Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2011

M

Membro excluído 274

Será que chove...

2m4abgy.png


Uma coisa é certa... Nos próximos dias calor não vamos passar!:(:cold:
 


martinus

Cumulus
Registo
22 Dez 2006
Mensagens
438
Local
Portugal
Para Braga está prevista chuva e vento moderado, para esta tarde e noite, com mínima de 10 C. (previsões do Instituto de Meteorologia e do Freemeteo). A acontecer será uma coisa digna de ser vista, no dia 18 de Julho. Eu não me lembro de ver tal coisa, é o dia do meu aniversário. O céu está encoberto e a chuva parece credível, para daqui a umas horas
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Será que chove...

2m4abgy.png


Uma coisa é certa... Nos próximos dias calor não vamos passar!:(:cold:

Qual é esse site?

Para Braga está prevista chuva e vento moderado, para esta tarde e noite, com mínima de 10 C. (previsões do Instituto de Meteorologia e do Freemeteo). A acontecer será uma coisa digna de ser vista, no dia 18 de Julho. Eu não me lembro de ver tal coisa, é o dia do meu aniversário. O céu está encoberto e a chuva parece credível, para daqui a umas horas

Parabéns! :palmas: Desculpem o offtopic.
 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,833
Local
VALONGO
realmente :S
já nao me lembro de um verao tao "enfadonho" como este..


sol/nortada vs encoberto/chuva

ja o meu sogro disse e talvez com razao mes de maio foi um antentico verão!
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
realmente :S
já nao me lembro de um verao tao "enfadonho" como este..


sol/nortada vs encoberto/chuva

ja o meu sogro disse e talvez com razao mes de maio foi um antentico verão!

Absolutamente. Abril e Maio foram os verdadeiros meses de Verão cá, AA em cima do golfo da Biscaia, potentes correntes de E/NE/SE. A partir daí, e tirando alguns dias em Junho (nomeadamente aquele tórrido fim de semana no fim), o "Outono" começou... e já começo a ter as minhas dúvidas que dê lugar ao verdadeiro Verão... :shocking:

Normalmente, Primaveras quentes dão lugar a Verões frescos, tenho essa percepção... Talvez alguém tenha dados mais concretos sobre isto...

Mas realmente está de acordo com as previsões sazonais, infelizmente (para mim)...
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Normalmente, Primaveras quentes dão lugar a Verões frescos, tenho essa percepção... Talvez alguém tenha dados mais concretos sobre isto...
Mas realmente está de acordo com as previsões sazonais, infelizmente (para mim)...

Tradicionalmente, depois das nortadas, era frequente virar a leste, e aí vinha o calor:). Tudo isto acompanhado por poucas nuvens.

Este ano, às nortadas seguem-se mais nuvens e a seguir nortada e ainda alguma chuva.:mad:

Parece ser este o padrão...:unsure:
 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,833
Local
VALONGO
yap nem mais ultima semana de julho promete estar dento do verão normal em portugal sendo que as previsoes a curto medio prazo andam a errar muito ultimamente!
a ver vamos...
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
O que mais tem acontecido tem sido toda a gente à procura de uma Verão mais consistente ao fundo do túnel, mas os modelos com o aproximar das horas vão esbatendo o calor que previam com algumas horas de antecedência, essa sim tem sido a regra ultimamente...
Mesmo assim não podemos deixar de "confiar" neles, devemos é desconfiar com aumento das horas, principalmente com a instabilidade que temos tido, principalmente mais a norte...onde até acumulações dignas não convectivas temos tido...

Em relação aos modelos, por exemplo o GFS é notório em esticar o AA para leste, mais próximo daquilo que é habitual (desde os Açores até à Irlanda), principalmente a partir de 6a feira...teríamos temperaturas máximas próximas dos 30ºC/32ºC no litoral e nos 35ºC ou mais no interior...mesmo assim o melhor é esperar para ver...

O ECMWF é mais arriscado...como sempre mais para o 80 que para o 8...leva o AA até à Islandia...ao largo a costa oeste da Irlanda...

Em boa verdade, os modelos voltam a prever a chegada do verão quente mais a norte, será que é desta?
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Bem, parece que é desta que o AA se vai deslocar mais para E/NE e alargar a sua influência no continente... Espera-se uma corrente de E/NE já a partir de Sábado, portanto o regresso do calor (quase um mês depois!) está quase confirmado, os principais modelos têm estado a ser consistentes...

Será este o pronúncio para Agosto? Ou será que vai acontecer algo como aconteceu no final de Junho (muito calor), apenas para dar lugar depois a um mês de muita nortada "fresca", portanto mais de acordo com as previsões sazonais? A ver vamos... :)

Eu aposto num Agosto quente, para compensar esta "frescura" (e chuva esta manhã!)
 

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Bom dia, sei que grande parte do pessoal aqui, com algumas excepções, gosta mais de chuva, vento e afins mas já chega, certo?
Já hoje vi uns modelos de sonho, com o AA a estender-se ao comprido, a trazer ventinho de leste e sueste, a aquecer o nosso cantinho e a água das praias algarvias que nestes dias tem estado uma autêntica desgraça. Esperemos que os modelos se confirmem porque com cortes nos subsídios de Natal, Troikas, FMI's, etc, ao menos que o verão venha animar os portugueses...
 

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
Parece que é desta, vamos ver as previsões do IM - Instituto de meteorologia:

No Porto as previsões são de algum calor e tempo de Verão.

tzQrE.jpg


Em Leiria, calor e muito sol.

oXh7H.jpg


Lisboa, com temperaturas quentes.

puLrO.jpg


Para aqui, no Montijo a brasa é total :hehe:

4eVGa.jpg


Beja ardente, também.

7JfFR.jpg


Faro com temperaturas ligeiramente mais baixas, mas acima dos 30ºC.

IVsaB.jpg


Isto são previsões, pode mudar ou não, claro. ;)
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Parece que é desta, vamos ver as previsões do IM - Instituto de meteorologia:

Isto são previsões, pode mudar ou não, claro. ;)

Claro que vai mudar, o mais provável é que não venha a estar tanto calor. Aí essa imagem do Montijo esquece. Não vai estar tanto calor. São previsões a uma semana, por vezes nem a 3 dias são certas.;)
 

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
Claro que vai mudar, o mais provável é que não venha a estar tanto calor. Aí essa imagem do Montijo esquece. Não vai estar tanto calor. São previsões a uma semana, por vezes nem a 3 dias são certas.;)

Como é obvio eu sei :confused: ;)

Mas não, não vou esquecer a imagem do montijo, porque ( Apesar de ir quase decerteza mudar ) ainda há pouco tempo, em Junho previa-se a 10 dias 41ºC para o Montijo e nesse dia lembro-me de tocar perto dos 39ºC ;).
 

adiabático

Cumulus
Registo
19 Nov 2007
Mensagens
319
Local
Lumiar
Bom dia, sei que grande parte do pessoal aqui, com algumas excepções, gosta mais de chuva, vento e afins mas já chega, certo?

Há bocado vi esta nuvem e estava para perguntar aqui no fórum se alguém sabia do que se tratava. Pois agora já sei, é fumo, pelo menos dois grandes incêndios, um para os lados de Marvão, outro da serra de S.Miguel.

Esta é uma das razões porque eu detesto o nosso verão e o nosso clima mediterrânico. Gostava muito que perdêssemos de vez esta secura estival, que tivessemos mais humidade e menos calor. Que volte o paludismo, não me ralo mesmo nada! Saber que os nossos incêndios são, regra geral, de mão criminosa, não me reconcilia com este clima que os favorece tanto.

Uma chuvinha, agora, vinha a calhar! Abaixo os incendiários e abaixo o AA!

nisa19jul20115.jpg


nisa19jul20114.jpg


nisa19jul20113.jpg


nisa19jul20112.jpg


nisa19jul20111.jpg