Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2011

para mim Alentejo sem 40ºC não é Alentejo.
quero de volta o Alentejo em que estávamos mais de uma semana com 40ºC e mínimas de quase 30ºC, isso é que tem piada:angry::angry:

Até domingo manter-se-á o tempo como nos últimos dias, com nortada e temperaturas ligeiramente abaixo da média, à excepção do Algarve que terá dias quentes em consequência da nortada.

A partir de dia 12, e ao contrário do que estava sendo previsto pelos modelos até ontem, as temperaturas subirão, mas para valores perfeitamente normais para a época, provavelmente com a manutenção da nortada no litoral oeste.

Ensemble para o Alentejo, T2m, GFS, 12z:

graphe_ens4_pwh7.gif

Exceptuando 2 ou 3 linhas, pouco se passa dos 35ºC. Não quer dizer que não venham dias quentes, mas o padrão que se estabeleceu este verão, que dura há quase um mês e deverá durar pelo menos mais quinze dias, e é conforme ao previsto na sazonal do ECMWF, não é nada favorável a ondas de calor duradouras, eventos extremos só muito pontuais como aconteceu na semana passada.

O regime de nortada com o AA bem a oeste continua pela semana que vem... Primeira quinzena de Julho aparentemente vai acabar como começou: AA a oeste, com muita nortada... Padrão típico de Verão, mas, dentro do padrão, o mais "fresco" que poderíamos ter (só falta a chuva miudinha :)).

A ver vamos as cenas dos próximos capítulos: segunda quinzena de Julho e depois, claro está, Agosto, o meu mês de eleição :).

Na minha humilde opinião, das duas uma: ou o Verão vai ser pautado por este padrão, portanto ligeiramente abaixo da média, ou então quando vier o calor, vem a valer... vamos ver...

Não sei porquê mas estou com um palpite que pelo menos a ultima dezena de dias do mês será torrido ... isto simplesmente porque estes primeiros 15 ou 20 dias, serão provavelmente abaixo da média, e como a natureza tem sempre tendência a equilibrar-se o mais provável é a ultima metade ser bem quente !!

Aliás o GFS tem vindo a insistir nisso há alguns dias !!

Oh amigo sempre houve Verões mais frescos, o Verão no Alentejo nunca foi obrigatoriamente de 35 ou mais ºC. Apenas já tivemos muito calor antes do Verão, há que haver equilíbrio. Acalme-se que ainda deverá haver uma ou duas ondas de calor.

Discordo de alguns membros quando falam de nortada nestes dias, ainda ontem tive na praia e o vento estava fraco...aliás um rico dia de praia!!

Discordo de alguns membros quando falam de nortada nestes dias, ainda ontem tive na praia e o vento estava fraco...aliás um rico dia de praia!!

No litoral oeste mais a sul a nortada tem-se feito sentir, e com mais intensidade que a norte (embora aqui com mais nuvens pela madrugada e manhã). É normal isto acontecer.

Oh MeteoAlentejo ... comeste alguma cassete é que começas a enjoar o pessoal sempre a mesma conversa !!

Como já foi dito nesta primeira quinzenas as temperaturas andarão na média ou ligeiramente abaixo da média !!

Recordo que a média de Evora nas máximas é de 30,2ºC e de Beja 32ºC !!

Será que está assim tão longe ??

Gostos não se discutem ... mas cassetes já se discutem ... !!

Aproveita a vida ...

No litoral oeste mais a sul a nortada tem-se feito sentir, e com mais intensidade que a norte (embora aqui com mais nuvens pela madrugada e manhã). É normal isto acontecer.

É verdade, mas hoje o litoral norte está a ser "bafejado" por uma nortada moderada, que serviu ao menos para limpar as nuvens;).

Quer-me parecer que nos próximos tempos a receita será esta: nuvens pela manhã, nortada pela tardinha...:rolleyes:

Boa tarde a todos,

Realmente, e perdoem-me o off-topic, MeteoAlentejo essa conversa já enerva. Ja imaginaste se todos os membros exprimissem os seus gostos vezes sem conta, neste tópico? Este é relativo à Previsão do Tempo e Modelos, e não serve para mostrar o descontentamento e os gostos pessoais. Sei bem que não sou moderador deste fórum, mas confesso que já andava para chamar a atenção deste pormenor há algum tempo.

Peço mais uma vez desculpa a todos pelo off-topic.

O MeteoAlentejo continua com uma azia do caraças, num dos post's anteriores ate falava dos ribatejanos, qual é o mal de terem mais calor que Serpa? não podem? existe alguma lei que o proíba. Ve la se tens calma com o que escreves, porque essa conversa já mete "nojo". Calma.

Amanhã vai registar-se uma pequena descida da temperatura no Algarve, 6ªfeira manter-se-á na mesma, a partir de Sábado volta a temperatura acima dos 30ºC que tem sido o normal neste Verão que tem estado bastante quente no Algarve com uma anomalia a rondar os +2ºC em relação à média.

MeteoAlentejo, tu sabes bem o que isso significa dias com 40ºC e noites com 30ºC, isso é um pesadelo.