Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2014

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,962
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Eu já referi várias vezes que as cotas do GFS e do IPMA sofrem de inumeros erros. Nos dados do modelo GFS retirados dos soundings, perfis verticais, tefigramas ou Skew T, é como lhe quiserem chamar mas é a mesma coisa, é bastante fácil chegar a conclusões sobre isso. Eu só uso isso e vou passar a publicar na minha página essa análise no dia anteror aos eventos. Depois vemos qual o melhor metodo ao comparar com a realidade. Vamos ter muitas noites para aferir nos próximos dias. Ela vem aí. A agitação maritima é assunto importante, mas não é a minha praia. Mandem lá bitaites os especialistas do Litoral que eu quero aprender até morrer.

Cá ficarei à espera amigo Vitor, a neve também é aminha praia! Já agora se puder fazer perfis verticais para Bragança e Lamego agradeço!:thumbsup:
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
tb temos o caso do aurelio que é:

jan-dez: desespero pela falta de chuva


nao me leves a mal :D

Loooll ... o meu nome é Aurélio, é o meu nome :D

Não é de Janeiro a Dezembro mas é quase isso .... eh eh ... nem fazem ideia como isto é complicado chover por aqui .... fui mal habituado na minha infância e agora chegou a troika por estas bandas tem sido sempre a cortar ...

PS: Vá lá não sejam poupados nos "LIKES" quero ver isto cheio :D
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
:lmao::lmao:

Sim, no Algarve a parte do "calor & desespero pela falta de chuva" dura 12 meses por ano. :D

Desculpem o off-topic mas isto também tem que ser levado a brincar. :)

Podes crer a partir de Maio é o desespero pelo calor e falta de chuva, e depois a partir de Setembro é a falta de chuva ....
Mas cada vez os meses de Inverno tem sido mais secos por aqui ... nos ultimos 20 anos, acho que apenas prai uns 2 é que tivemos Dezembro, Janeiro e Fevereiro acima da média ....
Não tenho qualquer dúvida que chove menos por aqui nos ultimos 20 anos !
 
  • Gosto
Reactions: MSantos

Brito

Cumulus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
208
Local
Viseu
boas

que acham da situação de sábado?? penso que esta la (quase) tudo para nevar a cotas acima dos 500 metros... humidade não muito elevada, T.850 nos -3 e -4.... falta mesmo nas camadas superiores mais frio porque precipitação haverá certamente :)
 

JoCa

Cirrus
Registo
25 Jan 2009
Mensagens
72
Local
Seixal. Margem Sul. 18 Km de Lisboa. 35 m
Assim como os países que estão habituados à neve e ao frio, o calor e o sol é algo que os fascina, aqui acontece exactamente o mesmo mas ao contrário. A neve é um fenómeno meteorológico muito raro no nosso país, principalmente no litoral e sul, que ao acontecer é sempre motivo de espanto e fascínio. Quando a neve cai, parece um milagre dos céus. A chuva não dá a mesma imagem.
Por incrível que pareça, a chuva dá a ilusão de ser mais fria que a neve.
A neve acalma, talvez por ser branca e ir caindo tão leve, são dias de enorme beleza. A neve transfigura a paisagem. Talvez venha daí o fascínio pela neve e pelas paisagens brancas. Quanto a isso nada melhor que um inverno bem frio e chuvoso! O que também muito raramente acontece!
 

VitorBaia

Cirrus
Registo
14 Nov 2013
Mensagens
37
Local
Guarda - 1000m
  • Gosto
Reactions: CptRena
M

Membro excluído 274

Penso que neve a cotas baixas não haverá.deverá ser a partir 700 metros, mas o Vitorbaia poderá dizer melhor....

Amanhã as cotas deverão rondar mesmo esse valor, pelo menos no interior norte:

AEMET: MUY NUBOSO CON LLUVIA Y CHUBASCOS DEBILES O LOCALMENTE MODERADOS,
Y OCASIONALMENTE ACOMPANADOS DE GRANIZO, TENDIENDO A DISMINUIR EN
LA SEGUNDA MITAD DEL DIA. COTA DE NIEVE DESCENDIENDO PRONTO A
600-700 METROS
. TEMPERATURAS MODERADO DESCENSO. VIENTO DE
COMPONENTE OESTE MODERADO, SIENDO MODERADO A FUERTE EN EL LITORAL.

IPMA: Céu muito nublado, diminuindo gradualmente a nebulosidade
a partir da manhã.
Períodos de chuva, passando a partir da madrugada a aguaceiros fracos
diminuindo de frequência, mais prováveis no litoral Norte e Centro.
Queda de neve nos pontos mais altos da serra da Estrela,
descendo a cota para 600 metros de altitude.
Vento moderado (15 a 30 km/h) do quadrante oeste, soprando
moderado a forte (30 a 50 km/h) no litoral oeste e nas terras altas,
onde haverá rajadas da ordem de 90 km/h até ao fim da manhã.
Descida da temperatura máxima.

MeteoGalicia: Despois do paso da fronte durante a madrugada, o aire frío entrará novamente en Galicia, o que caracterizará o tempo do sábado. Os ceos estarán parcialmente cubertos, con chuvias de carácter intermitente que localmente poderán ser de sarabia e ocasionalmente asociadas a treboadas, principalmente no litoral norte. A cota de neve situarase arredor dos 600-700 metros. As temperaturas sufrirán un descenso entre lixeiro e moderado. O vento soprará do oeste, forte en toda a franxa costeira e moderado no interior, con intervalos fortes nas zonas altas.

São raras as vezes em que há unanimidade... mas desta vez há. :thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: Aristocrata

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,391
Local
Olhão (24 m)
O ECM está muito mais simpático no médio prazo do que o GFS que coloca o AA em cima de nós, no dia 8 de Fevereiro enquanto o ECM mostra uma corrente de Oeste e uma depressão perto dos Açores com 970 hpa, mesmo os ensembles seguem essa tendência. Mesmo para 2ª feira o ECM coloca mais precipitação do que o GFS.

http://www.emc.ncep.noaa.gov/gmb/STATS/html/new_acz5.html, o GFS é apenas o 4º modelo anda a falhar bastante.
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Amanha parece mais ou menos definido que a cota rondará 600\700m, podendo (espero eu :D) descer até aos 400\500 m durante a tarde devido à baixa humidade. Agora para segunda, pode ser uma situação de neve fantástica pelo menos a cotas médias. Muita precipitação prevista com muito frio :cold:
 
  • Gosto
Reactions: VitorBaia e INFANTE

MicaMito

Cumulus
Registo
21 Out 2013
Mensagens
242
Local
Catarruchos: Montemor-o-velho
Pareçe que os dias de Quarta e Quinta-feira vão ser asperos no que toca ao mau tempo com muito vento e chuva!:surprise: pergunto ao entendidos se haverá alguma hipotese de a situação melhorar? com tanta chuva e os terrenos tão alagados o vento vai fazer estragos com as arvores!:eek:
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Pareçe que os dias de Quarta e Quinta-feira vão ser asperos no que toca ao mau tempo com muito vento e chuva!:surprise: pergunto ao entendidos se haverá alguma hipotese de a situação melhorar? com tanta chuva e os terrenos tão alagados o vento vai fazer estragos com as arvores!:eek:

As previsões a mais de 72 horas já começam a ter uma fiabilidade que vai por água abaixo de carta para carta de uma forma muito significativa.

A situação de que fala ainda irá certamente alterar-se, tanto pode ser para amenizar como para piorar, portanto a melhor coisa a fazer é continuar a seguir os modelos frequentemente porque não se esqueça que são 4 actualizações por dia, que podem variar muito, e só mais ou menos a 2 ou 3 dias do evento é que se começam a ter certezas de intensidade e localização do mesmo, bem como outros detalhes.

Por agora não passa de uma tendência.

:thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: Thomar