu acredito mais que entre, entre Viana do Castelo e o Porto!:)
 

Edward

Cumulus
Registo
21 Jul 2012
Mensagens
101
Local
Torres Vedras
Uma coisa é Certa Gerofil, o boletim meteorológico espanhol é 5* (completo) e explica bem ao público a situação prevista e o que é uma ciclogénese explosiva.

Nada a apontar a RTVE! Parabéns ;)

Também acho o mesmo! Já tive oportunidade de ver algumas vezes o boletim meteorológico na televisão espanhola e é de facto muito completo. Mas também acho que muita gente não deve compreender muitas das coisas que eles referem..