Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Maio 2014

MeteoCaxinas

Cumulus
Registo
18 Jan 2009
Mensagens
258
Local
Caxinas - Vila do Conde - 41°21'42''/ -8°45'29''
Meu caro, estamos a falar de tempo quente ou de temperaturas máximas bem acima da média?
Convido-o a si e a PortugalWeather a visitar os seguintes sites:

- http://www.ipma.pt/pt/oclima/monitorizacao/;

- http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/global_monitoring/temperature/weur_30temp.shtml

Já agora algumas normais de máximas para este mês:
- Porto (serra do Pilar): 20,1 ºC
- Bragança: 20,0 ºC
- Lisboa (Geofisico): 22,1 ºC
- Beja: 24,3 ºC
- Faro: 22,8 ºC

Agora vejam as temperaturas que temos tido e aquelas que estão previstas pelo menos para os próximos 10 dias.
Nos ultimos 11 anos, tivemos de forma mais ou menos geral, 8 anos acima da média (na maior parte com grande anomalia) e apenas 3 com anomalia negativa .....

EDIT: Esse litoral oeste é tão grande que somente mesmo á beira mar é que está fresco depois já vai acima dos 24/25ºC !
Mais uma dia com temperaturas entre 4 a 6º C acima da média (no que toca a máximas) !

Antes de mais, meu caro não porque não fomos para a cama.

O fundamento é bem básico para compreender a realidade.
Não travarei o meu conhecimento consigo, pois cego é o que não quer ver.

Já agora corrijo-o. As medias (1971-2000) da Serra do Pilar são:

TMx: 19,4ºC
TMn: 10,8ºC
Media: 15,1ºC

Se me perguntar a fonte, respondo-lhe: Eu mesmo. Trabalhei lá e eu mesmo fiz as médias climatológicas e enviei para o IM.
 
  • Gosto
Reactions: Zapiao


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Antes de mais, meu caro não porque não fomos para a cama.

O fundamento é bem básico para compreender a realidade.
Não travarei o meu conhecimento consigo, pois cego é o que não quer ver.

Já agora corrijo-o. As medias (1971-2000) da Serra do Pilar são:

TMx: 19,4ºC
TMn: 10,8ºC
Media: 15,1ºC

Se me perguntar a fonte, respondo-lhe: Eu mesmo. Trabalhei lá e eu mesmo fiz as médias climatológicas e enviei para o IM.

Porque não usa as médias de 81-2010, que eu saiba já foram lançadas ... Meu Caro
Por isso se tivesse seguido o link como lhe indiquei a fonte, em vez de vir com essa arrogância de quem acha que sabe tudo, e vir dizer disparates para aqui, se tivesse seguido o link como lhe indiquei teria visto que os meus valores estão correctos e não errados.

Porto (serra do Pilar): 81-2010
Tmax: 20,1 ºC
Tmédia: 15,9 ºC
Tmin: 11,6 ºC

MAIOR CEGO É AQUELE QUE NÃO QUER VER !
 
  • Gosto
Reactions: Azor e Costa

MeteoCaxinas

Cumulus
Registo
18 Jan 2009
Mensagens
258
Local
Caxinas - Vila do Conde - 41°21'42''/ -8°45'29''
Porque não usa as médias de 81-2010, que eu saiba já foram lançadas ... Meu Caro
Por isso se tivesse seguido o link como lhe indiquei a fonte, em vez de vir com essa arrogância de quem acha que sabe tudo, e vir dizer disparates para aqui, se tivesse seguido o link como lhe indiquei teria visto que os meus valores estão correctos e não errados.

Porto (serra do Pilar): 81-2010
Tmax: 20,1 ºC
Tmédia: 15,9 ºC
Tmin: 11,6 ºC

MAIOR CEGO É AQUELE QUE NÃO QUER VER !

O site que me enviou foi no mapa, aparece Porto Pedras Rubras.
O observatório da serra do pilar fechou em abril de 2007!!!
 

MeteoCaxinas

Cumulus
Registo
18 Jan 2009
Mensagens
258
Local
Caxinas - Vila do Conde - 41°21'42''/ -8°45'29''
Efectivamente fechou em 2007 .... mas o que aparece no mapa é Porto, Serra do Pilar

A fonte (link directo): http://www.ipma.pt/pt/oclima/normais.clima/1981-2010/014/

Assim sendo, meu caro, a regra diz e a OMM é bem clara que: a média climatológica de um determinado local de observação tem de ser a média de registos diários ininterrupta , sem excepção, durante o período de 30 anos. A média dos mesmos registos, estes tem de ter sido observados no mesmo local de observação. Se houver necessidade de deslocar o mesmo, poder-se-á fazer com autorização do organismo cientifico que a gere.
Mais informo que a OMM padronizou os períodos, sendo esses: (1901-30; 1931-60; 1961-1990 e o próximo 1991-2020). Entretanto esta regra ainda está em discussão pela comunidade.

E agora vamos parar de nos debatermos em praça publica, porque senão seremos banidos. Julgo que não o quereremos.

Se o meu caro quiser continuar o debate, faça-o por msg.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Assim sendo, meu caro, a regra diz e a OMM é bem clara que: a média climatológica de um determinado local de observação tem de ser a média de registos diários ininterrupta , sem excepção, durante o período de 30 anos. A média dos mesmos registos, estes tem de ter sido observados no mesmo local de observação. Se houver necessidade de deslocar o mesmo, poder-se-á fazer com autorização do organismo cientifico que a gere.
Mais informo que a OMM padronizou os períodos, sendo esses: (1901-30; 1931-60; 1961-1990 e o próximo 1991-2020). Entretanto esta regra ainda está em discussão pela comunidade.

E agora vamos parar de nos debatermos em praça publica, porque senão seremos banidos. Julgo que não o quereremos.

Se o meu caro quiser continuar o debate, faça-o por msg.

Só para finalizar tenho que fazer uma correcção face ao que escreveste relativamente aos procedimentos (regras) da OMM.
Segundo o IPMA:
Informa-se que no gráfico de anomalias só estão representados os valores anuais nos anos em que não houve nenhuma falha mensal, isto é, nos anos com 12 valores médios mensais; Nos anos em que não se apresentam dados no gráfico das anomalias, tal significa que houve pelo menos um mês incompleto de dados e por isso não se apresenta a respetiva anomalia, o que não significa que não existam dados nos restantes meses desse ano.

As regras da OMM (WCDP nº10 / WMO TD nº 341, 1989), indicam que não deve ser calculado um apuramento mensal se existirem mais de 3 falhas diárias consecutivas ou mais de 5 alternadas, nesse mês, o que implica que sempre que haja, pelo menos, 4 dias seguidos, ou 6 alternados sem dados, num mês, não se pode calcular o apuramento mensal nem o anual. As médias mensais apresentadas no gráfico superior são assim os resultados de pelo menos 18 anos de dados em cada um dos meses, para as estações disponibilizadas.

Portanto em resumo afinal parece que para o cálculo da média não precisas forçosamente de teres os 30 anos da série bastando somente 18 anos.
 
  • Gosto
Reactions: Azor

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
É só conversa da treta.

Maio é um mês de transição, tanto pode ser muito quente como fresca.

Dou um exemplo das Tmax registadas na minha estação no mês de Maio nos dois últimos anos:

2012: 38,4ºC

2013: 28,8ºC

Finalmente apareceu o génio da lâmpada .....

Disse algo que ainda ninguém reparou, deve ser por acaso que existem extremos neste mês na ordem dos 37ºC.
Também deve ser por acaso que em alguns anos temos anomalias nas máximas na ordem dos 4 a 5ºC !
 
  • Gosto
Reactions: Azor

Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
Finalmente apareceu o génio da lâmpada .....

Disse algo que ainda ninguém reparou, deve ser por acaso que existem extremos neste mês na ordem dos 37ºC.
Também deve ser por acaso que em alguns anos temos anomalias nas máximas na ordem dos 4 a 5ºC !

Existem extremos na ordem dos 40ºC.

Podem existir diferenças de temperatura média a ultrapassarem os 6ºC de um ano para outro.
 

Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
Consultando os meus registos (apesar de ser um registo muito parco) torna-se mais evidente as diferenças térmicas (médias mensais) num mês Maio (um mês de transição) em relação ao mês mais frio e ao mais quente:

Janeiro
2010: 9,4ºC
2011: 9,6ºC
2012: 8,3ºC
2013: 9,2ºC
2013: 11,4ºC
Dif min/max: 3,1ºC

Maio
2010: 16,3ºC
2011: 20,3ºC
2012: 18,1ºC
2013: 14,4ºC
Dif min/max: 5,9ºC

Agosto
2010: 24,5ºC
2011: 22,1ºC
2012: 22,8ºC
2013: 24,2ºC
Dif min/Max: 2,4ºC
 

FernandoCosta

Cirrus
Registo
5 Fev 2014
Mensagens
24
Local
Valongo - Alfena (PORTO)
Boa Tarde! Olhando a saída das 6:00h do GFS, prevê tempo algo fresco e alguma chuva a norte para daqui a uma semana. Espero que se mantenha essa previsão nas próximas saídas. Mas ainda falta uma semana...
Queria pedir desculpas se causei algum alarmismo, não era essa a minha intenção. Apenas limitei-me a constatar previsões. Ainda estou a aprender. Bem haja a todos!!
 
  • Gosto
Reactions: Névoa

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Boas,

Hoje o dia está bem mais fresquinho a norte e centro e segundo parece também no Alto Alentejo, sendo que Algarve (interior) e Baixo Alentejo andam novamente pelos 30ºC !
Este tempo vai-se manter assim até Quinta sendo que entre Sexta e Segunda vai voltar o tempo quente com máximas que poderão subir acima dos 30ºC em alguns sitios !

A Andaluzia espanhola deverá ser a região mais quente da PI !
 
  • Gosto
Reactions: MeteoAlentejo

andremak7

Cirrus
Registo
5 Abr 2014
Mensagens
35
Local
Leça do Balio
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Abril 2014

Vamos a ver se o tal mês de Maio se reflete "o mês das trovoadas"... ;)
Espero mesmo que sim, tenho confiança que este mês ainda vai ter alguma atividade :) Vou torcendo para tal e acompanhando as previsões.
Só uma coisa, o tão famoso site do accuweather é fiável? Não sei porquê, mas algumas previsões de trovoadas ou mesmo de neve previstas que acompanhei, normalmente se desmoronaram dias antes ou mesmo no próprio dia :huh:
Não sei o nível de fiabilidade deste sitio e gostava de sugestões para sitios que recomendam que acompanhe as previsões, principalmente as de probabilidades de convecção... Sempre fui de acompanhar em vários sites para comparar as previsões e tirar as minhas conclusões.
Obrigado!
 
  • Gosto
Reactions: MeteoCaxinas

FernandoCosta

Cirrus
Registo
5 Fev 2014
Mensagens
24
Local
Valongo - Alfena (PORTO)
Boa Noite! Olhando os principais modelos a curto prazo, neste momento parece-me que as temperaturas não irão sofrer grandes oscilações até dia 14. A partir daí é provável que subam de forma acentuada, assim a partir de quarta-feira teríamos uns dias de calor mais generalizado. A chuva é que foi embora e tão cedo não deve aparecer. Mas vamos acompanhando. ;)