Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2014

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,395
Local
Olhão (24 m)
Eu arriscaria dizer que assim como a neve não acumulou nos sítios onde caiu hoje, na próxima semana/as a precipitação não acumulará nada aqui por estes lados. O Norte esse parece que entrará num período mais húmido com inúmeras frentes de noroeste mas com as depressões tão a Norte o sul praticamente não será afectado. A temporada das cut'offs está aí a começar e senão forem elas não nos safamos.

Eu espero um Fevereiro acima da média no Algarve e uma Primavera mais para o seco, um Março seco, Abril normal e Maio seco.

Sábado teremos alguma precipitação residual por aqui, muito idêntico ao final da tarde de ontem, o início da próxima semana promete mais precipitação residual, com o Algarve a ter chuva fraca/chuviscos nos próximos tempos, as temperaturas serão as normais para a época talvez ligeiramente abaixo da média.
 


james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Para quando uma melhoria das condições meteorológicas? (Chuva)

Melhoria das condicoes meteorologicas depende dos gostos de cada um . . .

Se se estava a referir a diminuicao da chuva , hoje e amanha deve haver um desagravamento com apenas alguns aguaceiros fracos , mas a tendencia nos modelos nos proximos tempos no Norte e o fortalecimento da circulacao zonal .
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Eu espero um Fevereiro acima da média no Algarve e uma Primavera mais para o seco, um Março seco, Abril normal e Maio seco.

Sábado teremos alguma precipitação residual por aqui, muito idêntico ao final da tarde de ontem, o início da próxima semana promete mais precipitação residual, com o Algarve a ter chuva fraca/chuviscos nos próximos tempos, as temperaturas serão as normais para a época talvez ligeiramente abaixo da média.

Já agora eu espero um Fevereiro identico a Janeiro proximo da média, um Março muito acima da média, um Abril normal e um Maio quente e seco !
Cheira-me que isto vai ser muito parecido com o ano passado por aqui .....
 

killercode

Cirrus
Registo
29 Jan 2014
Mensagens
8
Local
Mafra
Ola Pessoal, tenho andado a seguir este post do seguimento meteorologico e dos modelos com muita atenção e curiosidade. No entanto neste momento surgem-me varias duvidas

1- Como é que determinam a cota de neve?
2- Nunca tinha visto uma imagem de satelite do atlantico como as de hoje... as nuvens estão todas fragmentadas, parecem carneiros, isso é algum indicador importante? Qual a razão para isto estar a acontecer?

Obrigado!
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Ola Pessoal, tenho andado a seguir este post do seguimento meteorologico e dos modelos com muita atenção e curiosidade. No entanto neste momento surgem-me varias duvidas

1- Como é que determinam a cota de neve?
2- Nunca tinha visto uma imagem de satelite do atlantico como as de hoje... as nuvens estão todas fragmentadas, parecem carneiros, isso é algum indicador importante? Qual a razão para isto estar a acontecer?

Obrigado!

Olá e bem vindo ao fórum! :thumbsup:

1 - A cota de neve é calculada com um algoritmo que inclui diversos factores como, a título de exemplo, as temperaturas em diferentes camadas da atmosfera. Existem diversas fórmulas, algumas das quais simplificadas.

2 - Este tipo de imagem, que é por acaso bastante engraçada, não é assim tao incomum. É tipica de instabilidade pós frontal, geralmente associada a massas de ar frio.
 
  • Gosto
Reactions: rbsmr

killercode

Cirrus
Registo
29 Jan 2014
Mensagens
8
Local
Mafra
Obrigado pelas boas vindas e esclarecimento.

E engraçado de facto. Parece que temos um rebanho de carneiros gigantes a migrar do Sul hehehehe. No entanto o que dizes faz sentido, de facto sinto que a temperatura desceu consideravelmente de ontem para hoje.

Gosto muito de meteorologia tenho pena de não ter mais tempo para estudar melhor acerca deste tema, mas tento acompanhar o mais que posso. Infelizmente para mim ainda é dificil de determinar essas frentes frias entre outros... Desde à um mes para ca tenho andado a informar-me acerca das consequencias das depressões e a influencia do anticiclone dos açores mas ainda tenho muito que aprender!

Noto tambem que o jargão aqui utilizado por vezes é dificil de acompanhar... mas acho que é uma questão de tempo.

Usam algum software ou algum site para calcular as cotas?
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e miglas

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Eu espero um Fevereiro acima da média no Algarve e uma Primavera mais para o seco, um Março seco, Abril normal e Maio seco.

Sábado teremos alguma precipitação residual por aqui, muito idêntico ao final da tarde de ontem, o início da próxima semana promete mais precipitação residual, com o Algarve a ter chuva fraca/chuviscos nos próximos tempos, as temperaturas serão as normais para a época talvez ligeiramente abaixo da média.

Eu sinceramente não vejo nada...bom é a Meteorologia no seu melhor:p Pelo que vejo no GFS( o modelo que vai até às 384h), ou seja neste momento a sua previsão chega até meio de Fevereiro, as hipóteses que teremos é só a a partir dessa data com o Anti ciclone a querer subir para Norte e quiça abrir o corredor das depressões até nós. Até lá podemos ter uma ou outra frente que chegue cá mais forte mas parece-me sempre difícil conseguir alcançar os 10mm. Como disse o membro Aurélio vamos ver até que ponto a zonal desce em latitude e aí podermos ter mais qualquer coisa do que é visto actualmente pelos modelos.
Para mim mudanças só a na 2ª quinzena de Fevereiro a qual não chegará a 15:lmao:
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
situação a acompanhar a de dia 1 de fevereiro e com bem mais potencial que este ultimo evento!

o importante mesmo era ter 2 ou 3 dias bem secos com noites bem frias...

De facto, ISO -4 a 850 hPa no Norte. Falta algum frio a 500hPa e precipitação, vamos acompanhando, pode ser interessante.
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
É precisamente nas primeiras horas de dia 1 que falta a precipitação. Pelo menos é o que me parece. Estas entradas são manhosas. :p

Ainda temos muitas saídas pela frente, veremos.
Falta a precipitação quando entra o ar frio, é sempre assim :angry:
Mas parece-me que se houver um pouco mais de frio a 500 hPa poderíamos ter cotas muito interessantes, até abaixo dos 400m, o que já seria bom mesmo se a precipitação nao fosse muita :D Curioso o IPMA a meter cotas 800\1000. O Aemet anda mais nos 500\600 e até mete cota 300 para o extremo Norte como por exemplo na Corunha.
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
E sábado, poderemos ver uns flocos a cotas médias?!
Vamos acompanhando, mas olhando aos modelos diria que acima dos 600\700 temos boas possibilidades de neve, mas ainda pode mudar, esperemos que para melhor, há bastante potencial neste possível evento.
 

VitorBaia

Cirrus
Registo
14 Nov 2013
Mensagens
37
Local
Guarda - 1000m
E sábado, poderemos ver uns flocos a cotas médias?!

Se não houver alteração significativa nas previsões pode nevar a 500m na madrugada de Domingo. Só uns flocos fininhos nada com significado.
As cartas de cota de neve são para esquecer, estou a chegar à conclusão que usam apenas a espessura de camada até aos 500hpa como forma de calculo ignorando as temperaturas a 850hpa e mais abaixo. Isso dá erros diversos como o de ontem e aparentemente ao contrário no Domingo. Isto é, ontem davam cotas baixas que não se verificaram e no Domingo dão cotas mais altas do que as que podem acontecer. Eu uso exactamente o modelo GFS mas esqueço as cartas na hora de fazer a previsão. São apenas para ter uma ideia geral e ver as quantidades de precipitação. O instrumento certo para fazer previsões é o tefigrama, está lá tudo,:cold: basta "perder" algum tempo a analisá-lo. Imaginem eu a fazer previsões para os Himalaias com cartas, matava-os a todos. Esperemos que neve no Sabugal no Domingo.