Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2011

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
O belo centro da depressão a NW :shocking:

a5JeX.png
 


beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Esta primeira metade do mês de Julho está feita, na minha opinião, e segundo as tendências dos principais modelos: AA bastante a oeste, o que favorece o regime de NW moderado a forte e cavados perto de nós, como o que vem aí.

Vamos ver o que sobra para o resto do mês... E em Agosto, claro :).
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Esta primeira metade do mês de Julho está feita, na minha opinião, e segundo as tendências dos principais modelos: AA bastante a oeste, o que favorece o regime de NW moderado a forte e cavados perto de nós, como o que vem aí.

Vamos ver o que sobra para o resto do mês... E em Agosto, claro :).

Também concordo que a primeira quinzena, ou pelo menos até dias 12, está feito, e acho que o padrão que se instalou não permite grandes ondas de calor, só eventos pontuais e de curta duração, com excepção para o Algarve e interior alentejano.

Amanhã, segundo o GFS, teremos a visita da iso 8 a 850 hpa no Alentejo. Será um dos dias de Julho mais frios dos últimos anos, mas não acredito na máxima de 24ºC para Portel, prevista pelo GFS, acho que deveremos ficar mais perto dos 29ºC previstos pelo IM.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Amanhã, segundo o GFS, teremos a visita da iso 8 a 850 hpa no Alentejo. Será um dos dias de Julho mais frios dos últimos anos, mas não acredito na máxima de 24ºC para Portel, prevista pelo GFS, acho que deveremos ficar mais perto dos 29ºC previstos pelo IM.

Menores máximas em Julho em Beja, neste século:

Dia 5 em 2001: 23,4ºC

archives20017500.png


Dia 7 em 2004: 25,5ºC

archives200477120.png


Dia 13 em 2003: 25,6ºC

archives2003713120.png


Dia 19 em 2007: 26,9ºC

archives200771900.png


Dia 6 em 2008: 26,2ºC

archives20087600.png



Para amanhã a automática do GFS prevê 24,4ºC e a automática do ECMWF 26ºC (esta em Cuba, pois a do IM é feita por um meteorologista e prevê 29ºC). O ALADIN prevê cerca de 27ºC.

Os 23,4ºC de 2001 são imbatíveis, na minha opinião (a não ser que a nebulosidade persista o dia todo), mas a 2ª máxima mais fresca, 25,5ºC em 2004 está em aberto (mas mesmo assim improvável). Para isso tinham que ser a automática dos modelos a acertar e não os meteorologistas do IM.
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Não deixa de ser curioso que em 2003 se tenha atingido uma máxima tão baixa em Beja em Julho e em Agosto... foi o que foi, um autêntico "forno", em todo o país, por 15 longos dias :). Mas não há anos iguais...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Pois, parece que pelo menos nos próximos 7/10 dias não temos nenhuma canícula em perspectiva, o que sinceramente me agrada bastante. Vamos a ver o que acontece na 2ª quinzena e início de Agosto.
De facto é curioso esse pormenor de 2003.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Mas se virem bem a sinóptica que originou esses dias mais frescos em 2003 é bastante diferente que a das outras 4 situações e a de hoje.

Em 2003 estava já lá a dorsal africana a tocar no UK, enquanto que nas outras 4 estava uma depressão no UK ou no Golfo da Biscaia. Em 2003 já se anunciava o que estava para vir.

Há outro facto curioso, que reparei no relatório da Primavera do IM. A Primavera deste ano foi a 2ª mais quente desde 1931. A mais quente foi a de 1997. à qual se seguiu o Verão mais fresco dos últimos 20 anos. E um dos Outonos mais quentes dos últimos anos, com consequências trágicas.
 

GonçaloMPB

Cumulus
Registo
17 Set 2010
Mensagens
439
Local
Évora, Alentejo Central
Maltinha, o que se pode esperar para quarta a domingo no Algarve central??

Vou passar uns dias ao Carvoeiro e queria apanhar um tempo razoável/bom. Dado que já torrei que chegue no Alentejo durante estes últimos dias. :w00t:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Bons dias:)

Desde Sabado que temos sido influenciados por um periodo de maior actividade depressionaria no Atlantico NE, e até dia 10 continuaremos sob a influencia de uma perturbação semi estacionaria em altitude, associada a nucleos depressionarios nas ilhas Britanicas.

Espera-se que a zona NW do Pais seja a região mais afectada de modo irecto pela actividade depressionaria, com a passagem de restos dos sistemas frontais.

Mais para sul os efeitos serão mais reduzidos, apenas reflectindo-se ao nivel da temperatura, já que associados aos restos frontais, sucessivas plumas quer de ar subtropical maritimo, quer de ar de origem polar maritimo serão arrastadas para sul no bordo este do AA.


A partir de dia 10 espera-se que o AA volte para leste, establecendo-se entre os Açores e França, sob uma forte dorsal centrada sobre Marrocos...dada a chegada do periodo critico das ondas de calor ( 15jul-15ago) poderá ocorrer um evento de calor mais significativo alguras na 2a ou 3a semana de Julho...podendo o mês acabar muito quente.

Um modo simples de explicar isto tem que ver com a actividade das depressões no Atlantico...entre o dia de ontem e o dia 10 de Julho passarão 7 dias em que a actividade no Atlantico terá o seu foco no Atlantico Nordeste...sendo que a energia de que estes sistemas precisam será gasta ao passar destes dias.
Tambem a posição da depressão forçará o AA mais para W, o que terá como efeito uma forte entrada de ar tropical pela costa leste Americana.

Com o passar do tempo, este ciclo torna-se instavel e reverte, já que o Atlantico nordeste fica com a atmosfera mais estavel..."gasta" e o ar tropical muito energetico acumula-se na America, acabando o ciclo quando o AA acaba por se começar a deslocar para a Europa e as depressões começam a surgir na America forçando ainda mais o AA para leste e intensificando a dorsal Africana.

Este ciclo costuma ser mais visivel em periodos de NAO neutra ou positiva e estava prevista aquando da altura em que eu fiz a previsão sazonal...dai eu ter referido que este verão não viria a ter tanto calor de seguida mas sim alguma variação..instabilidade, embora com a tendencia a favorecer o tempo quente.

Este actual cenário é no entanto mais acentuado do que seria de esperar...e há uma coisa que me preocupa nisto..é que se agora o ciclo que expliquei acima se tornar favoravel ao calor aqui no SW Europeu ( que é o mais plausivel que aconteça a partir de dia 10), estaremos em pleno periodo critico das ondas de calor...e apesar de não sabermos exatamente como vai estar a sinoptica daqui a 10 dias, há que começar a ponderar a possibilidade de uma onda de calor;)
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Bem, parece que a nortada veio para ficar... AA sempre bastante a oeste... Aparentemente só lá para o final da próxima semana parece querer aproximar-se... Vamos ver...

Como eu só tenho férias em Agosto, nem é assim tão mau para mim, não me importo de trabalhar assim com este tempo mais "fresco" :).
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Estará assim tão em risco do típico verão no SW Europeu para que alguns temam pelas suas férias a tostar?Não me parece nada anormal este começo de mês de Julho, um pouco mais fresco, também porque caímos em risco de comparações com a onde de calor do final de Junho...
Parece-me haver uma tendência para o português apenas recordar os extremos e esquecer todo o resto...
Esquecendo este desabafo, para a proximidade temporal aquilo em que os modelos "apostam" é o seguinte:

- Até ao próximo sábado mantém-se uma tendência de se manter uma pequena depressão estacionada nas ilhas britânicas e, com a ajuda da localização do AA mais a oeste, teremos quase como uma roldana encaixada a empurrar pequenos restos frontais até ao NW do Continente...mesmo assim a sua influência tal como o stormy fez referencia, deverá sentir-se mais na temperatura que na precipitação...

- Em relação às temperaturas e há possibilidade de uma futura onda de calor, certamente ela aparecerá, mas para já não me parece ainda com data marcada...até quinta/sexta as máximas deverão diminuir por todo o país, voltando depois a subirem com a aproximação do AA, mas sem grandes loucuras...25/26ºC no litoral norte (mais fresco) e 30 e alguns (33/34ºC) no interior Alentejano...
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Bem, parece que a nortada veio para ficar... AA sempre bastante a oeste... Aparentemente só lá para o final da próxima semana parece querer aproximar-se... Vamos ver...

Pelo litoral norte não chega a acontecer nortada, depois de uma manhã encoberta, a tarde fica mais luminosa, com vento fraco de oeste/noroeste, até agradável:).

Parece que este padrão irá continuar pelos próximos dias...
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Como eu só tenho férias em Agosto, nem é assim tão mau para mim, não me importo de trabalhar assim com este tempo mais "fresco" :).

Estamos todos mal habituados com os últimos verões.

Normais 1971-2000, Julho, Máximas:

Lisboa 27,5ºC
Évora 30,2ºC
Porto 24,4ºC
Bragança 28,5ºC
Faro 29,0ºC

Máximas de hoje, aproximadamente:

Lisboa 27ºC
Évora 32,5ºC
Porto 23ºC
Bragança 27,5ºC
Faro 29ºC

Pois parece que o tempo não está assim tão fresco.