Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2010

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Antes de mais nada, boa noite a todos e parabéns pelo excelente trabalho que é feito neste fórum.
Esperava algo a acompanhar a afirmação de que teremos uma nova vaga de calor semelhante à de 2003... Gráficos de ambos os anos (o de 2003 e o actual), algo que efectivamente justificasse esta citação. Não é, de forma alguma, uma crítica, apenas gostaria de saber se tal se irá verificar. Tenho essa vaga de calor bem presente e seria desastroso se tal viesse a repetir-se.

Aproveito para pedir a vossa opinião em relação às últimas saídas para os dias a partir de terça feira. Noto, ao ler todos os vossos posts, que parece haver uma alteração para quarta feira, independentemente do modelo a ser analisado.

Não sou, nem de perto nem de longe, uma expert em meteorologia, apenas uma fiel seguidora.

Obrigada


Bem vinda ao fórum, de facto para estes dias não há nada que aponte para um "2003", apenas algum "doomcasting" ou "wishcasting" em vez de forecasting.
Nem em duração, nem em extensão territorial nem em extremos. Embora ali a zona Ribatejo/Vale do Tejo aparentemente possa ter um valores interessantes para a zona e para início de Julho, se de facto alguns dados dos modelos se vieram a verificar, o que ainda não sabemos.
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Ao ver no seguimento sul do fórum uma imagem de satélite de umas trovoadas a sul/sudeste do Algarve com o sol quase no ocaso, deu-me a impressão que a sul já anda poeira no ar.

12503632.jpg


satwn.jpg



Fui verificar num modelo específico, e assim parece ser.

dust.gif



Estas entradas de ar quente saariano trazem como desvantagem o ar seco e poeira. Em princípio, pelo menos até 3ªfeira esta camada de ar seco e poeira impedirá ou pelo menos dificultará bastante a ocorrência de grandes trovoadas na metade sul do país.
 

Teles

Cumulonimbus
Registo
7 Dez 2007
Mensagens
2,212
Local
Rio Maior
Boas , aproveitando o que o vince postou , há pouco tirei uma foto no pôr do sol onde já se parecem notar essas poeiras na atmosfera, e a foto até foi tirada na direcção norte:

poeiras.jpg
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
12503632.jpg


satwn.jpg



Vao chegar para cobrir o país todo? Ou ficam-se só pelo algarve?

cumps
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Desculpem o comentário, mas o IM não se terá precipitado ao prever aguaceiros e trovoadas para o interior Centro e Sul para hoje?

É que vendo as imagens de satélite, não vi nada de especial, e a Cut-Off ainda está razoavelmente afastada, e apesar de haver a possibilidade de acontecerem mesmo os tais aguaceiros e trovoadas, que se podem formar de uma forma rápida, analisei as cartas meteorológicas do IM, o ALADIN e o ECMWF e não há qualquer mancha de precipitação, por mais pequena que seja, para as zonas referidas.

O CAPE e LI estão fracos, embora estejam lá, e embora também não sejam as únicas variáveis necessárias para a formação de eventos convectivos. :)

O GFS também não prevê nada para hoje. Portanto, a minha pergunta é, se se basearam desta vez noutro modelo diferente e o que é que tiveram em conta para fazer estas previsões. Algum output a que não podemos aceder? (penso que esta opção é a mais apropriada para este caso...)

É só uma dúvida, não estou a criticar os modelos nem o IM.

:thumbsup:
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,219
Local
loule-caldeirao
Não quero entrar em criticas mas normalmente o I.M custuma fazer actualizações a meio da manhã exceptuando o fim de semana e mais ao Domingo.
A meu ver essa previsão de aguaceiros e trovoadas para o interior sul era uma possibilidade que havia ontem e que foi mantida na previsão de hoje como normalmente acontece ao inicio de cada dia, em que o I.M acrescenta a previsão descritiva do 4º dia e mantem quase sempre a previsão do dia anterior para o dia presente.
Ou seja, essa previsão já não tem credibilidade e a ser revista como costuma ser durante a semana já não estava lá. Mas como isto da metereologia tem mais que se lhe diga, esperem sentadinhos pois pode haver sempre surgir alguma poeira e faísca por ai.

Quanto aos dias que virão não sei pois não entendo nada de cut-off's e coisas assim mas a avaliar pela humidade disponível e temperaturas registadas não sei se me lembro de ver alguma coisa por aqui com essas condições mas a ver vamos.....
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Não quero entrar em criticas mas normalmente o I.M custuma fazer actualizações a meio da manhã exceptuando o fim de semana e mais ao Domingo.
A meu ver essa previsão de aguaceiros e trovoadas para o interior sul era uma possibilidade que havia ontem e que foi mantida na previsão de hoje como normalmente acontece ao inicio de cada dia, em que o I.M acrescenta a previsão descritiva do 4º dia e mantem quase sempre a previsão do dia anterior para o dia presente.
Ou seja, essa previsão já não tem credibilidade e a ser revista como costuma ser durante a semana já não estava lá. Mas como isto da metereologia tem mais que se lhe diga, esperem sentadinhos pois pode haver sempre surgir alguma poeira e faísca por ai.

Sim, por um lado tens razão, trovoadas. :)

Mas a última actualização dessas previsões dos aguaceiros e trovoadas foi feita hoje às 5 da manhã (informação disponível na própria página inicial do IM).

Esse pormenor poderia explicar isso, mas penso que desta vez não é isso que se passa. É apenas a minha opinião. :thumbsup:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Há sempre a possibilidade de alguma trovoada dispersa nestas situações, vulgo trovoada "seca" (com pouca água precipitável na atmosfera). O GFS de hoje até está bastante razoável para o interior norte e centro-norte com alguma humidade presente, para o interior sul parece-me mais difícil, embora o Estofex até inclua o Algarve numa zona de baixa probabilidade.
 

Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
Não acho exagerada as previsões do nosso I.M... Reparem pelas imagens de satélite nas formações no interior sul do paÍs... embora não seja mesmo nada de especial não acho nada impossivel alguma convectividade interessante!

fftfg.jpg
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Desculpem o comentário, mas o IM não se terá precipitado ao prever aguaceiros e trovoadas para o interior Centro e Sul para hoje?

Não vejo assim qualquer precipitação porque existem alguns modelos com a previsão de formação de Cumulonimbus para esta tarde na região sul.

Mas como isto da metereologia tem mais que se lhe diga, esperem sentadinhos pois pode haver sempre surgir alguma poeira e faísca por ai.

Ora aí está, vamos esperar até ao final do dia e tirar depois as conclusões.