Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2014



Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
No litoral o frio não é suficiente... no interior o vento também não ajuda. É preciso que a depressão passe a oeste de Lisboa.
 

cardu

Nimbostratus
Registo
25 Nov 2008
Mensagens
712
Local
Tomar e Arganil
No litoral o frio não é suficiente... no interior o vento também não ajuda. É preciso que a depressão passe a oeste de Lisboa.

a malta tem que perceber que para nevar a cota zero no litoral tem que haver uma iso -4 ou -6 a 850 hpa.... de resto a neve é sempre acima dos 600 a 700 metros ....

antigamente também sonhava porque não sabia ler os modelos, agora já sou muito mais realista e se quero ver neve, basta ir a Montalegre.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
A situação não era má de todo se existisse frio no interior da península ou em frança que pudesse ser arrastado até aqui para combinar bem com o ar marítimo...

Olhando para mais de 7 dias... grandes movimentos das massas de ar. :eek:
 
  • Gosto
Reactions: jotackosta

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Ora ai está!!! Ultima saída do GFS volta a colocar frio para o final desta semana e com as cotas a descerem mais um pouco! Não me vou adiantar mais porque da maneira que isto anda prefiro esperar por mais 2 dias!!!!

Mas que estou a gostar lá isso estou! :D
 
M

Membro excluído 274

De facto assim já dá para sonhar!

Dando um giro rápido pelos modelos temos isto:

GFS:

gfs-0-114_mww5.png


GME:

gme-0-72_sdh6.png


JMA:

J120-21_npg0.GIF


ECMWF a actualizar! :calor:
 

Brito

Cumulus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
208
Local
Viseu
Bem, mas que saída esta do GFS :eek: parecia um evento normal...mas penso que não sera bem assim :D agora e esperar pelo modelo europeu para ver se segue a tendência
 

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
Com esta ultima saída e imaginando que se irá concretizar o que vai poderá acontecer relativamente a neve?:unsure:

Creio que não irá acontecer nada de extraordinário em relação à neve (poderá nevar nas cotas habituais)... Embora o tempo venha a estar instavel!
A acompanhar :thumbsup:
 

bigfire

Cumulus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
415
Local
Vila Real/Coimbra
Pelo que parece, as cotas poderiam ser relativamente mais baixas, não sei se existirá algum fator relevante para que as mesmas subissem mais do que aquilo que os modelos apresentam. É verdade que está bastante atrativo, mas é melhor esperar mais 1 ou 2 dias, para perceber a consistência dos modelos, porque eles ultimamente tem sido mete-tira-mete-tira, o melhor é mesmo aguardar :D
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
boa acumulação de frio na noite de quinta feira para entrar os aguaceiros de madrugada com vento sudeste leste a cota poderá ser mais baixa do que o esperado.

europeu mantem iso 0 até tarde de 6ª no interior


57-778SP.GIF


ECS0-72.GIF
 
  • Gosto
Reactions: jotackosta