Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2014

No litoral o frio não é suficiente... no interior o vento também não ajuda. É preciso que a depressão passe a oeste de Lisboa.

No litoral o frio não é suficiente... no interior o vento também não ajuda. É preciso que a depressão passe a oeste de Lisboa.

a malta tem que perceber que para nevar a cota zero no litoral tem que haver uma iso -4 ou -6 a 850 hpa.... de resto a neve é sempre acima dos 600 a 700 metros ....

antigamente também sonhava porque não sabia ler os modelos, agora já sou muito mais realista e se quero ver neve, basta ir a Montalegre.

A situação não era má de todo se existisse frio no interior da península ou em frança que pudesse ser arrastado até aqui para combinar bem com o ar marítimo...

Olhando para mais de 7 dias... grandes movimentos das massas de ar. :eek:

• Gosto
Reactions: jotackosta
Ora ai está!!! Ultima saída do GFS volta a colocar frio para o final desta semana e com as cotas a descerem mais um pouco! Não me vou adiantar mais porque da maneira que isto anda prefiro esperar por mais 2 dias!!!!

Mas que estou a gostar lá isso estou! :D

De facto assim já dá para sonhar!

Dando um giro rápido pelos modelos temos isto:

GFS:

gfs-0-114_mww5.png

GME:

gme-0-72_sdh6.png

JMA:

J120-21_npg0.GIF

ECMWF a actualizar! :calor:

Bem, mas que saída esta do GFS :eek: parecia um evento normal...mas penso que não sera bem assim :D agora e esperar pelo modelo europeu para ver se segue a tendência

Com esta ultima saída e imaginando que se irá concretizar o que vai poderá acontecer relativamente a neve?:unsure:

Creio que não irá acontecer nada de extraordinário em relação à neve (poderá nevar nas cotas habituais)... Embora o tempo venha a estar instavel!
A acompanhar :thumbsup:

Pelo que parece, as cotas poderiam ser relativamente mais baixas, não sei se existirá algum fator relevante para que as mesmas subissem mais do que aquilo que os modelos apresentam. É verdade que está bastante atrativo, mas é melhor esperar mais 1 ou 2 dias, para perceber a consistência dos modelos, porque eles ultimamente tem sido mete-tira-mete-tira, o melhor é mesmo aguardar :D

boa acumulação de frio na noite de quinta feira para entrar os aguaceiros de madrugada com vento sudeste leste a cota poderá ser mais baixa do que o esperado.

europeu mantem iso 0 até tarde de 6ª no interior

57-778SP.GIF

ECS0-72.GIF

• Gosto
Reactions: jotackosta