Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2011

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Eu sou novo, tenho pouco mais de 20 anos, mas recordo-me de Estios com Junho e Julho de água fria e nortada forte, assim como me recordo de outros meses de Julho com alguns dias de céu nublado e vento fresco e forte de sudoeste. Também me recordo que nalguns desses anos com início de Verão mais fresco houve depois longos períodos de levante no final de Agosto, Setembro ou em Outubro. Recordo-me mesmo de ir à praia em Outubro, estar calor e água quente, como num dia típico de Verão.

A estação estival algarvia é assim! O tempo de praia tanto pode começar num mês de Primavera ou em Junho, como pode terminar em meados de Setembro ou durar até Novembro. E durante este longo período há semanas de nortada rija e água mais fria, semanas de levante, água quente e noites quentes, e semanas com o estado de tempo mais comum, brisa de sudoeste durante a tarde e noites calmas com uma ligeira brisa de norte, temperaturas dentro da média e água com temperaturas dentro da média.

Conheço até quem prefira o mês de Setembro e o final de Agosto para passar férias no Algarve, e os meus familiares contam que no passado havia quem marcasse férias para a primeira quinzena de Outubro, e fizesse praia nesse mês. O final do Verão, se a minha memória não me falha, teve sempre menos eventos de nortada que Junho e Julho.

Hoje:

Bóia de Faro: 19.1ºC
Isla Canela: 22ºC

De facto a água está mesmo gelada. O normal para esta altura do ano seriam 22ºC em Faro e 24ºC em Monte Gordo.
 


David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Eu sou novo, tenho pouco mais de 20 anos, mas recordo-me de Estios com Junho e Julho de água fria e nortada forte, assim como me recordo de outros meses de Julho com alguns dias de céu nublado e vento fresco e forte de sudoeste. Também me recordo que nalguns desses anos com início de Verão mais fresco houve depois longos períodos de levante no final de Agosto, Setembro ou em Outubro. Recordo-me mesmo de ir à praia em Outubro, estar calor e água quente, como num dia típico de Verão.

A estação estival algarvia é assim! O tempo de praia tanto pode começar num mês de Primavera ou em Junho, como pode terminar em meados de Setembro ou durar até Novembro. E durante este longo período há semanas de nortada rija e água mais fria, semanas de levante, água quente e noites quentes, e semanas com o estado de tempo mais comum, brisa de sudoeste durante a tarde e noites calmas com uma ligeira brisa de norte, temperaturas dentro da média e água com temperaturas dentro da média.

E não esquecer que tivemos muito levante e muito suão durante a primavera.

E concordo que no Algarve os meses de Setembro e Outubro são bastante bons para a praia, não é como Julho e Agosto que dá para ir todos os dias, mas os melhores dias de praia costumam acontecer nesses meses, com a água mais quente, as praias com menos gente e sem vento.
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
E concordo que no Algarve os meses de Setembro e Outubro são bastante bons para a praia, não é como Julho e Agosto que dá para ir todos os dias, mas os melhores dias de praia costumam acontecer nesses meses, com a água mais quente, as praias com menos gente e sem vento.

No litoral norte, há trinta anos atrás, Setembro era um excelente mês de praia, quase sem vento, sem confusões e água apetecível. Actualmente nem tanto...:(
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Bem, no meio disto tudo, quase certo é que o mês de Julho vai acabar como começou: AA a oeste, com muita nortada (por vezes "fresca") à mistura devido também a restos de cavados, e sem eventos de calor extremo.

Tendo em conta as previsões a curto prazo, pode-se dizer-se desde já, acho eu, e sem grande margem de erro, que este mês de Julho será caracterizado por "ventoso" (nortada). Acho que disso ninguém tem dúvidas.

Temperatura da água do mar também um pouco abaixo do normal, devido a este facto.

Próximos capítulos: Agosto (o meu mês de eleição para férias :)).
 

VILA REAL

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2009
Mensagens
545
Local
Vila Real (Alt. 470m)
No litoral norte, há trinta anos atrás, Setembro era um excelente mês de praia, quase sem vento, sem confusões e água apetecível. Actualmente nem tanto...:(

Exactamente, lembro-me de ir para a Praia de Mira durante todo o mês de Setembro e estava-se muito melhor que em Agosto pois a água do mar estava mais quente e a ondulação era menor. O mar costumava recuar bastante e formavam-se línguas de areia que permitiam andar com a água pelo joelho durante uma distância muito grande.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Os EUA estão a entrar numa onda de calor extrema, que durará uns dias ou mesmo a semana toda.

Como já tinha referido, há um metodo de analise da actividade ciclonica muito util na intrepetação dos modelos no longo prazo, que tem que ver com os hot-spots na advecção tropical e na sua influencia nas depressões.

Seguindo esse raciocinio, começo a crer ( embora já o tenha dito há muito tempo e os modelos tenham vindo a adiar) que o fim do mês pode ser mais quente por cá, com a actividade extratropical a localizar-se no Atlantico NW alimentada pelo forte influxo tropical a afastar a dorsal para leste.

Com o inicio da fase activa da temporada de furacões tambem se espera que a actividade no atlantico aumente, e os tracks serão tendencialmente em direcção ao Atlantico NW..portanto...este ciclo de fortes depressões em Labrador poderá intensificar-se ao longo das proximas semanas.

Com base nisso, vejo hipoteses de Agosto e mesmo Setembro serem meses com "melhor tempo" no SW Europeu.

A situação do Outono ainda está muito difusa...mas Outubro e Novembro ( talvez já a partir do Final de Setembro) talvez venham a ser meses com anomalias positivas de temp e eventualmente de precipitação...o Inverno não traz boas prespectivas, já que o forte PDO- e niña poderão levar a uma NAO+/AO+ e a um inverno fresco e seco.
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Lisboa com previsão de Vento Muito Forte... :confused:

enDAa.png
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Vamos ter esperança em Agosto que Julho, esse, está feito... Quando a nortada começa a diminuir, eis que aparece logo outro regime mais forte... :confused:

Quanto aos dias bons de praia em Setembro e Outubro, concordo, há dias excelentes nessa altura, com vento praticamente nulo mas há um grande senão para mim: dias já bastante mais pequenos... Para mim, é algo que não se coaduna com Verão... Verão é sinónimo de dias grandes, ou pelo menos tem muita importância para mim...
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
De acordo com os modelos parece que este mês de Julho vai continuar na mesma tendencia e o que me parece que se traduzirá segundo esta tendência num mês de Julho bastante fresquinho, com uma anomalia nas máximas na ordem dos 3ºC na região Norte, cerca de 2º na região Centro, e interior alentejano e apenas o Algarve devido á nortada tem a tendencia inversa ....

PS: Isto sem dados oficiais, apenas tendo como base um apanhado dos dias do IM entre os dias 6 e 14 Julho, e tomando como dados Porto, Lisboa, Faro e beja ... i isto simplesmente para enquadrar com as previsões dos modelos que apontam para uma continuação desta situação ao longo do mês..

Isto está de acordo com as previsões dos modelos sazonal da NOAA, que indica com especial incidência para um Verão mais fresquinho ...
O Outono/Inverno tal como o Stormy não me cheira nada bem ....
 

martinus

Cumulus
Registo
22 Dez 2006
Mensagens
438
Local
Portugal
O Outono/Inverno tal como o Stormy não me cheira nada bem ....

Não cheira bem? Quer dizer um Inverno com temperaturas abaixo da média e chuva abaixo da média? Para mim a primeira parte é bastante aromática, a segunda já nem tanto. Frio e chuvoso seria o Inverno celestial (digo celestial porque suponho que no inferno nunca está frio nem chove...).