Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2010

• Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
tens umas piadas engraçadas!:D:D:D:camarada eu estava a referir que as maximas podiam chegar aos valores da ultima vez que esteve muito quente!como estavas a dizer que talvez nao .....espero que tenhas percebido agora !errar e humano por mais que percebamos da coisa!:thumbsup:

Sim as máximas poderiam ter extremos desses valores do inicio do mês...mas o mais grave disto tudo é a duração não são 3 dias vão ser bem mais e é isso que me preocupa mais!! não sei até que ponto não teremos um cenário idêntico a 2003 e agora não me crucifiquem :D

ai,ai, nesta saida de agora do gfs já aparece mais calor e também a querer durar mais tempo, isto vai ser bonito vai:(, a paralela também segue o mesmo caminho.

Pela lógica sim era para ser, mas tem vezes que parece que não!!! mas o que eles tem na Tv é medo de arriscar tão sempre muito na defesa com medo de errar e então não falam para mais de dois ou três dias, é o que eu penso!

Quanto aos modelos não só mantém calor nalguns casos extremo esta semana principalmente segunda terça e quarta como o querem agora prolongar mais uma semana :surprise: enfim veremos mas para mim onda de calor em grande parte do pais está garantido!

Em primeiro lugar temos de saber quem presta a informação na comunicação social, nem sempre a fonte é oficial e/ou elaborada por Meteorologistas. Depois, é natural que um técnico seja um pouco conservador, perante uma série de opções que tem de tomar, levando sempre em conta a climatologia das regiões ou dos locais. Por fim não podemos esquecer que a avaliação de desempenho (hoje em dia) do profissional, leva em conta o gráu de acerto...ou seja, compara-se o que é previsto com o que ocorre...lidando-se com modelos, nós aqui no fórum sabemos como é....
A talhe de foice, é curioso referir a descida da temperatura que os modelos apontam para Lisboa na Quarta-feira, cerca de 8 ºC na Temperatura máxima...Terça 40 ºC e Quarta 32 ºC...

Em primeiro lugar temos de saber quem presta a informação na comunicação social, nem sempre a fonte é oficial e/ou elaborada por Meteorologistas. Depois, é natural que um técnico seja um pouco conservador, perante uma série de opções que tem de tomar, levando sempre em conta a climatologia das regiões ou dos locais. Por fim não podemos esquecer que a avaliação de desempenho (hoje em dia) do profissional, leva em conta o gráu de acerto...ou seja, compara-se o que é previsto com o que ocorre...lidando-se com modelos, nós aqui no fórum sabemos como é....
A talhe de foice, é curioso referir a descida da temperatura que os modelos apontam para Lisboa na Quarta-feira, cerca de 8 ºC na Temperatura máxima...Terça 40 ºC e Quarta 32 ºC...

Mas Quarta não vai descer assim tanto é pouco menos que terça ;)

Mas Quarta não vai descer assim tanto é pouco menos que terça ;)

Na previsão automática (10 dias) para Lisboa disponibilizada na página do I.M., é o que está para quem quiser ver...por isso sou absolutamente contrário a essas práticas de duvidosa deontologia...a publicação para os utilizadores, do "material" em bruto.

Na previsão automática (10 dias) para Lisboa disponibilizada na página do I.M., é o que está para quem quiser ver...por isso sou absolutamente contrário a essas práticas de duvidosa deontologia...a publicação para os utilizadores, do "material" em bruto.

Ok fia-te no I.M que eu fio-me na minha sabedoria ainda em ver modelos a médio prazo...depois vemos quem tinha razão, esses valores a 10 dias do I,M são disparatados depois de terça feira! e vão ser alterados (é a minha opinião!)

Há um problema qualquer com esse automático Chingula, já temos falado aqui disso, aparentemente equivalerá à temperatura dos 12z ou qualquer coisa do género e não a uma máxima. A mínima estará mais certa pois talvez equivale a uma previsão das 6z. Se indica 32 para Lisboa, provavelmente equivalerá a uns 35 ou 36 de máxima.

De qualquer forma creio também que os dias mais quentes serão hoje e segunda-feira, eventualmente 3ªfeira já menos provável. Quarta parece-me que serão mais baixas sim. Quanto a 2003 não tem comparação, em 2003 a ISO 30 aos 850hPa tocava no Algarve.
E continuo a achar que não vamos chegar aos 43 numa EMA oficial neste evento, porque acho que não é aquela entrada bruta sahariana que é capaz de extremar as temperaturas, mas é sempre possível, a ser, talvez Alcácer ou Amareleja amanhã. Mas isso é um pouco irrelevante, 41, 42 ou 43, o mais importante neste evento será a persistência durante muitos dias de temperaturas elevadas, nalgumas regiões primeiro na casa dos 40 e depois um pouco mais baixo.

Será uma semana toda ela com vento de leste, as temperaturas não vão descer 8ºC como o IM prevê Quarta-feira para Lisboa, esse automático tem algum defeito. Em 2003, lembro-me muito bem que 1º era 3 ou 4 dias com calor, depois passou a uma semana e depois durou cerca de 17 dias foi sempre prolongando-se no tempo. Pelo menos até 1 de Agosto temos calor com temperaturas acima dos 35ºC (Alentejo, Extremadura, Ribatejo), amanhã o IM prevê já 40ºC para Lisboa, tal como para 3ª feira 40ºC para Lisboa e 37ºC para o Porto. Se for uma onda de calor como a de 2003 uma coisa é certa, o Algarve é a única região do país que não tem onda de calor, tal como em 2003 não teve.

Está aí uma discussão um pouco sem sentido quanto a isso de 3ª - 40 e 4ª - 32, já sabemos por muitos outros exemplos que a previsão feita pelo IM a 3 dias é uma coisa, e os previsão daí até 10 dias eles obtém pelo modelo (por acaso gostava de saber mais exactamente como). O próprio IM refere que se deve interpretar essa previsão APENAS COMO UMA TENDÊNCIA. Neste caso 32 corresponderá a uns 4-5 graus mais (cerca de 36, pelo que a experiência me diz), ou seja uma pequena descida. Mas também acho que não deviam apresentar tudo junto na previsão a 10 dias, induz em erro. Boa praia hoje para quem for (com pouca nortada!:))

Segundo a última saída do GFS, hoje foi o dia com temperatura máxima mais baixa até 2 de Agosto. A paralela ainda está pior, colocando a iso 28 em quase todo Portugal continental, com um geopotencial elevadíssimo.

gfs0174.png

gfs1174.png

Felizmente ainda está longe e pode mudar, mas nenhum outro modelo vê saída para este episódio de calor, portanto está para durar, e as previsões são cada vez mais extremas.