Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2015

Estado
Fechado para novas mensagens.

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,184
Local
Baião
viva,
Por questões de trabalho perguntava aos colegas mais entendidos na meteorologia, se acham que o AA vai estar na posição "correta" para impedir precipitação no continente até ao dia 1 de Fevereiro...vá,mais concretamente precisava de saber de haverá precipitação na zona da serra da Estrela (encosta Norte) no fim de semana 31 Janeiro/1 Fevereiro!! Claro que o grau de incerteza é ainda grande mas quala tendencia?
Desde ja o meu obrigado
 
  • Gosto
Reactions: joselamego


carlitinhos

Cumulus
Registo
13 Jan 2009
Mensagens
106
Local
Fundão (540m)
hT0kq6H.png
[/IMG]
hT0kq6H


bem a ultima run do GFS tem um AA de se tirar o chapéu nas nossas proximidades (1050 de pressão atmosférica), talvez para o Carnaval tenhamos algumas novidades, bem mais um mês do sr. AA em casa.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Acho bastante exagerado dizer que o AA vai ficar por várias semanas , até por que à várias saídas que, quer o " GFS " quer o " ECM " modelam um possível regresso da precipitação já para o dia 30 ( embora , para já , com fraca precipitação ) , pelo menos no Norte .

E vamos entrar em fevereiro , mês tradicionalmente propício para fenómenos extremos .
 

Meteolouco

Cumulus
Registo
5 Dez 2014
Mensagens
164
Local
Celorico da Beira - a reportar a 510m de altitude
Cuidado com previsões a longo prazo, já sabemos como é...
para já 3/4 dias céu pouco nublado e inversão térmica e nos vales algum nevoeiro depois veremos..:D
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,466
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Avizinha-se uma semana de máximas por volta dos 15C e de mínimas entre os 1C e 3C para o Porto, isso é somente uma consequência do posicionamento do AA ou há algum outro fenómeno associado?

É consequência do posicionamento do AA com os fenómenos que tal implica, corrente de norte/nordeste em altitude e norte à superfície, especialmente no litoral. Acho que o facto de se manter de norte no litoral não deixa as máximas descer.
O AA já se lança em crista sobre o norte da península estendo-se pelo continente adentro.
s5OjQdv.gif
 

Brito

Cumulus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
208
Local
Viseu
espantosa saída do GFS ... :shocking: pena ser ainda longínqua
brutal entrada fria no inicio do mês de fevereiro.. poderá ser desta a extensão do AA para NE, mantendo a sua base nos açores...:cold:

e muito provável acontecer este cenário de tempo gélido...
 
  • Gosto
Reactions: boneli e joselamego

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
espantosa saída do GFS ... :shocking: pena ser ainda longínqua
brutal entrada fria no inicio do mês de fevereiro.. poderá ser desta a extensão do AA para NE, mantendo a sua base nos açores...:cold:

e muito provável acontecer este cenário de tempo gélido...


Curiosamente, o GFS adia para dia 4 e o ECM mantem para o dia 1!!!! Como ainda estamos a uma semana, certo certo é a subida das temperaturas e solinho! :)
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

blade

Cumulus
Registo
23 Ago 2012
Mensagens
444
Local
grande lisboa (Best city in the world)
Avizinha-se uma semana de máximas por volta dos 15C e de mínimas entre os 1C e 3C para o Porto, isso é somente uma consequência do posicionamento do AA ou há algum outro fenómeno associado?
Quando temos altas pressões a norte o vento vem normalmente de este que é ar do continente por isso virá tempo seco como agora as noites são muito grandes o calor perdesse mas as tardes aquecem é como o tempo no deserto.
Os modelos apontam para que no início de fevereiro já volte a chuva :rain: mas é melhor aguardar.
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Boa tarde amigos!

Quinta há precipitação ou é devaneio do GFS?!
Tenho que filmar em exteriores e não convinha chuva! Agora assustei-me porque pensava que ia ser uma semana de sol
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Está previsto pelos dois principais modelos, o regresso da chuva e frio a partir do final da próxima semana....

Obrigado pela resposta José! Espero que a chover, seja mesmo so ao inicio da noite de quinta-feira!!! :) Senão, estou tramado!
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,182
Local
Belas
Que bom, chuva irritante durante quatro dias, quarta, quinta, sexta e sábado :rolleyes::angry::disgust::facepalm::dry::evilmad::buh::nono: mas conhecida por chuva fraca e chuviscos
Já não chegava a da semana passada, e mais uma vez é sempre no litoral. Acho que vou mudar-me para o interior...
 
  • Gosto
Reactions: MeteoAlentejo
Estado
Fechado para novas mensagens.