Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Junho 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Regras deste tópico:
->Regras Análise Modelos, Previsão e Alertas
->Nota sobre a utilização dos dois tópicos de Previsões


Aviso MeteoPT
As análises, previsões ou alertas neste forum são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal.
Para previsões, avisos e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do Instituto de Meteorologia, Protecção Civil ou outras entidades com essa função.
 


Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Para a próxima semana avizinha-se o regresso do tempo fresco e de precipitação principalmente nas regiões do Norte e Centro com a entrada de ar polar marítimo associada a uma superfície frontal com origem numa depressão que passará a norte da Península Ibérica.

gfseuprec14475022527506.jpg


gfseut85014475143157517.jpg


gfseug50014475522207557.jpg
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas noites:)
Não me vou alargar muito, mas devo dizer que, tanto o ECMWF/12z como o GFS/18z parecem-me muito coerentes e lógicos, no que toca á evolução sinoptica nas proximas 240h.

Este fim de semana será marcado por ventos fracos a moderados de N/NW, algum nevoeiro no litoral oeste e temperaturas amenas, mais quentinhas no interior a sul do tejo, no sotavento algarvio e nas areas baixas da "terra quente" em tras os montes.

Na proxima semana ( 2f-5f) estaremos sob influencia conjunta do forte AA, a W e de uma baixa em altura com fraca expressão em superficie, a NE, dado isto suceder-se-hão algumas areas de frontogenese fraca, resultante do confronto entre massas de ar associadas á pluma tropical que circula o AA e massas de ar polar procedentes de N.
Dado isto esperam-se alguns episodios de chuvas fracas estratiformes, essencialmente a norte e no litoral tal como ventos moderados de NW...as temperaturas voltam a valores, grosso modo, primaveris..

Após isto o jet retrocede para ENE, voltanto a tipica dorsal subtropical...com tempo a aquecer e alguma nortada no litoral, embora posam haver alguns dias de lestada, lá mais á frente.
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Boas noites:)
Não me vou alargar muito...

Alarga, alarga .A gente aprecia e dá notícia.
Ainda que em síntese já dissestéis tudo .
Tudo indica que o Verão ,sobretudo a Noroeste, para a 1ª metade da próxima semana , "vai ali e já vem"...
Mais uma refrescante intromissão de Tempo temperado , caractrerístico da nossa exposição a Oeste ao vasto Oceano que nos abraça a esta latitude , interpretação natural para quem estará a trabalhar;
mais uma contrariedade que será ultrapassada com programas alternativos à praia ,para quem se encontre de férias ( no litoral Oeste no geral, quanto mais a norte , em particular...)
Quantas e quantas vezes, não é assim o Verão Português (do Continente) ?...
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Boas noites:)
Não me vou alargar muito, mas devo dizer que, tanto o ECMWF/12z como o GFS/18z parecem-me muito coerentes e lógicos, no que toca á evolução sinoptica nas proximas 240h.

Este fim de semana será marcado por ventos fracos a moderados de N/NW, algum nevoeiro no litoral oeste e temperaturas amenas, mais quentinhas no interior a sul do tejo, no sotavento algarvio e nas areas baixas da "terra quente" em tras os montes.

Na proxima semana ( 2f-5f) estaremos sob influencia conjunta do forte AA, a W e de uma baixa em altura com fraca expressão em superficie, a NE, dado isto suceder-se-hão algumas areas de frontogenese fraca, resultante do confronto entre massas de ar associadas á pluma tropical que circula o AA e massas de ar polar procedentes de N.
Dado isto esperam-se alguns episodios de chuvas fracas estratiformes, essencialmente a norte e no litoral tal como ventos moderados de NW...as temperaturas voltam a valores, grosso modo, primaveris..

Após isto o jet retrocede para ENE, voltanto a tipica dorsal subtropical...com tempo a aquecer e alguma nortada no litoral, embora posam haver alguns dias de lestada, lá mais á frente.

A partir de 5ª feira da semana que vem, a situação é muito volátil. Se ontem o ECMWF e o GEM punham a dorsal em cima e o GFS não, hoje estão os 3 de acordo, colocando uma cut-off a rondar-nos para a noite de Santo António. Não há ainda uma tendência clara para esse fim de semana.

ecm1216.gif


rtavn2161.png


gem0216.png
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Não te esqueceste, ontem só o GFS a punha, os outros de facto tinham dorsal e lestada.

O GFS colocava um cavado com probabilidade de evoluir para cut-off, e eu esqueci-me de referir.

Acontece que hoje o ECMWF ( que tem andado coerente....já que o GFS tem andado um pouco volatil), coloca a ULL perto de nós, evoluindo para SW/WSW, enquanto o GFS/06Z continua a coloca-la mas NE/E, com o jet sobre o nosso territorio continentetal, deixando o estado do tempo bastante imprevisivel e entediante:p
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
A cada saída do GFS aumenta a quantidade de precipitação prevista:

Ensemble para o Alentejo central, ontem às 18h:

grapheens3php1.gif


Hoje às 12h:

grapheens3phpj.gif


Em 6 h as quantidades poderiam ser consideráveis, e como já não chove bem há algum tempo há o risco de cheias urbanas, até porque já está tudo preparado para o verão e pouca gente estará à espera:

gfs296.png


gfs2102.png


O ECM, mais fiável a prever precipitações, não põe tanta quantidade, principalmente a sul, mas mesmo assim também não é nada meigo:

510232010060500108.gif


De notar, que sendo a normal de precipitação em Beja para Junho de 17,6 mm e em Lisboa de 17,2 mm, poder-se-ia num só dia, ultrapassar a normal do mês.
O máximo diário (1971-2000) de 40,4 mm em Beja, segundo a última saída do GFS que prevê 32 mm na Quarta feira, pode estar em risco de ser batido.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,398
Local
Olhão (24 m)
Mesmo no Algarve, o GFS coloca cerca de 35 mm tanto em Faro como em Olhão, de facto, seria algo inédito, já que a normal climatológica anda à volta de 8 mm em Faro.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Mesmo no Algarve, o GFS coloca cerca de 35 mm tanto em Faro como em Olhão, de facto, seria algo inédito, já que a normal climatológica anda à volta de 8 mm em Faro.

Sim, e o máximo diário em VRSA (1971 a 2000) em Junho é de 22 mm. Mas não deverá ser tanto, fio-me mais no ECMWF.

De qualquer modo, e ainda estamos a uma certa distância, há alguns ingredientes que apontam para a possibilidade de uma ciclogénese rápida na costa de Lisboa.

ecm196.gif


gem096.png


gfs096t.png


gfs0102.png


Cada vez mais interessante, situação a acompanhar.
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
E pronto. Está confirmado.
A semana que amanhã se inicia vai ter muito a ver
com o diálogo que se segue:

" Mãe (natureza) avisa o Filho (verão)...A irmã (primavera) presencia"

-Espera lá ; onde pensas que vais ? Para tantos dias? Ui !!! Há rabo de saia na costa , é? Não sabes que agora a tua ausência é mais notada? -Eu sei . Mas tenho esta fezada desta viagem super barata para a Europa Central. -Ah é ? E então quando desatar a chover no meio da semana e tempo fresco de norte a sul, do litoral ao interior, em pleno período de férias de muita gente, o que é que eu digo? diz lá.O que é que eu digo ao Povo?
- Oh Mãe não sei.Sei lá. Diz que no passado já houvera ocorrido.É verdade . Avisa que não estarei cá para ajudar a Mana...Não posso faltar a estas férias fantásticas longe das minhas incumbênciócompetências daqui.
-Não está certo.Ainda não tomaste posse e já te estás a baldar.
-Oh Mãe: Exactamente. Ainda não tomei posse,entendes? Tem calma. O meu tempo fará o seu Tempo, no tempo dele.Ainda é a mana Primavera a emanar directivas.Não posso ser responsável pelos seus inúmeros desvarios e desatinos... Posso ir ?
- Vai lá. Mas faz-me um favor : Está-me cá, lá para 18, 19 ,para ultimarmos os preparativos .Não venhas no próprio dia.Parece mal.
-Oh Mãe : daqui até lá ,tanto que ainda pode ocorrer.Vais ver . A Mana volta a arrepiar por caminhos opostos; o dinheiro para as minhas férias acabar-se-á e as saudades dos cheiros da Terra serão feromonas irresistíveis.Eu venho a tempo . Comigo, não te preocupes . Fala com a Mana.
-Pois é...tens razão filho. Eu tenho é que ter uma conversinha com a tua irmã...isso sim...Tu sabes como é: Nunca tive muita mão nela...de vocês todos,foi a que sempre me deu mais problemas...
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,937
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Eh, eh! Muito bom...:huhlmao::palmas:

Só falta agora o pai destes zangar-se e mandar trovão, tempestade, inundação.
Se for o pai a intrometer-se é que fica tudo estragado.:p
 
Estado
Fechado para novas mensagens.