Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2014

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por stormy 30 Dez 2013 às 18:47.

1. ferreira5

ferreira5
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    18 Mar 2007
    Local:
    Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
    Cá ficarei à espera amigo Vitor, a neve também é aminha praia! Já agora se puder fazer perfis verticais para Bragança e Lamego agradeço!:thumbsup:

2. CptRena

CptRena
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    16 Fev 2011
    Local:
    Gafanha da Encarnação, Aveiro
  3. Aurélio

Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    23 Nov 2006
    Local:
    Faro
    Loooll ... o meu nome é Aurélio, é o meu nome :D

Não é de Janeiro a Dezembro mas é quase isso .... eh eh ... nem fazem ideia como isto é complicado chover por aqui .... fui mal habituado na minha infância e agora chegou a troika por estas bandas tem sido sempre a cortar ...

PS: Vá lá não sejam poupados nos "LIKES" quero ver isto cheio :D

FJC, JoaoCodeco, Sandie e 8 outras pessoas gostaram disto.
  4. Aurélio

Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    23 Nov 2006
    Local:
    Faro
    Podes crer a partir de Maio é o desespero pelo calor e falta de chuva, e depois a partir de Setembro é a falta de chuva ....
    Mas cada vez os meses de Inverno tem sido mais secos por aqui ... nos ultimos 20 anos, acho que apenas prai uns 2 é que tivemos Dezembro, Janeiro e Fevereiro acima da média ....
    Não tenho qualquer dúvida que chove menos por aqui nos ultimos 20 anos !

MSantos gostou disto.
  5. Brito

Brito
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    11 Fev 2010
    Local:
    Viseu
    boas

que acham da situação de sábado?? penso que esta la (quase) tudo para nevar a cotas acima dos 500 metros... humidade não muito elevada, T.850 nos -3 e -4.... falta mesmo nas camadas superiores mais frio porque precipitação haverá certamente :)

6. ferreira5

ferreira5
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    18 Mar 2007
    Local:
    Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
    Mais uma semaninha de Inverno que vem aí. Chuva, neve em cotas médias -altas,vento,ondas grandes! O que vier por acréscimo será bem vindo!;)

JoaoCodeco gostou disto.
  7. joselamego

joselamego
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    22 Jan 2013
    Local:
    Gondomar (105 metros alt)
    Penso que neve a cotas baixas não haverá.deverá ser a partir 700 metros, mas o Vitorbaia poderá dizer melhor....

8. JoCa

JoCa
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    25 Jan 2009
    Local:
    Seixal. Margem Sul. 18 Km de Lisboa. 35 m
    Assim como os países que estão habituados à neve e ao frio, o calor e o sol é algo que os fascina, aqui acontece exactamente o mesmo mas ao contrário. A neve é um fenómeno meteorológico muito raro no nosso país, principalmente no litoral e sul, que ao acontecer é sempre motivo de espanto e fascínio. Quando a neve cai, parece um milagre dos céus. A chuva não dá a mesma imagem.
    Por incrível que pareça, a chuva dá a ilusão de ser mais fria que a neve.
    A neve acalma, talvez por ser branca e ir caindo tão leve, são dias de enorme beleza. A neve transfigura a paisagem. Talvez venha daí o fascínio pela neve e pelas paisagens brancas. Quanto a isso nada melhor que um inverno bem frio e chuvoso! O que também muito raramente acontece!

9. VitorBaia

VitorBaia
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    14 Nov 2013
    Local:
    Guarda - 1000m
    CptRena gostou disto.
  10. Norther

Norther
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    25 Nov 2010
    Local:
    Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
    Já estive ler e olhar para esses gráficos mas não é nada fácil :D digamos que também sei pouco de meteorologia e o que sei aprendi por aqui, gostava de aprender sobre estes diagramas acho que sozinho não vou la :)

11. Meteo Trás-os-Montes

Meteo Trás-os-Montes
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    28 Jan 2007
    Local:
    Carcavelos /Chaves / Vilardevós - Galiza
    Amanhã as cotas deverão rondar mesmo esse valor, pelo menos no interior norte:

São raras as vezes em que há unanimidade... mas desta vez há. :thumbsup:

Collapse Signature Expandir Assinatura
    Aristocrata gostou disto.
  12. algarvio1980

algarvio1980
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    21 Mai 2007
    Local:
    Olhão (24 m)
    O ECM está muito mais simpático no médio prazo do que o GFS que coloca o AA em cima de nós, no dia 8 de Fevereiro enquanto o ECM mostra uma corrente de Oeste e uma depressão perto dos Açores com 970 hpa, mesmo os ensembles seguem essa tendência. Mesmo para 2ª feira o ECM coloca mais precipitação do que o GFS.

http://www.emc.ncep.noaa.gov/gmb/STATS/html/new_acz5.html, o GFS é apenas o 4º modelo anda a falhar bastante.

13. Luso Meteo

Luso Meteo
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    22 Set 2012
    Local:
    Felgueiras, Porto (500 mts)
    Amanha parece mais ou menos definido que a cota rondará 600\700m, podendo (espero eu :D) descer até aos 400\500 m durante a tarde devido à baixa humidade. Agora para segunda, pode ser uma situação de neve fantástica pelo menos a cotas médias. Muita precipitação prevista com muito frio :cold:

VitorBaia e INFANTE gostaram disto.
  14. MicaMito

MicaMito
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    21 Out 2013
    Local:
    Catarruchos: Montemor-o-velho
    Pareçe que os dias de Quarta e Quinta-feira vão ser asperos no que toca ao mau tempo com muito vento e chuva!:surprise: pergunto ao entendidos se haverá alguma hipotese de a situação melhorar? com tanta chuva e os terrenos tão alagados o vento vai fazer estragos com as arvores!:eek:

15. Lightning

Lightning
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    25 Jul 2008
    Local:
    Corroios
    As previsões a mais de 72 horas já começam a ter uma fiabilidade que vai por água abaixo de carta para carta de uma forma muito significativa.

A situação de que fala ainda irá certamente alterar-se, tanto pode ser para amenizar como para piorar, portanto a melhor coisa a fazer é continuar a seguir os modelos frequentemente porque não se esqueça que são 4 actualizações por dia, que podem variar muito, e só mais ou menos a 2 ou 3 dias do evento é que se começam a ter certezas de intensidade e localização do mesmo, bem como outros detalhes.

Por agora não passa de uma tendência.

:thumbsup:

Thomar gostou disto.

Partilhar esta Página