Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2011



Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Eu sei que é uma previsão a 10 dias mas alguém me consegue dizer porque é que o IM prevê uma diminuição de 13ºC nas maximas de dia 2 (41ºC) para dia 3 (28ºC) aqui para Abrantes?
http://www.meteo.pt/pt/cidadeprev10dias.jsp?localID=14&cidadeID=226

Mais uma vez lembro que ... :lmao:

"As previsões disponibilizadas nesta área são, em regra, até ao terceiro dia e para as Capitais de Distrito elaboradas pelos meteorologistas do IM. As previsões apresentadas a partir do quarto dia são geradas de forma automática a partir dos resultados dos modelos numéricos de previsão e desta forma devem ser interpretadas como tendências prováveis de evolução do estado do tempo."

É o que dá não ler as observações que ficam por debaixo dos quadros :D
 

F_R

Cumulonimbus
Registo
9 Ago 2008
Mensagens
2,299
Local
Nantes (Abrantes)
Mais uma vez lembro que ... :lmao:

"As previsões disponibilizadas nesta área são, em regra, até ao terceiro dia e para as Capitais de Distrito elaboradas pelos meteorologistas do IM. As previsões apresentadas a partir do quarto dia são geradas de forma automática a partir dos resultados dos modelos numéricos de previsão e desta forma devem ser interpretadas como tendências prováveis de evolução do estado do tempo."

É o que dá não ler as observações que ficam por debaixo dos quadros :D

Isso também eu sei, só tava a perguntar a alguém mais entendido o porque de uma diferença tão grande.
O que é que os modelos apresentam que poderia explicar essa diferença.
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Parece que uma "cut-off" a rondar a zona entre Açores e Portugal será certa a partir do próximo fim de semana. A questão é: onde se irá situar e qual a sua deslocação? Estes fatores serão determinantes para a evolução do estado do tempo por cá, ou mais quente (muito quente), ou mais fresco (quiçá com precipitação).

A ver vamos as cenas dos próximos capítulos :).
 

Gato Preto

Cumulus
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
142
Local
Sta. Marta Pinhal, Corroios, Seixal
Bom dia,

O IM indica para hoje temperaturas da água do mar para a costa ocidental que me parecem incríveis: 13ºC a 16ºC.

Nunca me lembro de ter visto tal coisa nesta altura do ano. Será assim tal anormal?

Testei ontem no Baleal. A sensação de frio é indiscritível.
 

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Bom dia,

O IM indica para hoje temperaturas da água do mar para a costa ocidental que me parecem incríveis: 13ºC a 16ºC.

Nunca me lembro de ter visto tal coisa nesta altura do ano. Será assim tal anormal?

Testei ontem no Baleal. A sensação de frio é indiscritível.

Eh! Eh! este mês de Julho tem sido do melhor nas praias da costa ocidental... Até quebra ossos. Mesmo no Algarve a situação também não é muito melhor. Tempo quente, sim, mas a água do mar entre os 18 e os 20 não é habitual no Verão algarvio. Que aqueça nos próximos 15 dias são os meus votos, até porque vou para lá...

P.S. Espero que a instalação do programa Summer não volte a crashar!
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
É o efeito de tanta nortada. A ver vamos se a mesma diminui de agora em diante. Se não diminuir, dificilmente teremos temperaturas da água do mar agradáveis.

Esteve bem melhor em Abril e Maio, lembro-me de ir a banhos em Maio e a água estava EXCELENTE. Que dizer deste mês de Julho...
 

Gato Preto

Cumulus
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
142
Local
Sta. Marta Pinhal, Corroios, Seixal
Eh! Eh! este mês de Julho tem sido do melhor nas praias da costa ocidental... Até quebra ossos. Mesmo no Algarve a situação também não é muito melhor. Tempo quente, sim, mas a água do mar entre os 18 e os 20 não é habitual no Verão algarvio. Que aqueça nos próximos 15 dias são os meus votos, até porque vou para lá...

P.S. Espero que a instalação do programa Summer não volte a crashar!

No sotavento algarvio, mais propriamente em Manta Rota, testemunhei na 2ª quinzena de junho temperaturas da água do mar a rondar os 25ºC. Agora está como está. :confused:

P.S: O prog de verão continua a teimar não finalizar a instalação :maluco:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa

Os modelos estão com dificuldade em apurar o destino da ULL, que se vai formar entre os Açores e a PI, e tambem teem dificuldades em modelar a "destruição" do bloqueio russo.

Da minha analise diaria aos modelos retiro que há uma grande probabilidade do bloqueio russo se dissipar até ao inicio de Agosto, e da ULL ter um comportamento que a leve para perto dos Açores, antes de ser absorvida no fluxo zonal.

Se assim for teremos temperaturas estaveis até ao 1º de Agosto, depois uma descida associada á passagem dos restos da ULL a norte, já embebida no jet polar, e um retorno do tempo mais quente a partir da 2a semana de Agosto..havendo alguma possibilidade de um episodio de calor mais extenso, mas essa probabilidade é baixa.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,451
Local
Olhão (24 m)
Na minha opinião, Agosto vai ser quase idêntico a Julho. Este Verão não é um Verão de extremos, se fosse um Verão quente e de extremos, a previsão sazonal do ECMWF que o ano passado acertou em cheio e este ano não indica nada de especial e até agora nada leva a crer que venha a acontecer algo de extremo. Até na minha modesta opinião, a 2ªquinzena de Agosto vai ser marcada por alguma instabilidade, associada a alguma cut-off, que dará origem a aguaceiros e trovoadas. Por isso, é o Verão que temos e é o equilíbrio da atmosfera, onde o 1ºsemestre de 2011 e particularmente o 2º trimestre de 2011 foi bastante quente.
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Por mim, desde que Agosto seja menos ventoso que Julho (menos nortada associada à conjunção AA/cavados) já fico contente... E tudo parece querer indicar que assim seja. Julho foi demasiado ventoso.