Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2015

Estado
Fechado para novas mensagens.

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Nortada gelada em perspectiva para amanhã ao fim da tarde e segunda feira após a passagem da frente:

gfs-1-48.png


gfs-0-48.png


ECM1-48.GIF


ECM0-48.GIF


O IPMA está a prever rajadas de NW da ordem de 70 km/h/90km/h no litoral e 90 km/h nas terras altas, quando o vento rodar para NW e aliado ao frio que vai entrar a sensação térmica deverá ser muito baixa :cold:

http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/
 


Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Alguém que perceba mais que eu, aquela situação de terça parece ser muito interessante nao acham? Há frio instalado, bastante frio em altitude e precipitação que deverá começar a cair durante a madrugada depois de já ter ocorrido um bom arrefecimento... Tanto o GFS como o GEM parecem estar em sintonia. Que cotas serão de esperar? Será que serão semelhantes às do dia de ontem, ou mais altas ou baixas?

PS: Estive a verificar o GFS, na saída das 0Z e parece que apontam cotas de 800\900 m no litoral, e de 300\400m no Interior o que vos parece?

PS 2: Na saída das 6 o GFS melhorou a situação de terça, mete cotas quase 0 no Nordeste e 500\600 m aqui para a minha zona, espero que melhore mais um pouco, parecem-me haver boas condições para um nevão em cotas médias\baixas...
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: joselamego e boneli

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Relativamente à próxima noite, considero provável uma cota de neve ligeiramente inferior aos 800 m nas regiões mais interiores do país (distritos de Bragança e Guarda). Digo isto porque nestas frentes quentes que apanham frio instalado os modelos globais, devido às diferenças da orografia do modelo para a realidade, acabam sempre por "varrer" o frio de forma mais rápida do que esta se processa na realidade.

Para mostrar essa diferença é ver as saídas do GFS das 00z e a do WRF com resolução de 2 km, cujos dados de inicialização foram a referida saída do GFS. Atente-se na zona de Bragança, onde a diferença da temperatura a 850 hpa é superior a 2ºC:

30-7SP_qes8.GIF


nmm_sp1-16-30-0_rfm4.png


Em baixo, a animação dos tipos de precipitação previstos para a próxima noite (azul = chuva, vermelho = neve), do mesmo WRF a 2km, que durante a minha viagem a Itália me deu a ideia de ser um pouco conservador, ou seja, nalgumas situações previu chuva e acabou por ocorrer neve:

KJ5dogw.gif


Interessante o bom nevão que deverá cair na Meseta espanhola, afectando também a cidade de Madrid.

A médio prazo, e após descalabro modelístico de ontem, ainda se mantém algum interesse na situação de 3ª feira no norte do país, com alguma (pouca) precipitação a ocorrer em simultâneo com algum frio, e que neste momento parece poder originar cotas mais baixas do que as que ocorreram ontem e que em princípio ocorrerão na próxima noite.
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
David sf eu sei que aqui não há qualquer possibilidade de neve na próxima madrugada (apesar dos 3.7º atuais :cold:) mas quanto a terça-feira, poderá haver neve aqui? Falas em cotas inferiores a ontem...
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
David sf eu sei que aqui não há qualquer possibilidade de neve na próxima madrugada (apesar dos 3.7º atuais :cold:) mas quanto a terça-feira, poderá haver neve aqui? Falas em cotas inferiores a ontem...

Não é impossível, mas ainda faltam 3 dias para os modelos irem afinando as cotas de neve. A grande vantagem do evento de 3ª feira, face ao de ontem, é que a circulação à superfície deverá ser de leste, arrastando ar frio e menos húmido do interior. Segundo a saída mais recente do GFS a cota andaria pelos 500/ 600 m.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Pois eu lembro-me que no histórico dia de 9\1\2009, eu ainda nao acompanhava os modelos, ainda não tinha descoberto este fórum mas lembro que a situação era semelhante: Frio instalado, precipitação a começar nas primeira horas do dia, circulação de leste etc... Não sei quais eram as cotas previstas pelos modelos mas o IPMA previa cota 700, mas todos sabemos que a cota foi muito inferior...
 

4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
Interessante. Falando na situação de Terça o GFS "fala" em cotas de 800/900 metros aqui para o litoral centro com a temperatura a 850hpa pouco abaixo dos 0ºC (nem chega a -1), mas à superfície prevê máximas muito baixas (a temperatura não sobe dos 6ºC em Coimbra, 7ºC em Leiria e Santarém, ali por Fátima perto dos 400m mal chega aos 5ºC) que se observam em dias de neve a cotas baixas o que supostamente não vai ser o caso.

É mesmo estranho e na próxima saída das duas uma, ou cortam no frio à superfície ou carregam no frio em altitude, ou então sou eu que estou a interpretar mal as coisas. :p

Poderiam-me esclarecer o porquê das máximas previstas serem tão baixas e por outro lado o frio em altitude ser tão irrisório? Obrigado desde já.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e Thomar

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Pois eu lembro-me que no histórico dia de 9\1\2009, eu ainda nao acompanhava os modelos, ainda não tinha descoberto este fórum mas lembro que a situação era semelhante: Frio instalado, precipitação a começar nas primeira horas do dia, circulação de leste etc... Não sei quais eram as cotas previstas pelos modelos mas o IPMA previa cota 700, mas todos sabemos que a cota foi muito inferior...

Mas não se trata de uma situação, semelhante, nesse dia havia -5ºC a 850 hpa e menos de -30ºC a 500 hpa, a cota era obviamente zero. Os 700 m de cota do IM eram ridículos, e foram aqui neste forum valentemente criticados.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e Thomar

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Nortada gelada em perspectiva para amanhã ao fim da tarde e segunda feira após a passagem da frente:


O IPMA está a prever rajadas de NW da ordem de 70 km/h/90km/h no litoral e 90 km/h nas terras altas, quando o vento rodar para NW e aliado ao frio que vai entrar a sensação térmica deverá ser muito baixa :cold:

http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/

Sem dúvida Snifa, ventania brutal para a madrugada de Segunda com maior incidência na zona do costume, situação a acompanhar.

21lqv4o.gif
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e MIGUEL_DKs

salgado

Cumulus
Registo
17 Dez 2007
Mensagens
165
Local
Sabugal (800m)
Boa previsão da aemet para domingo!


Validez: domingo, 18 enero 2015 de 0 a 24 horas (oficial)
Predicción
Cubierto o nuboso con precipitaciones. Cota de nieve por encima de 600 a 800m de madrugada, subiendo durante el dia a 1100 y 1300 m y bajando durante la noche hasta los 600 a 800m. Temperaturas nocturnas en ascenso, entre -3 y 2 grados, y diurnas en descenso, entre 3 y 7. Heladas débiles. Vientos de sur girando al norte por la noche, flojos a moderados.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
boa tarde, o evento desta madrugada pode classificar-se um ciclógénese explosiva?

Não, nem sequer de ciclogénese, uma vez que a depressão chega cá já madura e até em fase de enchimento.


Poderiam-me esclarecer o porquê das máximas previstas serem tão baixas e por outro lado o frio em altitude ser tão irrisório? Obrigado desde já.

Isso acontece porque o vento à superfície é do quadrante Este, trazendo do interior da península ar frio e seco.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.