Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2014



Albifriorento

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2010
Mensagens
1,522
Local
Castelo Branco
Boas, reparei que o IPMA colocou o distrito de CB sob alerta laranja por causa da neve, não será exagerado?? Até porque parece que a precipitação não irá por além.
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Boas, reparei que o IPMA colocou o distrito de CB sob alerta laranja por causa da neve, não será exagerado?? Até porque parece que a precipitação não irá por além.

Talvez bastasse o alerta amarelo, tendo em conta a precipitação esperada. A neve irá acumular a partir dos 800m, e isso inclui muitas serranias à nossa volta, não apenas a habitual serra da estrela e a vertente norte da gardunha. Decerto que veremos neve nos sistemas montanhosos açor, alveolos, gardunha, estrela, malcata e muradal!

Nota: estou a limitar-me à beira baixa.
 
M

Membro excluído 274

Talvez bastasse o alerta amarelo, tendo em conta a precipitação esperada. A neve irá acumular a partir dos 800m, e isso inclui muitas serranias à nossa volta, não apenas a habitual serra da estrela e a vertente norte da gardunha. Decerto que veremos neve nos sistemas montanhosos açor, alveolos, gardunha, estrela, malcata e muradal!

Nota: estou a limitar-me à beira baixa.

Já na semana passada o IPMA colocou CB em aviso Laranja por neve e neve só vi na Estrela acima do Sanatório! :lmao::lmao::lmao:

É o sistema que temos! :cold:
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Terão colocado avisos laranja porque esperam acumulações superiores a 5cm nessas regiões. O aviso amarelo é para acumulações até 5cm.
 
  • Gosto
Reactions: Sanxito

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Sinceramente Flaviense, desconheço o critério, mas nesse evento que referes a quantidade precipitavel era muito mais abundante. No presente caso, é mais pela extensão, derivado da cota de acumulação se situar nos 800m e não pelos 1000m. Penso eu de que.. :)
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Terão colocado avisos laranja porque esperam acumulações superiores a 5cm nessas regiões. O aviso amarelo é para acumulações até 5cm.

Dan, tu com a tua experiência transmontana, que quantidade de chuva equivale a 5cm de neve acumulada? Imaginemos que está abaixo de zero graus. 5cm de neve deve equivaler a uns 4mm de chuva, certo? :)
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Dan, tu com a tua experiência transmontana, que quantidade de chuva equivale a 5cm de neve acumulada? Imaginemos que está abaixo de zero graus. 5cm de neve deve equivaler a uns 4mm de chuva, certo? :)

Para valores de temperatura ligeiramente inferiores a 0ºC, sim, podemos ter densidades da ordem dos 10-20%. O problema é que raramente temos neve com valores negativos, pelo menos a cotas médias e baixas.
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
sigo sempre a linha 528 dam para eventos de neve a cotas baixas posso dizer que dificilmente a teremos perto de portugal plo menos com os recentes modelos...

para quarta cotas sempre acima dos 500 M e a ser bem generoso...

Tem graça, penso exactamente igual, os tais 528 dam, enfim aquele azul! :) isso é um evento de neve memorável! Mas pronto, também quando se anda nos 531 dam mais coisa menos coisa, com a definição grosseira que os modelos têm, sempre podemos esperar que numa pequena região aconteçam milagres.. :)
 
M

Membro excluído 274

As previsões de hoje apontam para uma pequena possibilidade de ocorrer acumulação a cotas inferiores a 800m, algo que praticamente ainda não aconteceu este Inverno.

Na minha aldeia acumulou bem abaixo dessa cota no dia de Natal! :rolleyes:
 
  • Gosto
Reactions: Dan