Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2010



vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja

Se a intenção do stormy fosse indicar os últimos dez dias do mês, então estará totalmente correcto:

Uma década designa uma série de dez unidades. É também a designação de duas unidades de tempo correspondentes a períodos de dez dias ou de dez anos[1][2]. Neste último caso o termo mais apropriado (por não ser ambíguo) é decénio.

Fonte: Wikipédia (apenas porque não encontrei outra)

Quanto ao que ao médio/longo prazo diz respeito a tendência referida parece estar mais ou menos a definir-se e, provavelmente, os últimos dias do mês avizinham-se quentes... A muito mais longo prazo, aí entram as previsões sazonais... as tais que prefiro ainda não referir :D
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Se a intenção do stormy fosse indicar os últimos dez dias do mês, então estará totalmente correcto:



Fonte: Wikipédia (apenas porque não encontrei outra)

Quanto ao que ao médio/longo prazo diz respeito a tendência referida parece estar mais ou menos a definir-se e, provavelmente, os últimos dias do mês avizinham-se quentes... A muito mais longo prazo, aí entram as previsões sazonais... as tais que prefiro ainda não referir :D

Foi, vitamos, foi...:)
A tendencia está-se a defenir, sim...a run do GFS/12z ( paralela e operacional) está fixe, com a dorsal a crescer logo a partir de dia 23/24.
Este cavado de 4f-5f é que vai ser muito forte, com a frente fria a introduzir muita fresquidão a norte e centro e com alguma chuva a norte de setubal-evora ou sines-beja.
Uma boa noticia é tambem o enfraquecimento da nortada, no litoral, e o facto de que a entrada de ar quente de E/ESE não vai trazer calor demasiado extremo ao interior ( por agora):)
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Boa tarde!



Já se consegue ter uma ideia de como será a próxima semana? Com Lestada ou novamente nortada? Parece-me que o GFS colocou nortada no litoral novamente para a próxima semana:mad:
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Não me parece que venha assim muita nortada!
Olhando para Sagres,campeã da nortada,temos isto:

http://www.windguru.cz/pt/index.php?sc=32

Ou seja até Sexta um vendaval impressionante,sempre á volta dos 20 nós(quase 40km/hora de vento médio :D) e a partir de Sábado o vento praticamente desaparece do mapa!O vento Leste a aguentar-se praticamente todo o dia,não permitindo grande aumento do vento. De realçar que o Windguru se baseia no GFS.


Gostei também de ver os 0,4 mm de precipitação na Segunda-Feira,longinquo e dificil claramente,mas está lá a possibilidade :D
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
O Verão já chegou há muito e já se fez sentir bem...agora mantêm-se os dias mais amenos aqui no litoral norte, mas parece que nos próximos dias voltará a aquecer mais um pouco...vejamos:

Hoje no litoral norte a temperatura manteve-se entre os 20ºC e os 22ºC de máxima (posso confirmar pelos valores da minha estação que foi a realidade de hoje)

51003_20100721_00_015.gif



Para amanha no litoral não se espera grandes alterações, embora o calor se aproxime mais das zonas do litoral, e na zona de Castelo Branco teremos temperaturas acima dos 30ºC

51003_20100721_00_039.gif



Para 6ª, no litoral norte já teremos locais onde a temperatura se aproximam dos 30ºC, aqui por volta dos 28ºC. Pelo nosso Portugal, Alto e Baixo Alentejo a marcarem os 32ºC...

51003_20100721_00_063.gif


P.S. - O ALADIN, embora seja para mim mais preciso em certas regiões do país, apenas prevê num curto espaço de tempo, mas as previsões vão no mesmo sentido...
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Foi-se afinando a orquestra.
Agora o barítono ECM tem já a concordância do tenor GFS.
E / ou vice-versa.
Isto para não falar de todos os outros membros do colectivo,
que fazem parte deste projecto.
Está já tudo bem ensaiado , bem preparado.

Minhas senhoras e meus senhores :
Pela "Filarmónica do Tempo Luso " vão ter a honra de escutar já a partir do
fim de semana que vem , "a Sinfonia do calor" ...
Ainda estarão por conhecer todos os contornos dos vários "Andamentos"
que acompanharão o evento...

.
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
.

Minhas senhoras e meus senhores :
Pela "Filarmónica do Tempo Luso " vão ter a honra de escutar já a partir do
fim de semana que vem , "a Sinfonia do calor" ...
Ainda estarão por conhecer todos os contornos dos vários "Andamentos"
que acompanharão o evento...

.

Espero que pelo litoral norte essa sinfonia esteja desafinada e a brisa marítima conduza a orquestra...;)