Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2010

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,272
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Com a migração das altas pressões para as ilhas britânicas, a nortada (que esteve especialmente chata por aqui hoje) diminuirá por muitos dias

Será que podemos garantir, com certeza absoluta, que não ocorrerão nortadas pela tarde, no litoral oeste de portugal continental?

Se realmente acontecerem os dias quentes que os modelos predizem, provavelmente o calor concentrado no interior da peninsula poderá induzir uma baixa térmica relativa, caso o gradiente de pressão na península seja baixo "pântano anticiclonico" e nem é obrigatório que haja frio em altura, com o aquecimento à superfície o gradiente vertical de temperatura é mais que suficiente para gerar a baixa, gerando por consequência nortada ao fim da tarde na costa oeste portuguesa. É a minha opinião, com a subida das temperaturas no interior aliada a um pântano anticiclonico, de pouco valerá a posição longínqua do seu centro nas ilhas britânicas! Ok, os dias até começarão com fluxo de leste, mas depois ao longo da tarde o vento irá rodar para nordeste no litoral.

Fica a observação, depois constataremos o que vai acontecer com a nortada.. :)
 


meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,074
Local
Oeiras
Não é não haver nortadas,o Vince disse que diminuirá a nortada apenas..
E isso está certo.Olhando para a nortada hoje e ontem,e comparando á previsão da nortada da próxima semana,a nortada será uma brincadeira :D
Não é claro que quem vá a tarde á praia não apanhe algum vento,mas desagradável não será com certeza. Pelo menos na maioria dos dias.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Será que podemos garantir, com certeza absoluta, que não ocorrerão nortadas pela tarde, no litoral oeste de portugal continental?

Eu não disse isso. Que não ocorrerão, disse que diminuíra significativamente. Mas a nossa famosa e por vezes desagradável nortada é a soma do vento da circulação geral gerado pela posição do anticiclone a oeste somada ao vento da brisa. Ora o principal ingrediente (anticiclone) move-se para norte, para uma posição onde até gera ventos de NE no norte do país. Pelo que no litoral sobram as brisas marítimas durante a tarde, e essas só por si não incomodam muito em dias quentes, antes pelo contrário.
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,272
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Ok, já entendi! :D

É que por aqui os dias/noites no interior são tão quentes e tediosos que até fica difícil imaginar uma nortada fresca de vento moderado! :D

Estava a contar apenas com a nortada induzida pelo aquecimento no interior da península! Mas têm razão, é preciso contabilizar os restantes factores:
- posição do anticiclone
- brisa do mar

Quem me dera ter por aqui essa brisa ao fim da tarde, temperaturas nos 40C são insuportáveis..
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Será que podemos garantir, com certeza absoluta, que não ocorrerão nortadas pela tarde, no litoral oeste de portugal continental

Tal como já foi dito, penso que a deslocação do anticiclone para norte vai provocar uma diminuição que a influencia deste, condicionado ainda pela depressão que se forma durante a tarde na Península Ibérica, tem na formação das nortadas...
As deslocações de ar no litoral continuar-se-ão a fazer, mas a meu ver com uma diminuição da intensidade...

Reparem como há a deslocação do anticiclone para norte..e do centro da depressão ibérica para Sudoeste..
10072818_2218.gif


spainqz.jpg

Consultando a previsão do vento no norte de Espanha, nomeadamente na Corunha, reparem como vai havendo o aumento da sua intensidade no sentido que se aproxima da costa norte Espanhola e a sua direcção vai rodando no sentido de NE/E...


Faz tudo sentido...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Bem, mas eu ontem não prestei atenção ao que o ECWMF está mesmo a fazer. Um pouco exagerado não ? Assim não havia nortada mas também não haveria muito calor.

ecmm.gif



E o GFS também parece querer algo parecido

Ontem versus hoje

gfs.gif
 

zejorge

Cumulus
Registo
15 Jan 2010
Mensagens
361
Local
Constância (Montalvo) 74 m
Olá amigos

Li atentamente os post sobre a nortada. Como vivo numa zona de grandes amplitudes térmicas, em que no Verão não é difícil de chegar aos quase 40º e no inverno aos -5º, creiam que anseio neste período estival, que para a noite venha uma nortada de forma a refrescar.
Com isto, só quero dizer que não há modelo que satisfaça todos, sem nortada no litoral, com nortada no interior......:):)

Zejorge

www.meteoconstancia.info
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,468
Local
Olhão (24 m)
Há algum tempo, eu disse que a última semana de Julho ía ser muito quente e eis o que indica a previsão:

6805727_ZRBkc.jpeg


Comparar com a previsão feita pela Climat no meu blogue:

Julho: Mês com temperaturas acima da média, quanto à precipitação abaixo da média.

Este mês todas as semanas serão acima da média, com especial incidência na 4ªsemana que pode ser extremamente quente.

Fonte: Tempo no Algarve

Vem uma semana quente que vai fazer disparar ainda mais a anomalia deste mês que já ronda os +2ºC, no Algarve.
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Como vivo numa das zonas do distrito de Lisboa mais fustigadas pela nortada, só me falta ter o mar à porta de casa, só por acaso (desde o 1º dia) me adaptei muito bem a esse factor que pelos vistos tanto tem incomodado alguns por aqui; visto que os próximos dias serão à partida bem diferentes em termos de intensidade do vento e também devido ao calor que se irá instalar permanecendo por vários dias sem variações significativas, acredito que muitos daqueles que desejam ver pelas costas a famosa nortada até vão sentir a falta dela para se refrescarem um pouco!
É a velha saga do "querer estar onde não estou" e "ir onde não vou"...;)
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
A parte ca cut-off não está muito animadora. O GFS basicamente aniquilou-a, e o ECMWF também já só dá alguma coisa no Mediterrâneo.
Parece então começar a partir de hoje uma semana bastante complicada de calor, e agora mais preocupante para incêndios, e para problemas de saúde..

Não parece à partida ir levar por exemplo a temperaturas tão extremas como os 40º em Lisboa há umas semanas, mas não andará muito longe, e aparenta ir-se prolongar durante muitos dias bem acima da média e dos 30º, o que com tanta persistência se torna desagradável e preocupante..
Pessoalmente acredito que no litoral, como é hábito nestas situações, mais dia menos dia, pelo meio, as baixas térmicas causadas pelo calor intenso acabarão por em algumas zonas fazer quebras nas máximas com ventos do quadrante Oeste ou Sul, pois isto acontece sempre em algum lado no meio destas vagas de calor. Em Lisboa por exemplo é raríssimo no Verão estarem dias suficientes assim para se tornar onda de calor, sem uma quebra pelo meio..
Mas onde e quando é sempre uma indefinição, e que no interior se está a pôr para ser uma onda de calor chata.. Isso ameaça sim.. Que a posição do anticiclone não quer dar muitas tréguas..

PS: De qualquer forma, mesmo com calor extremo, Nortada nunca desaparece completamente por mais do que 1/2 dias, e mesmo assim, há sempre Nortada, ainda que se torne simplesmente vento de Norte quente. (à excepção do extremo litoral). Basicamente é impossível não haver brisa com calor em terra e o nosso Atlântico ao lado.. Em 1/08/2003 estavam uns 40º em Lisboa ao fim da tarde, e estava Nortada.. Claro que não durou muito e depois voltou o Levante, mas ela, fria ou quente, fraca ou forte, está sempre presente! :D
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,468
Local
Olhão (24 m)
O IM coloca aguaceiros e trovoada na noite de 2ª feira e até ao final da manhã de 3ª feira no Algarve.:D
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
O IM coloca aguaceiros e trovoada na noite de 2ª feira e até ao final da manhã de 3ª feira no Algarve.:D

Sim era o que ia dizer a seguir mesmo sem ter visto o IM mas as cartas do GFS são muito idênticas aquelas de quando apanhei aquela noite inteira de trovoada no Algarve no dia 7 :thumbsup: pena agora já não estar lá e não ir ter a mesma sorte :sad:
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Sim era o que ia dizer a seguir mesmo sem ter visto o IM mas as cartas do GFS são muito idênticas aquelas de quando apanhei aquela noite inteira de trovoada no Algarve no dia 7 :thumbsup: pena agora já não estar lá e não ir ter a mesma sorte :sad:

Tenho as minhas duvidas que isso irá acontecer, se acontecer mais provavélmente serão aguaceiros de fraca intensidade, agora o calor que ai vêm parece que vai querer durar muitos dias, o que se torna complicado, pois por aqui já há 42 dias que não chove.
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Mas esta saida operacional do gfs a médio/longo prazo já não mete tanto calor, agora a saida paralela essa sim mete uma verdadeira esturra, espero que a operacional vença.