Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2011



frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Máximas médias, Julho, 71-00

Porto- 25ºC
Lisboa- 27.5ºC
Braga- 27.5ºC
Aveiro- 24.2ºC
Coimbra- 28.1ºC
Viana do Castelo- 26ºC

As máximas têm andado um pouco mais baixas que o normal mas nada de anormal. Basta agora uma semana de calor para o mês ficar quase na média ou mesmo acima da média nalguns locais. No Algarve até tem estado muito calor, a estação de Tavira está com mais de um grau acima da média para este mês. Nós é que estamos mal habituados, na última década houve muitos períodos longos com temperaturas muito elevadas. E este ano já houve muitos períodos de calor em Abril e Maio, e Junho terminou acima da média. Se continuasse assim, o ano ainda terminava como o mais quente de sempre desde 1931.

Precipitação e dias com chuva (>=0.1 mm):

Porto: 18.3 mm e 6.3 dias
Braga: 24.1 mm e 5.4 dias
Viana do Castelo: 28.4 mm e 6.6 dias

No Noroeste também é normal que haja alguns dias de precipitação, especialmente chuvisco, fruto da passagem de algumas «caudas» de superfícies frontais que nesta altura do ano passam mais a Norte, em direcção às Ilhas Britânicas e à Europa Média. Os restos dessas superfícies frontais, por vezes, atingem a Galiza e o Noroeste de Portugal.


Portanto, não me parece que haja motivo para tanta preocupação e para o comboio de disparates proferidos pelos jornalistas. Lê-se a comunicação social e fica-se com a ideia que o normal em todo o país são máximas médias de 30ºC durante todo o Verão.

Não é por acaso que o local para prática balnear é o litoral sul do Algarve e alguns pontos do arquipélago da Madeira. O litoral oeste sempre foi zona de nortada, nevoeiros matinais, chuviscos, máximas inferiores a 25ºC e fenómenos de upwelling durante a estação estival.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
É óbvio que já deverão ter existido Verões mais frescos que este... E obviamente mais quentes que este, basta lembrar o do ano passado, o de 2003, etc. Mas julgo que não vale a pena negar que este Verão, principalmente Julho (com excepção desta semana) e pelos vistos a 1ª semana de Agosto vão ser tendencialmente frescos e com padrões de Verão um pouco fora da tal média/padrão... Não vale a pena negar-se tal facto, por mais que queiramos mostrar que "este Verão está a ser perfeitamente normal" só porque eventualmente gostamos que assim esteja.

O IM já publicou um artigo sobre Julho, sobre os episódios de vento moderado a forte e sobre as temperaturas abaixo do normal, onde já referiu que o AA esteve um pouco a sul da sua posição normal para esta época do ano (e na minha opinião, a oeste também). Resta aguardar pelo relatório do mês. São dados oficiais.

Na minha humilde opinião, esta semana é o padrão típico de Verão, não o restante mês de Julho e nao certamente a 1ª semana de Agosto.

Cada um puxa a brasa à sua sardinha, passo a expressão, uns anseiam por acumular precipitação nas suas estações, outros odeiam calor, outros odeiam frio, enfim, todos diferentes...

Penso que o que nos une aqui são os fenómenos "extremos" (sem colocar em causa danos materiais/pessoais), e nesta altura do ano qual o fenómeno extremo mais normal? Calor. Ainda para mais quando muitos gozam férias neste período, pelo que calor é bem vindo. Ao fim ao cabo estamos em Portugal, não no UK (esses este Verão coitados, nem cheiram o calor... :)).


Se a memória não me falha, o último Verão com temperaturas abaixo da média foi o de 1992. Portanto, desde aí que temos tido sempre Verões acima da média. Este ano Junho já terminou acima da média. Basta que Agosto termine também acima da média, o que não me parece difícil, para que o Verão seja quente.
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Se a memória não me falha, o último Verão com temperaturas abaixo da média foi o de 1992. Portanto, desde aí que temos tido sempre Verões acima da média. Este ano Junho já terminou acima da média. Basta que Agosto termine também acima da média, o que não me parece difícil, para que o Verão seja quente.

1992?! Os Verões de 2007 e de 2008 acabaram abaixo da média de certeza, e tenho ideia que o de 1997 também.
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
A grande questão e incógnita neste momento é saber como vão os modelos "reagir" após a passagem desta "cut-off" (no sentido SO/NE). Voltamos a ter AA em cima de nós como esta semana? Ou ficamos nalguma espécie "pântano" barométrico? Ou voltamos a ter cavados?

O GFS parece querer a voltar a colocar o AA em cima de nós...

Vamos ver... :)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Não esquecer de ir olhando para o ensemble

endh.gif
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Não esquecer de ir olhando para o ensemble

Este quase que dava para um tópico de saídas cómicas :D Basicamente é uma saída válida até dia 1... Impressionante a variabilidade, sobretudo a médio prazo onde a saída operacional... vai completamente ao contrário da larga maioria dos membros do ensemble. Vejo cartas de ensemble há já alguns anos e... é algo raro ver uma saída assim tão discrepante!
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
o que queres dizer com isso?:huh:

Repara no gráfico MeteoAlentejo... A saída das 12z do GFS coloca por exemplo no dia 2 uma iso 25º a 850 hPa (algo que levaria a temperaturas extremas superiores a 40ºC certamente no interior). Mas olha lá bem a saída é a linha verde escura... repara onde andam as restantes vinte linhas do ensemble e onde está a linha que faz a média de todos os membros do ensembles: Precisamente 10ºC abaixo...e vê ainda a quantidade de membros abaixo da linha média. Ou seja a saída é no médio prazo aquilo que se designa correntemente por "outliar quente" ou seja uma saída que peca por estar claramente acima da média dos ensembles .
 

MeteoAlentejo

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2011
Mensagens
2,305
Local
Serpa
pois como é óbvio também não espero os quase 43ºC, mas penso que é provável 40ºC, visto que todas as ultimas saídas têm previsto para o início da próxima temperaturas bastantes elevadas!