Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Junho 2012

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por stormy 31 Mai 2012 às 23:52.

1. stormy

stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    7 Ago 2008
    Local:
    Lisboa
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. supercell

supercell
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    3 Mai 2012
    Local:
    Aveiro
    Concordo, realmente é uma previsão muito completa e elucidativa ;)

3. Norther

Norther
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    25 Nov 2010
    Local:
    Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
    realmente os dias mais quentes serão ao meio da semana, o GFS ja recuou em relação as temperaturas de sexta na run das 18, o que é certo é termos uma semana de calor

4. Pedro

Pedro
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    15 Abr 2009
    Local:
    .
  5. ruka

ruka
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    17 Set 2009
    Local:
    Porto (Boavista)
    podes ver na tve internacional por volta das 15h e das 21h05

6. David sf

David sf
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    8 Jan 2009
    Local:
    Oeiras / VN Poiares

Recuo avassalador do GFS nesta última run, colando-se totalmente ao ECMWF, como é habitual.

Assim sendo, teremos um evento de calor assinalável entre amanhã e quarta-feira, com temperaturas que poderão superar os 40ºC no interior sul, para na quinta-feira começarem a descer, do litoral norte para o interior sul. Sexta-feira já deverá ser um dia com temperaturas normais em todo o país, com excepção do litoral algarvio, que devido à nortada continuará a torrar.

7. Scan_Ferr

Scan_Ferr
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    8 Ago 2010
    Local:
    Maceda (Ovar)
    Vamos ter esta nortada toda como está hoje? Gostava se aproveitar este calor para a praia mas com este vento todo...

8. meteo

meteo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    15 Fev 2008
    Local:
    Oeiras
    Vai consultando o Windguru que é bom para ver o vento nas praias.
    Hoje está forte nortada. Amanhã diminui e pelo menos de manhã está muito agradável.Terça e Quarta,vão estar grandes dias de praia com muito pouco vento ;)

http://www.windguru.cz/pt/index.php?sc=48945

9. Agreste

Agreste
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    29 Out 2007
    Local:
    Aljezur (48m) - Faro (11m)
    Ou muito me engano ou vamos a caminho de repetir o mesmo julho do ano passado com nortada no litoral oeste e dias impossíveis de praia...

NAO neutral para passar a positiva e o anticiclone dos açores tomando forma...

10. beachboy30

beachboy30
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    29 Mai 2008
    Local:
    Aroeira
    Julgo que no ano passado o AA estava mais a SW... Na posição modelada pelo ECMWF, de facto a nortada estará presente, mas as temperaturas deverão ser mais elevadas, já que o AA estende-se em crista até nós.

O ano passado lembro-me que o mês de Julho, para além de muito ventoso e com bastante nebulosidade no litoral oeste, foi também "fresco", pelo facto do AA estar muito a oeste/sudoeste da sua posição normal de Verão. Pelo padrão do EMCWF, parece-me que ele estará mais a norte, embora um pouco a oeste...

Portanto, na minha opinião, nortada sim (típica do nosso Verão), mas dias impossíveis de praia não... Mas também depende da praia no litoral oeste...

Pessoalmente falando, o Agosto é que me "interessa", já que é quando tenho o meu período de férias :).

11. ricardop120

ricardop120
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    20 Jul 2009
    Local:
    Santa Comba Dão
    Boas

bem, acho que a partir de amanha, vao começar a baixar as temperaturas, mesmo que ligeiramente.

ha ali uma cut off que se aproxima do golfo da biscaia, que parece enpurrar o AA mais para SO ou O.

Penso que poderemos ter no dia de amanha alguma instablilidade convectiva, no interior norte e centro. com uma pequena descida das temperaturas, em especial no litoral norte.
    Ja que no sul o calor deverá manter-se, nao com a itensidade destes dias né.

Mas pareçe que isto nem se vai alterar muito, depois de passar esta perturbação, parece que as temperauras voltarão a subir um pouquito la para dia 1 de Julho, e a instabilidade convectiva de verão vai estar presente a partir de dia 3 de Julho...

corrigam-me se tiver enganado, ja que nao sou muito expert a ler modelos:D, mas tento :thumbsup:

EDIT: erro corrigido

12. N_Fig

N_Fig
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    29 Jun 2009
    Local:
    Coimbra (Figueira da Foz aos fins de semana)
    A tua análise parece-me correta (à exceção do mês, que é Julho e não Junho;)), embora o que vá acontecer a partir de dia 3 ainda não seja de maneira nenhuma certo.

13. Skizzo

Skizzo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    24 Set 2007
    Local:
    Porto (centro) - cerca de 7km da costa
    Espero bem que não. É a primeira vez que vou de férias em Julho, ficaria lixado se apanhasse nortadas no Algarve...

14. Duarte Sousa

Duarte Sousa
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    8 Mar 2011
    Local:
    Loures
    Ligeiramente? Lisboa hoje:40ºC; Lisboa sexta: 24ºC:):)

15. ricardop120

ricardop120
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    20 Jul 2009
    Local:
    Santa Comba Dão
    :D Ya um bocado ;) mas mesmo assim penso que nao vai descer muito amanha, sim esses 24ºC sim acredito la para sexta ou sabado

Partilhar esta Página