Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2011

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Analisando padrões de anos anteriores, pelo menos no Algarve, anos hidrológicos com um início de Outono precoce e muito chuvoso costumam ser seguidos de Invernos secos e frios. Mesmo assim até podem ser anos hidrológicos que ficam depois na média ou acima da média só com o Outono e com um período de chuvas entre meados de Março e de Maio.

Este padrão foi muito comum nas últimas três décadas. Olhando para normais antigas, parece que o padrão mais comum no passado foi aproxidamente o que tivemos nos últimos dois anos: Verão prolongado até meados de Outubro, Outono para o seco, e período das chuvas fortes entre Dezembro e Março/Abril.
 


beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
De facto este mês de Julho não tem mais que 2 ou 3 dias seguidos de sol (litoral oeste)... Depois de uma 5ª e 6ª feira até com algum calor, eis que Sábado começa com o céu nublado pelo litoral oeste... Lá se vão os planos de ir até à praia com a minha filhota... :confused: Enfim, não me lembro de um mês de Julho em que tenha feito tão pouca praia como este (fins de semana)...

Vamos ver o reservam as 3 semanas de férias que tenho em Agosto... Tanto eu como a minha mulher e filha adoramos praia e como vamos ficar pelo litoral oeste... AA, aproxima-te mais de nós se faz favor :). Senão vai ser de facto um fiasco :sad:
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Ok, mas de qualquer das formas, dê por onde der, não está um bom mês de Julho para fazer praia no litoral oeste. Longe disso. Até pode ser um mês de Julho relativamente normal e dentro do padrão de Verão mas... não está bom para veranear nas praias do litoral oeste.

Agosto tenho esperança que seja melhor, menos ventoso pelo menos.
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Atenção para o vento (Nunca é demais avisar) amanha na costa oeste que deverá ser forte:

Principio de Tarde
mass55km27knots.gif


Fim de tarde
mass55km30knots.gif


Rajadas que poderão chegar aos 70km/h de rajada de Norte...

Vejam onde estacionam os vossos carros, pois sugiro que nao o façam ao pe de pequenas arvore, contentores do lixo, debaixo de varandas(que contenha pequeno vasos)... Etc...
 

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
"Estou farto da nortada, só queria um dia de praia normal. E tu ?"
Este é o nome de um grupo no Facebook que tem estado inactivo mas cujo titulo se aplica a estas última semanas. Hoje, aqui na minha zona, o vendaval é incrível. Sol, só uma hora no máximo, durante todo o dia.
Sei que não adianta lamentar mas assim,
Não há condições...
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
]ToRnAdO[;288280 disse:
Atenção para o vento (Nunca é demais avisar) amanha na costa oeste que deverá ser forte:

Principio de Tarde
mass55km27knots.gif


Fim de tarde
mass55km30knots.gif


Rajadas que poderão chegar aos 70km/h de rajada de Norte...

Vejam onde estacionam os vossos carros, pois sugiro que nao o façam ao pe de pequenas arvore, contentores do lixo, debaixo de varandas(que contenha pequeno vasos)... Etc...

Desculpem a minha ignorância, mas quanto é que equivale 20 nós?
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
então e com o é que amanhã estão previstas rajádas de 70km/h?, se é só 20 nó.

37km/h será a intensidade prevista da velocidade do vento, obviamente que as rajadas serão mais fortes, e talvez possam atingir os 70km/h;)
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
"Estou farto da nortada, só queria um dia de praia normal. E tu ?"
Este é o nome de um grupo no Facebook que tem estado inactivo mas cujo titulo se aplica a estas última semanas. Hoje, aqui na minha zona, o vendaval é incrível. Sol, só uma hora no máximo, durante todo o dia.
Sei que não adianta lamentar mas assim,
Não há condições...

:) De facto, férias este ano em Julho, para quem queira praia e sem ir para o Algarve... um fiasco, não há praia que escape... e ficar nas dunas não é opção... pois quando se chega à beira mar, ui... Para não falar da água do mar, que está "GELADA"...

Há quem ache normal e goste do tempo assim, no Verão... Eu pessoalmente para trabalhar não me importo nada, está "fresco", pena que nem os fins de semana escapam... :confused:

Agora, se tiver o azar de apanhar este tempo em Agosto, nas minhas férias... :shocking: Mas por norma Agosto costuma ser menos ventoso... Mas não sei porquê, mas acho que este ano temos aqui um "escudo" a impedir o AA de aproximar-se mais de nós... Os cavados têm sido imponentes... Resta saber até quando.

Mas de facto quem tirou férias agora teve azar, neste capítulo... :(
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Para amanhã sempre se mantêm o vento forte. Vamos lá com que poderemos contar, o IM dá rajadas até 65 km/h no litoral oeste de norte a sul. Será que amanhã irei ter 80 km/h, se nos últimos dias tenho tido sempre acima dos 70's :D
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Seguindo esse raciocinio, começo a crer ( embora já o tenha dito há muito tempo e os modelos tenham vindo a adiar) que o fim do mês pode ser mais quente por cá, com a actividade extratropical a localizar-se no Atlantico NW alimentada pelo forte influxo tropical a afastar a dorsal para leste.

Começa a ser provável a mudança de padrão a partir do próximo fim de semana, com a dorsal atlântica a mudar-se para a região entre os Açores e o UK. Tal posição induziria um fluxo de nordeste ou de leste, o que originaria a primeira semana de tempo de Verão no litoral. Não acho que tenhamos qualquer evento extraordinário, não me parece que venha uma entrada de ar quente africano, mas simplesmente uma mudança na direcção do vento, que fará subir as temperaturas para ligeiramente acima dos 30ºC no litoral e para cerca de 35ºC no interior. E a nortada deverá amainar ou mesmo cessar nalguns dias.

Até ao fim de semana mais do mesmo, com alguns altos e baixos pouco significativos.
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Parece realmente que a partir do próximo fim de semana o AA tende a aproximar-se mais de nós, e já não era sem tempo. De qualquer das formas, e tal como o David sf referiu, não será uma aproximação assim tão efusiva, mas o suficiente para termos alguma corrente de NE/E pela manhã, embora não muito forte, no litoral oeste talvez até nem se note, mas pode ser o suficiente para "eliminar" a nortada, pelo menos grande parte do dia... A ver vamos, para já os principais modelos estão concordantes...

Pode ser um bom pronúncio para Agosto e para quem vai de férias nessa altura :).

Entretanto mais uma semana se espera de muita nortada... Já enjoa este tempo, hoje chegou a estar frio... :shocking:
 

ferreirinha47

Cumulus
Registo
12 Jan 2009
Mensagens
212
Local
figueiras 179m / Leiria
(OFF Topic) Muito se tem falado das temperaturas do mês de julho, ins diziem que esta fresco outros dizem que a temeratura tem esta dentro da média, dentro da minha modestia opinião so as temperaturas mininas que esta~bem bacahas ha sitios na ordem dos 7 a 10 Graus o que para Julho convenhamos que sao baixitas. Se estiver enganado corrijam-me, aguardemos entao pelo proximo FDS.
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Mais uma vez, o ECMWF e o GFS voltam a adiar o calor... O AA não se vai deslocar muito da posição onde se tem encontrado até à data, bastante a oeste, o que significa que a nortada vai acompanhar-nos novamente pelo fim de semana que vem, embora as temperaturas devam subir devido a alguma componente de NE/E pela manhã, com o AA a aproximar-se ligeiramente de nós...

Esta posição do AA favorece os cavados ou restos de superfícies frontais no nosso país, daí esta nortada tão fresca e forte...

Já começo a achar que nem Agosto vai escapar a este padrão... :shocking: