Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2011



Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
está tudo dito na seguinte tabela.
o tédio está de volta na próxima semana!:angry:
http://www.meteo.pt/pt/cidadeprev10dias.jsp?localID=2&cidadeID=2

Opah, arrependi-me de ter eliminado o post. Se você pode escrever aquilo que quer e chorar até fazer xixi também posso protestar contra esse tipo de posts que você tem por aqui escrito negligentemente a toda a hora. Se outros já foram expulsos desta comunidade por assuntos menos graves acho que está na hora de ser feito aqui alguma coisa!

Que idiotice pah! Tédio tenho eu todos os dias de tentar perceber as previsões postadas aqui por quem sabe e acabar por me perder no meio de desabafos e choradeira.
Vê-me a chorar a toda a hora só porque a Natureza não é como eu quero?

Se quiserem eliminem o comentário façam o que quiserem mas eu estou farto.
Sou obrigado a sair eu ?

Por amor de Deus...
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
o ultimo link refere-se á ultimas previsão do IM que é divulgas às 21h30

O link remete a isto:

semttulo2nc.gif


Dessa tabela extrai-se a seguinte informação:
- A previsão elaborada por Meteorologistas é referente apenas aos dias 26, 27 e 28 e datam de: 2011-07-26 03:47 UTC.
- Daí para a frente tratam-se de previsões automáticas resultantes da leitura directa dos modelos. Neste caso do modelo europeu, cuja última actualização foi a: 2011-07-26 20:20 UTC.
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Desculpem lá...mas tanta choradeira porquê?No Inverno é porque não neva, não chove ou não se batem temperaturas mínimas...no verão ou são uns a queixarem-se que não têm fenómenos de convecção...ou outros a chorarem porque não temos um verão tão agressivo com máximas nos 40ºC e sem vento...

Acho que a postura de alguns membros neste tópico já começa a ser "enfadonha" e a rondar o desadequado, aprendam a contemplar a meteorologia como ela é...e não como cada um quer que seja...
Há pessoas que já foram avisadas, mas nada de mudança de atitude...

Em relação ao que nos une, o interesse pela meteorologia, aquilo para onde apontam os modelos parece o seguinte:

Esta semana tal como era previsto e assim continuará, tivemos uma subida das máximas por todo o país...máximas acima dos 35ºC em muitas regiões do nosso Portugal...mas para domingo prevê a mudança do padrão...uma cut-off que se desloca no sentido SO-NE irá fazer uma aproximação gradual da costa oeste e, em principio, iremos ser afectados pela instabilidade em algumas zonas...principalmente no Litoral Norte...onde a precipitação parece ser quase certa...1 de Agosto já a acumular:lol:
A partir daí não arrisco muito, mas parece-me que o AA não está suficientemente forte nem alargado para colocar muito calor...talvez teremos uma transição com tempo mais fresco e alguma influencia dos cavados frequente a N/NO da Península Ibérica...
Sendo assim teremos o sul do país próximo dos 30-32ºC, mais a norte temperaturas bem amenas e algum vento de NO...
E tanto o ECMWF como o GFS estão relativamente de acordo....
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Só em termos informativo, para aqueles que continuam a achar este verão descabido...no ano de 1974 tivemos um verão abaixo do esperado, que também faz parte das contas para as médias....Valores para a cidade do Porto...

Máxima mais baixa - 30 de Agosto - 18,6ºC
Mínima mais baixa - 30 de Agosto - 8,0ºC

O ano de 1974 foi tendencialmente frio, não só nos meses de Verão, mas durante todas as estações do ano...
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
É óbvio que já deverão ter existido Verões mais frescos que este... E obviamente mais quentes que este, basta lembrar o do ano passado, o de 2003, etc. Mas julgo que não vale a pena negar que este Verão, principalmente Julho (com excepção desta semana) e pelos vistos a 1ª semana de Agosto vão ser tendencialmente frescos e com padrões de Verão um pouco fora da tal média/padrão... Não vale a pena negar-se tal facto, por mais que queiramos mostrar que "este Verão está a ser perfeitamente normal" só porque eventualmente gostamos que assim esteja.

O IM já publicou um artigo sobre Julho, sobre os episódios de vento moderado a forte e sobre as temperaturas abaixo do normal, onde já referiu que o AA esteve um pouco a sul da sua posição normal para esta época do ano (e na minha opinião, a oeste também). Resta aguardar pelo relatório do mês. São dados oficiais.

Na minha humilde opinião, esta semana é o padrão típico de Verão, não o restante mês de Julho e nao certamente a 1ª semana de Agosto.

Cada um puxa a brasa à sua sardinha, passo a expressão, uns anseiam por acumular precipitação nas suas estações, outros odeiam calor, outros odeiam frio, enfim, todos diferentes...

Penso que o que nos une aqui são os fenómenos "extremos" (sem colocar em causa danos materiais/pessoais), e nesta altura do ano qual o fenómeno extremo mais normal? Calor. Ainda para mais quando muitos gozam férias neste período, pelo que calor é bem vindo. Ao fim ao cabo estamos em Portugal, não no UK (esses este Verão coitados, nem cheiram o calor... :)).
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,497
Local
Bragança (675m)
Penso que o que nos une aqui são os fenómenos "extremos" (sem colocar em causa danos materiais/pessoais), e nesta altura do ano qual o fenómeno extremo mais normal? Calor. Ainda para mais quando muitos gozam férias neste período, pelo que calor é bem vindo. Ao fim ao cabo estamos em Portugal, não no UK (esses este Verão coitados, nem cheiram o calor... :)).

Se são extremos é porque ocorrem com pouca frequência, mas se todos os Verões tivermos esses tais episódios extremos então deixam de ser extremos.
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Se são extremos é porque ocorrem com pouca frequência, mas se todos os Verões tivermos esses tais episódios extremos então deixam de ser extremos.

Não necessariamente. Entenda-se como extremos algo que vai muito acima ou abaixo da média, mas não será por acontecer todos os Verões ou Invernos um ou dois episódios desses que deixam de ser extremos. E de certa forma é isso que (também) nos cativa na meteorologia.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,497
Local
Bragança (675m)
Não necessariamente. Entenda-se como extremos algo que vai muito acima ou abaixo da média, mas não será por acontecer todos os Verões ou Invernos um ou dois episódios desses que deixam de ser extremos. E de certa forma é isso que (também) nos cativa na meteorologia.

Temos critérios diferentes. Dificilmente considero uma onda de calor como um episodio extremo, quase todos os anos temos várias e este ano também já tivemos algumas. Agora uma onda de calor como a de 2003, essa sim, enquadra-se perfeitamente na categoria de episódio extremo.
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
O IM já publicou um artigo sobre Julho, sobre os episódios de vento moderado a forte e sobre as temperaturas abaixo do normal, onde já referiu que o AA esteve um pouco a sul da sua posição normal para esta época do ano (e na minha opinião, a oeste também). Resta aguardar pelo relatório do mês. São dados oficiais.

No mesmo documento deves ter lido que desde 2000 "já ocorreram 6 anos em que a média da temperatura máxima, em julho, foi inferior à normal do período de 1971-2000." (cita a fonte do IM) Como este é o 12º Verão desde 2000, não vejo espanto nenhum...já referi que as temperaturas estão um pouco mais baixas, mas não o exagero que parecem que fazem questão reforçar...