Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Junho 2012

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Neste momento há já alguma consitência na previsão das condições meteorológicas para a próxima semana. Como já foi largamente falado, inclusive na comunicação social, a partir de segunda o calor começará a apertar, especialmente no Alentejo e Algarve, com valores que deverão aproximar-se muito dos 40ºC, podendo suplantar esse valor nalguns locais mais quentes.
Nas restantes regiões, também fará calor, embora no litoral a intensidade do calor dependerá da existência de nortada, algo que neste momento se afigura como provável.

Este evento de calor deverá durar até quinta ou sexta-feira da semana que vem, sendo que as temperaturas deverão baixar para valores mais normais, próximos aos atingidos hoje, no final da semana que vem.

Diagrama de ensembles do GFS, para o Alentejo central:

graphe_ens3_ucb1.gif


Média dos ensembles do ECMWF, temperatura a 850 hpa:

QVzkE.gif


EDM0-192_row3.GIF
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
O Algarve promete aquecer bem vai ser uma semana completamente tórrida e com mínimas altas :calor: Mínimas a chegarem aos 26ºC e máximas a chegarem aos 37ºC vai ser insuportável. O que é mais estranho é o vento será fraco e variável, embora seja em brisa de SW.:)
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Nos meteogramas não se nota essa tendência para equilibrar as temperaturas... Tendo por base esses dados, a onda de calor deverá durar até ao fim do mês, não? ;)

Reparei também que entre 25 e 27 de junho, os valores de CAPE aumentam. Não há qualquer tendência para convecção?
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Só por curiosidade, ainda está em andamento aquela questão dos modelos MeteoPt para todos?;)
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Quantas mais vezes terá de errar o GFS para deixarem de lhe dar crédito?


Obviamente também eu concordo que o ECMWF deve ser a nossa referência a mais de 5 dias, e claro falando em Ensembles, não a saída operacional. Está mais que visto que é muito mais fiável.

De qualquer forma, e embora pareça mesmo que a partir da próxima 5ª-feira há a clara tendência para a entrada bem quente ser varrida por ar mais atlântico e fresco, tenho percepção (pode ser errada) por situações anteriores semelhantes, que nestas situações há sempre uma certa inércia, e que esse "varrer" acaba por ter sempre um ligeiro atraso, e ainda sobra bom calor 1 ou 2 dias a mais do que o inicialmente esperado, de tal forma que o GFS muitas vezes acaba por não estar totalmente errado na sua tendência de prolongar eventos quentes.

Mas pode naturalmente ser uma percepção errada minha graças a alguns eventos isolados, mas pronto eventos destes são felizmente sempre isolados. E refiro-me a eventos em que o calor chega bem a todo o litoral Oeste, o que como disse o David, não está totalmente garantido ainda.

Portanto não ficarei totalmente admirado se em boa parte do país (embora no litoral já seja difícil), o calor muito intenso se prolongar até ao fim-de-semana...
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Obviamente também eu concordo que o ECMWF deve ser a nossa referência a mais de 5 dias, e claro falando em Ensembles, não a saída operacional. Está mais que visto que é muito mais fiável.

De qualquer forma, e embora pareça mesmo que a partir da próxima 5ª-feira há a clara tendência para a entrada bem quente ser varrida por ar mais atlântico e fresco, tenho percepção (pode ser errada) por situações anteriores semelhantes, que nestas situações há sempre uma certa inércia, e que esse "varrer" acaba por ter sempre um ligeiro atraso, e ainda sobra bom calor 1 ou 2 dias a mais do que o inicialmente esperado, de tal forma que o GFS muitas vezes acaba por não estar totalmente errado na sua tendência de prolongar eventos quentes.

Mas pode naturalmente ser uma percepção errada minha graças a alguns eventos isolados, mas pronto eventos destes são felizmente sempre isolados. E refiro-me a eventos em que o calor chega bem a todo o litoral Oeste, o que como disse o David, não está totalmente garantido ainda.

Portanto não ficarei totalmente admirado se em boa parte do país (embora no litoral já seja difícil), o calor muito intenso se prolongar até ao fim-de-semana...
Mas o GFS não prevê que as temperaturas sofram apenas uma ligeira descida ou se mantenham na mesma no final da próxima semana, prevê que a temperatura suba, e comparando com os outros modelos isso não faz sentido nenhum...
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Obviamente também eu concordo que o ECMWF deve ser a nossa referência a mais de 5 dias, e claro falando em Ensembles, não a saída operacional. Está mais que visto que é muito mais fiável.

De qualquer forma, e embora pareça mesmo que a partir da próxima 5ª-feira há a clara tendência para a entrada bem quente ser varrida por ar mais atlântico e fresco, tenho percepção (pode ser errada) por situações anteriores semelhantes, que nestas situações há sempre uma certa inércia, e que esse "varrer" acaba por ter sempre um ligeiro atraso, e ainda sobra bom calor 1 ou 2 dias a mais do que o inicialmente esperado, de tal forma que o GFS muitas vezes acaba por não estar totalmente errado na sua tendência de prolongar eventos quentes.

Mas pode naturalmente ser uma percepção errada minha graças a alguns eventos isolados, mas pronto eventos destes são felizmente sempre isolados. E refiro-me a eventos em que o calor chega bem a todo o litoral Oeste, o que como disse o David, não está totalmente garantido ainda.

Portanto não ficarei totalmente admirado se em boa parte do país (embora no litoral já seja difícil), o calor muito intenso se prolongar até ao fim-de-semana...

Concordo com a análise, muitas vezes o varrimento do calor é mais demorado do que se espera. Aliás, na mais recente run do ECMWF, nota-se isso, com a iso 20 a perdurar no sul do país bastante mais tempo do que estava ontem. Mas o que não deveremos ter na sexta são as temperaturas próximas a 40ºC que o GFS das 00z previa, a descida começará na quinta feira, com maior substância no litoral, mas mesmo assim esse dia será quente, cerca de 30ºC no litoral e 35ºC no interior. Só no fim de semana é que a temperatura deverá estabilizar em valores mais amenos.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Concordo com a análise, muitas vezes o varrimento do calor é mais demorado do que se espera. Aliás, na mais recente run do ECMWF, nota-se isso, com a iso 20 a perdurar no sul do país bastante mais tempo do que estava ontem. Mas o que não deveremos ter na sexta são as temperaturas próximas a 40ºC que o GFS das 00z previa, a descida começará na quinta feira, com maior substância no litoral, mas mesmo assim esse dia será quente, cerca de 30ºC no litoral e 35ºC no interior. Só no fim de semana é que a temperatura deverá estabilizar em valores mais amenos.

Não teria tantas certezas para já...
Há alguns factores que me levam a crer que o GFS neste caso estará mais realista que o ECMWF.
O calor poderá manter-se assim intenso até 5f, sendo que só 6f, sab e dom as temperaturas poderão descer um pouco.
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Não teria tantas certezas para já...
Há alguns factores que me levam a crer que o GFS neste caso estará mais realista que o ECMWF.
O calor poderá manter-se assim intenso até 5f, sendo que só 6f, sab e dom as temperaturas poderão descer um pouco.

Mas o que o GFS prevê é que a sexta seja o dia mais quente ou dos mais quentes, não que a descida comece ligeira nesse dia.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Mas o que o GFS prevê é que a sexta seja o dia mais quente ou dos mais quentes, não que a descida comece ligeira nesse dia.

Os mais quentes serão entre 3f e 5f.
6f Poderá ainda ser bastante quente, mas vamos aguardar, porque eu acho que o padrão que o GFS está a modelar neste momento faz sentido face ao que se está a passar no Atlantico e nos EUA.
No entanto ainda faltam alguns dias para os modelos apurarem tudo.
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Os mais quentes serão entre 3f e 5f.
6f Poderá ainda ser bastante quente, mas vamos aguardar, porque eu acho que o padrão que o GFS está a modelar neste momento faz sentido face ao que se está a passar no Atlantico e nos EUA.
No entanto ainda faltam alguns dias para os modelos apurarem tudo.

O IM prevê (não segundo o GFS obviamente, mas segundo ECMWF) que os dias mais quentes sejam 2ª-4ª. Sim, o ar quente continuará lá depois, já não há descidas para os 20ºc e tal de máxima no final do mês no meio do Alentejo como previam ontem, mas também sexta-feira está muito longe de ser um dia mais quente que o normal. Posso estar enganado e a esta distância é bem possível, mas o cenário do GFS parece-me pouco provável.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Dias mais quentes vai ser desde Domingo sem fim à vista, temperaturas a rondar os 35ºC no Algarve, o dia mais quente é capaz de ser domingo no Algarve onde o Foreca prevê 36ºC e o IM 33ºC. :D Pelo menos até dia 1 de Julho não vejo descida nenhuma das temperaturas pelo menos no Algarve.

Este post é meramente só sobre o Algarve.