Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Maio 2012

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Eu acho que vocês, andam a misturar um pouco definições regionais de Maio, com definições nacionais e gerais de Maio.
Onde fez 40ºc, não nevou, onde esteve mais calor, pode ter estado acima da média, onde esteve mais frio, se calhar pode ter estado abaixo ou dentro da média.
O nosso país é variado meteorologicamente.
Para termos uma melhor ideia, teremos que aguardar pelos resumos do mês. :thumbsup:

Caro belem, acho que todos nós sabemos que onde esteve perto dos 40 não iria nevar. :lmao:

Apenas comentei que numa maneira geral foi um mês desiquilibrado. Basta ver quando entrou a massa de ar frio a seguir a essa 'vaga' de calor que a temp caiu mais de 10ºC em muitos lugares...

Claro que pode haver uma ou outra zona em que a media normal possa ter ficado ligeiramente abaixo, mas numa maneira geral a temperatura foi ligeiramente acima da media!!

Basta ver pelos Assembles as temperaturas medias a varias camadas! :thumbsup:
 


David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Acho que o link que o Algarvio1980 é bastante elucidativo. Até ontem, tínhamos em 5 estações meteorológicas bem espalhadas pelo país, uma anomalia positiva sempre superior a 1ºC nos últimos 30 dias. Se virmos bem os gráficos, até ao fim do mês, sairá dessa ponderação o final de abril (que esteve abaixo da média) e entrará o final de maio, que se prevê acima da média. Portanto não restam grandes dúvidas que o mês de maio vai registar uma anomalia positiva da temperatura média em todo o território continental (eventualmente, muito pouco provável, com alguma excepção muito pontual).

O que muitos de vocês estão com dificuldades em visualizar é que o mês de maio ainda é bastante fresco nalgumas regiões, por exemplo em Bragança, a normal (1981-2010) da temperatura média é de 14,0ºC.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
]ToRnAdO[;329994 disse:
Caro belem, acho que todos nós sabemos que onde esteve perto dos 40 não iria nevar. :lmao:

Apenas comentei que numa maneira geral foi um mês desiquilibrado. Basta ver quando entrou a massa de ar frio a seguir a essa 'vaga' de calor que a temp caiu mais de 10ºC em muitos lugares...

Claro que pode haver uma ou outra zona em que a media normal possa ter ficado ligeiramente abaixo, mas numa maneira geral a temperatura foi ligeiramente acima da media!!

Basta ver pelos Assembles as temperaturas medias a varias camadas! :thumbsup:



Só queria dizer que acho que não devemos pensar num país inteiro de acordo com o tempo que temos na nossa zona.

E se a anomalia, vai ser positiva, então que assim seja.
Estou curioso para ver os valores. :)
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Acho que o link que o Algarvio1980 é bastante elucidativo. Até ontem, tínhamos em 5 estações meteorológicas bem espalhadas pelo país, uma anomalia positiva sempre superior a 1ºC nos últimos 30 dias. Se virmos bem os gráficos, até ao fim do mês, sairá dessa ponderação o final de abril (que esteve abaixo da média) e entrará o final de maio, que se prevê acima da média. Portanto não restam grandes dúvidas que o mês de maio vai registar uma anomalia positiva da temperatura média em todo o território continental (eventualmente, muito pouco provável, com alguma excepção muito pontual).

O que muitos de vocês estão com dificuldades em visualizar é que o mês de maio ainda é bastante fresco nalgumas regiões, por exemplo em Bragança, a normal (1981-2010) da temperatura média é de 14,0ºC.

Eu vejo aqui pessoal a comentar previsões de 25ºC como a temperatura norma para aqui em Maio; é claro que não são temperaturas extremas, mas são tão normais como como máximas de 15ºC, que sinceramente não me parece que tenham ocorrido muitas vezes este mês...
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas tardes;)

Analise convectiva para 5f

Bom...os dados que temos ainda são algo preliminares, mas pelo que aparece nas cartas, poderemos ter alguma actividade, pontualmente forte, na região sul a partir do fim da manhã, e extendendo-se a todos os locais a sul do Mondego durante a tarde e até ás 00h de 6f.

Segundo a analise mesoescalar do GFS00/06z teremos em altura um nucleo de ar frio associado a uma ondulação do jet subtropical, com expressão entre os 500 e os 300hpa.

Abaixo dos 700hpa temos uma massa de ar muito quente ( temperaturas maximas a 2m da ordem dos 35ºC) em alguns locais, e tambem humida ( dewpoints na ordem dos 15ºC á superficie).
Um pouco acima desta massa de ar mais humida temos ar algo mais seco...mas dada a previsão de CAPE da ordem os 1000-2000J/Kg pode-se admitir que acima desta camada quente e relativamente estavel há uma boa extensão com muito mais desequilibrio termodinamico.

O lifted index entre o solo e os 700hpa não é muito significativo, o que indica a tal extensão da massa de ar quente com fraco gradiente nos primeiros 3km da atmosfera.

Quanto a parametros dinamicos, o perfil dos ventos apresenta uma rotação bastante notória até aos 500hpa, mas a intensidade do vento é em geral fraca em toda a extensão vertical, pelo que temos um cenário de shear direccional fraco com pouca helicidade, o que remete para que as celulas mesmo que intensas devam ter curta duração temporal.

Resumindo, na minha opinião teremos condições para a ocorrencia de aguaceiros e trovoadas, que podem ser localmente fortes e acompanhadas de granizo.
Devido ao calor e á existencia de alguma rotação na atmosfera, poderemos tambem observar algumas rajadas de vento localmente moderadas associadas a updrafts intensos, mas serão muito localizadas e de fraca relevancia.
Os aguaceiros e trovoadas deverão afectar o sul durante a tarde, e regiões do centro durante o final da tarde e a noite, perdendo intensidade a partir do meio da noite.
 

Maria Papoila

Nimbostratus
Registo
27 Set 2011
Mensagens
1,023
Local
Ericeira
Vamos fazer figas para que na 5ª e 6ª feira venha alguma chuvinha, para retirar esta monotonia. :viva::cheers:

Supercell enlouqueceu? Como pode dar vivas??? :(

Stormy disse: na minha opinião teremos condições para a ocorrencia de aguaceiros e trovoadas, que podem ser localmente fortes e acompanhadas de granizo.

A sério? Gosto imenso da audácia nas previsões de Stormy. Mas hoje esta.... nem sei o que dizer :huh:

Preciso de praia, sol e um SUPzinho em sossego!
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,701
Local
Loures
Supercell enlouqueceu? Como pode dar vivas??? :(

Stormy disse: na minha opinião teremos condições para a ocorrencia de aguaceiros e trovoadas, que podem ser localmente fortes e acompanhadas de granizo.

A sério? Gosto imenso da audácia nas previsões de Stormy. Mas hoje esta.... nem sei o que dizer :huh:

Preciso de praia, sol e um SUPzinho em sossego!

Maria Papoila, penso que a maior parte dos membros aqui do fórum gosta/adora eventos de aguaceiros e trovoadas, os chamados meteoloucos. Provavelmente o supercell é um dos muitos, e qualquer meteolouco trocaria uma boa tarde de trovoada por uma boa tarde de praia:)
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Supercell enlouqueceu? Como pode dar vivas??? :(

Stormy disse: na minha opinião teremos condições para a ocorrencia de aguaceiros e trovoadas, que podem ser localmente fortes e acompanhadas de granizo.

A sério? Gosto imenso da audácia nas previsões de Stormy. Mas hoje esta.... nem sei o que dizer :huh:

Preciso de praia, sol e um SUPzinho em sossego!

Calma! Serão eventos tão localizados que no geral 90% da população Portuguesa para não dizer mais nem dará pela coisa. Além disso nem se sabe ao certo qual a intensidade, só no próprio dia se saberá. O maior problema aqui é possibilidade da ocorrência de granizo, que nesta altura costuma ser quase sempre severo e com grandes prejuízos. Condições para a praia essas estarão lá e ninguém as tira, temperaturas bem altas e vento no geral fraco.
 

Windchill

Nimbostratus
Registo
25 Ago 2008
Mensagens
935
Local
Amora (Seixal) / Pedroso (V.N.Gaia)
Maria Papoila, penso que a maior parte dos membros aqui do fórum gosta/adora eventos de aguaceiros e trovoadas, os chamados meteoloucos. Provavelmente o supercell é um dos muitos, e qualquer meteolouco trocaria uma boa tarde de trovoada por uma boa tarde de praia:)

Nem mais!!! :thumbsup:

Meteolouco assumido.... venha a trovoada, que sa lixe a praia!!! (embora trovoada na praia também tenha a sua beleza, desde que devidamente abrigados)
 

supercell

Nimbostratus
Registo
3 Mai 2012
Mensagens
1,243
Local
Aveiro
Pois é, sou um pouco meteolouco, gosto de trovoadas e condições adversas, mas tudo no seu tempo. :D
Por agora ainda não estou de férias, por isso é que não gosto muito de calor :lmao:, espero que ainda venha uma chuvinha antes do Verão :thumbsup:
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Verão? Ainda estou com aquela sensação que comia mais qualquer coisa para ficar mesmo satisfeito. Esta temporada tem sabido muito a pouco e ainda estou à espera de mais qualquer coisa antes da chegada da monotonia Veranesca.
Aguardemos os próximos capítulos...

Desculpem o offtopic
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Bons dias:thumbsup:

Amanhã os modelos estão em acordo, colocando uma situação de instabilidade a surgir a partir do inicio da tarde na região sul, e afectando todo o território a sul do Mondego durante o resto do dia.
As trovoadas e aguaceiros poderão ser localmente moderadas a fortes, com algumas rajadas de vento possiveis.

Para Sexta Feira uma nova perturbação em altura irá afectar o continente, mas desta vez será de maior realçe nas regiões do norte e centro, com aguaceiros e trovoadas, localmente fortes e em especial nas regiões do interior.
Ao contrario de amanhã, a actividade será mais intensa, com mais células e maior probabilidade de situações de granizo, chuvas localmente excessivas e vento por vezes moderado a forte.


Para o Fim de Semana a tendencia é de estabilidade....Sábado com aguma nebulosidade na região norte, esopecialmente o litoral, onde podem ocorrer aguaceiros fracos pela manhã....uns restos de instabilidade associados á presença de uma bolsa de ar frio...
No interior talvez ocorra algum aguaceiro á tarde, mais provavel na região da Estrela e em Trás os montes....as temperaturas descerão.
Domingo as temperaturas voltam a subir, o céu estará pouco nublado e espera-se alguma nortada moderada no litoral oeste.

A tendencia para a proxima semana é de temperaturas acima da média, e alguns periodos de instabilidade, embora o padrão sinoptico exato esteja dependente de vários factores.

Temos uma massa de ar frio associada a um vortice em altura localizado na Escandinavia, e para SW, ar mais quente e humido....logo, é provavel que se inicie uma vaga de actividade ciclónica no Atlantico NW, da Escandinavia para SW até aos Açores...mas é uma situação complexa.
E por fim, temos a TS Beryl, que deverá vaguear pelo Atlantico nas proximas 48h, antes de ser absorvida pela circulação extratropical...ora...uma TS geralmente carrega imensa energia sob forma de ar tropical instavel, e passa-se que nem o ECMWF nem o GFS nem o UKMO sabem muito bem o que fazer com ela..alguns transformam-na numa forte depressão extratropical..outros simplesmente a deixam dissipar.

Portanto...a previsão para alem de 2f/3f está dificil, embora na minha humilde opinião, o mais certo seja os restos do Beryl acabarem integrados naquela vaga de depressões que corre dos Açores á Escandinavia....se assim for, teremos por cá uma semana quente e em geral seca:thumbsup:
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Na minha humilde opinião Stormy, e tendo em conta os tempos mais recentes e o que vejo nos modelos, é que realmente haja tempo seco e mais quente durante a semana (2ª a 6ª, talvez algumas trovoadas algures) e ao fim de semana refresca (e as descidas são até algo acentuadas). É o tal "ciclo" que tinha referido há uns tempos... Este fim de semana não será diferente, e os modelos apontam para o mesmo para a próxima semana (só que como há um feriado na 5ª feira, a descida começa logo aí :lol:).

Não está fácil para quem quer dar um saltinho à praia ao fim de semana... Ou se folga durante a semana ou nada feito... :confused:

Pequeno off-topic...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
É o tal "ciclo" que tinha referido há uns tempos... Este fim de semana não será diferente, e os modelos apontam para o mesmo para a próxima semana (só que como há um feriado na 5ª feira, a descida começa logo aí :lol:).

Falas muita vez disso, o ano passado tenho ideia de que te tinha demonstrado que não tinhas razão a certa altura, mas já não me recordo bem.
Este ano voltei a fazer o exercício, e sim, há um pouco de razão hehe, embora a diferença seja ligeira.
Pedi ao hotspot dados da média diária de radiação solar da estação dele bem como temperatura média, e então temos assim, desde o início do ano:


21 semanas (de 1 Jan a 26 Maio)

S+D: 178,55 W 12,13ºC
3+4: 181,98 W 12,61ºC
4+5: 180,01 W 12,58ºC