Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2014

VitorBaia

Cirrus
Registo
14 Nov 2013
Mensagens
37
Local
Guarda - 1000m
Em relação à situação de chuva/neve para esta noite fiz uns mapas com os dados do WRF 12km (meteogalicia.es) e aqui fica o álbum com o resultado (basta usar as setas à direita para avançar ou recuar): http://imgur.com/a/2QZez#0

As cores a preto/vermelho mostram a precipitação horária prevista em mm, quando às cores azul/branco mostram as zonas em que a precipitação pode ser em forma de neve e os valores correspondem também à precipitação prevista em mm.

Ficam aqui as duas mais interessantes:
5BlWHgb.jpg

SbPcaE6.jpg


Aqui está um trabalho de qualidade e muito útil, excelente apresentação gráfica e combinação de elementos. Bem que eu gostava que se traduzisse em realidade.
Eu continuo a achar que os modelos WRF e GFS são demasiados generosos na cota da neve. Se compararem com as temperaturas repararão que são um bocadinho contraditórios. Minima de 1,7ºC para a Guarda e neve acumulada a 600m não joga. Pelo que tem acontecido nestes ultimos anos estes modelos dão a cota 200 a 400m abaixo da realidade que acontece, excepto quando as correntes de Leste nos transportam ar frio nas zonas baixas e a precipitação ocorre acima da inversão com correntes de Sudoeste acima dos 1500m. Será possivel construir o mesmo mapa corrigindo a cota de neve para a isotérmica 2ºC e a acumulação para 1ºC quando a temperatura de saturação (ponto de orvalho) for negativa. É que eu penso que o modelo usa a temperatura a 500hpa e aplica-lhe a adiabática saturada, mas nós com a corrente de Oeste somos invadidos por ar mais quente e com temperaturas de saturação elevadas nas zonas baixas. A neve cai misturada com água, mas acumular está quieto.
Mais uma vez parabéns pelo excelente trabalho e desculpe os comentários.
Que venha a neve que põe meio mundo feliz.
 


boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Pelo que vi agora no GFS existe uma forte possibilidade de durante esta madrugada a cota de neve descer até aos 600 metros, talvez um pouco menos em algumas situações pontuais!!!! Existe frio a 850 e 500 e também precipitação, principalmente até ás 5 da manhã. Mas isso é uma opinião de alguém que pouco entende. :D

Pelo menos aos 800 metros é certo certo!!!
 
  • Gosto
Reactions: VitorBaia

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Stormy não queres comentar algo sobre as cotas de neve? :)

A minha opinião é que vamos ter surpresas..parece-me que algo imprevisiveis, mas teremos surpresas.

O vento modelado aos 10m e aos 850hpa é de NW rodando a N, pelo que teremos uma corrente com menos influencia maritima.

Por um lado, favorece a acumulação de ar frio no interior, por outro, limita um pouco a humidade disponivel para que haja precipitação.

No entanto, o frio muito intenso em altura deverá em conjunto com o forte forçamento dinamico gerar alguma movimentação vertical...depois durante o dia o aquecimento diurno deverá potenciar um pouco essa instabilidade.

Em geral, penso que teremos cotas de neve até 600-800m, mas não me admiraria que em alguma situação pontual, alguma banda de precipitação mais forte acompanhada de uma descarga de ar frio, ou alguma área de precipitação que se mova sobre uma bolsa de ar frio á superficie ( devido ao fluxo de N/NW com menos caracter maritimo), pudesse haver uma surpresa.

Quando falo em surpresa falo em cotas de até 400m...não me admiraria nada de uma nevada pontual a essa cota:thumbsup:
 

dgstorm

Nimbostratus
Registo
3 Fev 2008
Mensagens
651
Local
Vila Verde (79m) - Braga
O Sameiro com 560m pode ser que caia alguma neve, mas sinceramente nao estou muito optimista.
 

|Ciclone|

Cumulus
Registo
13 Mai 2009
Mensagens
173
Local
Lisboa
Aqui está um trabalho de qualidade e muito útil, excelente apresentação gráfica e combinação de elementos. Bem que eu gostava que se traduzisse em realidade.
Eu continuo a achar que os modelos WRF e GFS são demasiados generosos na cota da neve. Se compararem com as temperaturas repararão que são um bocadinho contraditórios. Minima de 1,7ºC para a Guarda e neve acumulada a 600m não joga. Pelo que tem acontecido nestes ultimos anos estes modelos dão a cota 200 a 400m abaixo da realidade que acontece, excepto quando as correntes de Leste nos transportam ar frio nas zonas baixas e a precipitação ocorre acima da inversão com correntes de Sudoeste acima dos 1500m. Será possivel construir o mesmo mapa corrigindo a cota de neve para a isotérmica 2ºC e a acumulação para 1ºC quando a temperatura de saturação (ponto de orvalho) for negativa. É que eu penso que o modelo usa a temperatura a 500hpa e aplica-lhe a adiabática saturada, mas nós com a corrente de Oeste somos invadidos por ar mais quente e com temperaturas de saturação elevadas nas zonas baixas. A neve cai misturada com água, mas acumular está quieto.
Mais uma vez parabéns pelo excelente trabalho e desculpe os comentários.
Que venha a neve que põe meio mundo feliz.

Eu fiz o mapa directamente com o parâmetro cota de neve dado pelo modelo, deixo portanto os mapas respectivos mas com uma cota 200 metros superior à prevista pelo modelo.

http://i.imgur.com/FzsAY5t.jpg
http://i.imgur.com/M57zxnd.jpg
 
  • Gosto
Reactions: Norther e VitorBaia

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Pedindo o favor não fazerem replay da imagem (porque é uma hiperligação externa e ocupa demasiado espaço; é pertinente apenas porque actualiza automaticamente), fica aqui para ir acompanhando a evolução da nebulosidade ao longo desta noite:

sat_new_ireu.gif


:thumbsup:
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Frio, frio, só mesmo a partir das 04h00 ou 05h00 da manhã... até lá acho prematuro esperar que as cotas desçam para cotas médias; a partir dessas horas então sim começam a surgir condições para uma redução das cotas em todo o interior norte e centro...

28.01.2014_23h00.jpg


Meteosat 0 degree Airmass Western Europe
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Eu arriscaria dizer que assim como a neve não acumulou nos sítios onde caiu hoje, na próxima semana/as a precipitação não acumulará nada aqui por estes lados. O Norte esse parece que entrará num período mais húmido com inúmeras frentes de noroeste mas com as depressões tão a Norte o sul praticamente não será afectado. A temporada das cut'offs está aí a começar e senão forem elas não nos safamos.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom dia,

Eu sempre disse que geralmente o Inverno não costuma ter grande contraste entre meses em especial no que toca a Janeiro e Fevereiro e olhando aos modelos parece mais ou menos claro que teremos um Fevereiro com precipitação acima da média na região Norte e aqui a sul vai continuar a pasmaceira habitual.

Não existe qualquer sinal de surgimento de altas pressões a Norte, e vejo sim, um grande fortalecimento de circulação zonal a partir de meados da proxima semana em que veremos até que ponto ela descerá em latitude ....
Para já com os dados do dia hoje a haver algo de interessante será a norte do Mondego !
 

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,425
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Para quando uma melhoria das condições meteorológicas? (Chuva)