Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Junho 2012



David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares


gfs-9-144_rkn6.png




gfs-9-138_pys0.png


Recuo avassalador do GFS nesta última run, colando-se totalmente ao ECMWF, como é habitual.

Assim sendo, teremos um evento de calor assinalável entre amanhã e quarta-feira, com temperaturas que poderão superar os 40ºC no interior sul, para na quinta-feira começarem a descer, do litoral norte para o interior sul. Sexta-feira já deverá ser um dia com temperaturas normais em todo o país, com excepção do litoral algarvio, que devido à nortada continuará a torrar.
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Vamos ter esta nortada toda como está hoje? Gostava se aproveitar este calor para a praia mas com este vento todo...

Vai consultando o Windguru que é bom para ver o vento nas praias.
Hoje está forte nortada. Amanhã diminui e pelo menos de manhã está muito agradável.Terça e Quarta,vão estar grandes dias de praia com muito pouco vento ;)

http://www.windguru.cz/pt/index.php?sc=48945
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Ou muito me engano ou vamos a caminho de repetir o mesmo julho do ano passado com nortada no litoral oeste e dias impossíveis de praia...

NAO neutral para passar a positiva e o anticiclone dos açores tomando forma...

ecm1240b.gif
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Julgo que no ano passado o AA estava mais a SW... Na posição modelada pelo ECMWF, de facto a nortada estará presente, mas as temperaturas deverão ser mais elevadas, já que o AA estende-se em crista até nós.

O ano passado lembro-me que o mês de Julho, para além de muito ventoso e com bastante nebulosidade no litoral oeste, foi também "fresco", pelo facto do AA estar muito a oeste/sudoeste da sua posição normal de Verão. Pelo padrão do EMCWF, parece-me que ele estará mais a norte, embora um pouco a oeste...

Portanto, na minha opinião, nortada sim (típica do nosso Verão), mas dias impossíveis de praia não... Mas também depende da praia no litoral oeste...

Pessoalmente falando, o Agosto é que me "interessa", já que é quando tenho o meu período de férias :).
 

ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
Boas

bem, acho que a partir de amanha, vao começar a baixar as temperaturas, mesmo que ligeiramente.

ha ali uma cut off que se aproxima do golfo da biscaia, que parece enpurrar o AA mais para SO ou O.

Penso que poderemos ter no dia de amanha alguma instablilidade convectiva, no interior norte e centro. com uma pequena descida das temperaturas, em especial no litoral norte.
Ja que no sul o calor deverá manter-se, nao com a itensidade destes dias né.

Mas pareçe que isto nem se vai alterar muito, depois de passar esta perturbação, parece que as temperauras voltarão a subir um pouquito la para dia 1 de Julho, e a instabilidade convectiva de verão vai estar presente a partir de dia 3 de Julho...


corrigam-me se tiver enganado, ja que nao sou muito expert a ler modelos:D, mas tento :thumbsup:

EDIT: erro corrigido
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Boas

bem, acho que a partir de amanha, vao começar a baixar as temperaturas, mesmo que ligeiramente.

ha ali uma cut off que se aproxima do golfo da biscaia, que parece enpurrar o AA mais para SO ou O.

Penso que poderemos ter no dia de amanha alguma instablilidade convectiva, no interior norte e centro. com uma pequena descida das temperaturas, em especial no litoral norte.
Ja que no sul o calor deverá manter-se, nao com a itensidade destes dias né.

Mas pareçe que isto nem se vai alterar muito, depois de passar esta perturbação, parece que as temperauras voltarão a subir um pouquito la para dia 1 de Junho, e a instabilidade convectiva de verão vai estar presente a partir de dia 3 de Junho...


corrigam-me se tiver enganado, ja que nao sou muito expert a ler modelos:D, mas tento :thumbsup:
A tua análise parece-me correta (à exceção do mês, que é Julho e não Junho;)), embora o que vá acontecer a partir de dia 3 ainda não seja de maneira nenhuma certo.
 

ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
Ligeiramente? Lisboa hoje:40ºC; Lisboa sexta: 24ºC:):)

:D Ya um bocado ;) mas mesmo assim penso que nao vai descer muito amanha, sim esses 24ºC sim acredito la para sexta ou sabado