Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2010

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Para os que não gostam de nortada, parece que se avizinha um período de muitos dias sem ela, a partir do início da próxima semana.
 


GARFEL

Cumulus
Registo
5 Set 2008
Mensagens
344
Local
Tomar - http://carpaxion.blogspot.com
Foi-se afinando a orquestra.
Agora o barítono ECM tem já a concordância do tenor GFS.
E / ou vice-versa.
Isto para não falar de todos os outros membros do colectivo,
que fazem parte deste projecto.
Está já tudo bem ensaiado , bem preparado.

Minhas senhoras e meus senhores :
Pela "Filarmónica do Tempo Luso " vão ter a honra de escutar já a partir do
fim de semana que vem , "a Sinfonia do calor" ...
Ainda estarão por conhecer todos os contornos dos vários "Andamentos"
que acompanharão o evento...

.

desculpem o off-topic
mas.............
não seria bom abrir um espaço só para os tópicos deste ganda maluco:lmao:
(sem ofensa)
nimboestrato já pensate compilar os teus posts e editar um livro
:thumbsup:
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Para os que não gostam de nortada, parece que se avizinha um período de muitos dias sem ela, a partir do início da próxima semana.

Adoro a nortada para trabalhar ou estudar! A passar férias no litoral Oeste é que sabe bem se a senhora nortada (quase) sempre presente estiver longe,bem longe ;)
A juntar á falta de nortada vamos ter também calor,já a partir do fim-de-semana. :)
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Para os que não gostam de nortada, parece que se avizinha um período de muitos dias sem ela, a partir do início da próxima semana.

nortadas.jpg


Cá esta bem presente o vento que se esta a fazer sentir...numa das rainhas do vento - Esposende...e a significante calmaria para a semana em relação à nortada...
 

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Para os que não gostam de nortada, parece que se avizinha um período de muitos dias sem ela, a partir do início da próxima semana.

Desculpem a pergunta mas há alguém que goste da Nortada que tem estado? Acho que nem os praticantes de Kite Surf...
Desde 21 de Junho, a zona onde vivo teve 3 dias de Verão a sério. O resto tem sido uma desgraça, vendaval constante, nevoeiro quase todos os dias, praia nem vê-la...
Posso estar equivocado mas há 25/30 anos atrás Sintra não era assim, havia Verão todos os anos. Isto pelo que me lembro da minha primeira juventude. Na minha juventude actual:) tem sido sempre desmoralizante. Já pensei em ir viver para o Algarve para fugir deste clima desagradável, mas isso não se faz assim sem mais nem menos.
Para a semana virá calor, segundo se prevê. Não deve é chegar ás praias aqui da zona. Por vezes estão 34º em Sintra, e 15Km mais abaixo (Praia Grande, Maçãs), estão 25º e um nevoeiro fechado.
O que vale é que dia 31 fujo daqui para fora...:lol:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Desculpem a pergunta mas há alguém que goste da Nortada que tem estado? Acho que nem os praticantes de Kite Surf...
Desde 21 de Junho, a zona onde vivo teve 3 dias de Verão a sério. O resto tem sido uma desgraça, vendaval constante, nevoeiro quase todos os dias, praia nem vê-la...
Posso estar equivocado mas há 25/30 anos atrás Sintra não era assim, havia Verão todos os anos. Isto pelo que me lembro da minha primeira juventude. Na minha juventude actual:) tem sido sempre desmoralizante. Já pensei em ir viver para o Algarve para fugir deste clima desagradável, mas isso não se faz assim sem mais nem menos.

Antigamente era pior, agora por vezes sofre umas pausas, mas isso varia de ano para ano como é óbvio. Mas por exemplo em Julho de 2001 na estação meteorológica da Sintra/Granja o mês foi constituído por nortada valente. Muito poucos anos houve com fraca nortada. O mês de Julho é por norma o mês mais ventoso do Verão no litoral oeste.

granja.png


Também tens 2002

http://www.ogimet.com/cgi-bin/gsynres?ind=08532&ano=2002&mes=7&day=31&hora=0&min=0&ndays=30
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Antigamente era pior, agora por vezes sofre umas pausas, mas isso varia de ano para ano como é óbvio.Também tens 2002

Concordo contigo, Mário, em décadas passadas a nortada era o prato do dia, dias seguidos:(. Só que aparecia sobretudo à hora do almoço e para o fim da tarde abrandava.

Actualmente, começa pela manhã e faz noitada:D.

Tenho saudades dos nevoeiros mansos matinais, que se desfaziam a meio da manhã e davam cá uma côr à pele...;)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Posso estar equivocado mas há 25/30 anos atrás Sintra não era assim, havia Verão todos os anos. Isto pelo que me lembro da minha primeira juventude. Na minha juventude actual:) tem sido sempre desmoralizante.

Estás equivocado. Enquanto existir anticiclone dos Açores e Península Ibérica a aquecer, haverá nortada no verão, faz parte do código genético do nosso clima.
Repara, nos anos oitenta, em que não havia dinheiro para férias longe, ia Lisboa inteira para a Caparica sofrendo filas de horas na ponte porquê ? Podiam ir para o Guincho que tinha sempre menos gente, mas no Guincho muitas vezes nem se pode estar com tanta areia pelo ar. Há é períodos do Verão de uma ou outra semana em que pode não haver, e uns anos esses períodos podem ser mais frequentes, e noutros menos.
 

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Caros amigos, concordo com todos vós:)
No entanto, Mário Barros, quando falei em antigamente não era em 2001 mas sim em 1978, 1979 e por aí.
Revejo-me completamente no post do Veterano, era mesmo assim:)
E, Vince, claro que concordo com o que escreveu. É assim o clima da zona e pronto... mas mesmo assim acho que tem vindo a mudar ao longo dos últimos (25-35) anos. Tenho 43 anos e embora nem sempre tenha estado atento à meteorologia lembro-me de Verões mais quentinhos...
 

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Mário Barros: só agora reparei na página do Facebook. Excelente! Já lá moro...
Desculpem este off-topic.
Afinal este tópico é Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2010
Por mim assunto encerrado.
Cumps
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Estás equivocado. Enquanto existir anticiclone dos Açores e Península Ibérica a aquecer, haverá nortada no verão, faz parte do código genético do nosso clima.
Repara, nos anos oitenta, em que não havia dinheiro para férias longe, ia Lisboa inteira para a Caparica sofrendo filas de horas na ponte porquê ? Podiam ir para o Guincho que tinha sempre menos gente, mas no Guincho muitas vezes nem se pode estar com tanta areia pelo ar. Há é períodos do Verão de uma ou outra semana em que pode não haver, e uns anos esses períodos podem ser mais frequentes, e noutros menos.

Só posso concordar com o Vince...eu não, mas a minha mãe passou muitos anos de férias nos anos 60 e 70 em Sintra e sempre me falou das intensas nortadas diárias e os nevoeiros intensos que perduravam até meio do dia pelo menos...
Mas para a próxima semana, quem for dessas bandas pode estar certo que a nortada vai reduzir...
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Os nevoeiros de que me recordo (saudosos anos 70!), apenas abrangiam uma estreita faixa costeira, eram muito baixos (o verdadeiro nevoeiro) e com um bocadinho de vento lá partiam eles...:D

Nos dias de hoje, infiltram-se alguns quilómetros pelo litoral dentro e parecem mais nuvens baixas:mad:.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Com a migração das altas pressões para as ilhas britânicas, a nortada (que esteve especialmente chata por aqui hoje) diminuirá por muitos dias, e isso está a ser modelado por ambos os modelos de referência no médio/longo prazo, esperam-se uns dias quentes de Verão na transição do mês, que não sendo felizmente dias de calor extremo parecem estáveis, durando mais dias, pois nas últimas semanas temos oscilado entre cavados fracos mas refrescantes e uma entrada bastante quente pelo meio.

modsy.jpg