Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Maio 2011



Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Vendo os modelos pareçe-me que esta ultima depressão foi a ultima por ums tempos, por agora pareçe que o Verão vem !

Continuaremos a ser afectados por instabilidade até meio desta semana, com o calor a apertar, haverá condiçoes para a formação de celulas, mais propicias no Interior do pais... ;)
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Será que vamos ter trovoada amanhã?

Para haver trovoada não basta só haver Energia, falta humidade em altitude... :thumbsup: As regiões do interior, poderão ter alguma coisa, mas é lotaria...
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,412
Local
Azambuja
Esta RUN12z do GFS foi muito boa:thumbsup:
além de a generalizar, põe-nos instabilidade até Junho :D Era bom que este padrão se mantivesse nas próximas saídas.;)
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Segue a festa num mês de Maio memorável:

Terça:

gfs-2-24_aig7.png


Quarta:

gfs-2-48_uvq3.png


Quinta:

gfs-2-72_ksm1.png


Sexta:

gfs-2-96_wvz4.png


Sábado:

gfs-2-120_win7.png


Domingo:

gfs-2-144_wyl3.png
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Porquê memoravel??:confused:

Vários dias de instabilidade convectiva consecutivos. Não me recordo na última década de um mês de Maio assim, nem em Abril ou Setembro, meses teoricamente mais propícios a estas condições. Claro que isto não agrada a todos, o litoral norte está bastante deficitário em precipitação. Mas a maioria do país está a ter um mês de Maio como não se via há muito.
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Bom dia a todos,

Antes de mais, detesto fazer este tipo de pergunta, até porque o professor Karamba e o Bruxo de Fafe não são utuilizadores deste fórum :D Mas passo a explicar: é uma informação que necessito e que é extremamente importante, dado que toda uma organização está dependente dessa mesma informação.

Eu, juntamente com um grupo de amigos, estamos a pensar fazer o percurso de Barca D'Alva - La Fregeneda (rota dos túneis), e para quem não conhece, é bastante perigoso e o mesmo apenas deverá ser feito com bom tempo. Ora, assim sendo, gostava de saber o que poderei esperar para o dia de Domingo. A ver pelos GFS, poderei esperar chuva certo? Nao será portanto aconselhavel realizar o percurso. Se alguém me souber dar mais pistas, agradecia imenso.

Cumprimentos a todos
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,007
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Eu, juntamente com um grupo de amigos, estamos a pensar fazer o percurso de Barca D'Alva - La Fregeneda (rota dos túneis), e para quem não conhece, é bastante perigoso e o mesmo apenas deverá ser feito com bom tempo. Ora, assim sendo, gostava de saber o que poderei esperar para o dia de Domingo. A ver pelos GFS, poderei esperar chuva certo? Nao será portanto aconselhavel realizar o percurso. Se alguém me souber dar mais pistas, agradecia imenso.



Tudo indica que chove e com trovoadas mas esperas ate quinta para teres uma melhor dedução do que virá acontecer, podias éra explicar melhor esse percurso noutro tópico?! fiquei curioso e tb gosto de aventura :D
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Eu, juntamente com um grupo de amigos, estamos a pensar fazer o percurso de Barca D'Alva - La Fregeneda (rota dos túneis), e para quem não conhece, é bastante perigoso e o mesmo apenas deverá ser feito com bom tempo. Ora, assim sendo, gostava de saber o que poderei esperar para o dia de Domingo. A ver pelos GFS, poderei esperar chuva certo? Nao será portanto aconselhavel realizar o percurso. Se alguém me souber dar mais pistas, agradecia imenso.

Cumprimentos a todos

Nunca tinha ouvido falar nessa rota.
Estive a pesquisar e fiquei completamente fascinado.
Já está nos meus planos fazer esse percurso!

Quanto ao tempo para domingo, e como o Norther disse, à partida não se prevê chuva continua mas aguaceiros e trovoadas com maior probabilidade durante a tarde. Mas todos sabemos o quanto incerto isso é. E até pode cair um forte aguaceiro num determinado ponto do percurso, e 2km mais adiante estar tudo seco.

Além disso, ainda falta bastante tempo para domingo. No final da semana haverão previsões mais concretas.

De qualquer forma penso que o maior obstáculo na vossa caminhada poderia ser o vento forte e o nevoeiro, cenários que não estão previstos.

Se forem, boa sorte! Contamos com o testemunho da experiência depois. ;)