Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Maio 2014

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Neste momento não estão previstas "grandes" temperaturas mas ainda assim é possivel que os termómetros passem dos 30º no sul neste fim de semana, e depois a partir de Quarta voltarão a subir acima dos 30º (ligeiramente) depois de uma descida em particular no norte e centro na Segunda e Terça !

EDIT: estas runs das 12h tiraram bastante do calor que estava previsto no pós Quarta em especial o ECM !
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,348
Local
Alcabideche, Cascais - cota 119 mts
Existe previsão para esta ventania abrandar um bocado?

Talvez lá para Quarta-feira?

Por acaso a nortada tem soprado com muito intensidade, sim lá para Quarta abranda, uns dias depois parece voltar a carga, isto segundo o GFS(quanto a mim um dos melhores modelos na previsão deste parâmetro, o vento), enfim estamos na época dela.
 

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Por acaso a nortada tem soprado com muito intensidade, sim lá para Quarta abranda, uns dias depois parece voltar a carga, isto segundo o GFS(quanto a mim um dos melhores modelos na previsão deste parâmetro, o vento), enfim estamos na época dela.

A época dela aqui onde moro, é de Maio a Agosto. Chega a ser saturante... Nestes últimos dias tem estado violenta :p
Parece acalmar a partir da noite de amanhã e voltar na tarde de Domingo :mad:
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,348
Local
Alcabideche, Cascais - cota 119 mts
A época dela aqui onde moro, é de Maio a Agosto. Chega a ser saturante... Nestes últimos dias tem estado violenta :p

Penso que o IPMA devia ter colocado o distrito de Lisboa em aviso Amarelo/Laranja devido ao vento forte/muito forte no litoral a norte do Cabo Raso.
No Sábado, por exemplo, foi registada uma rajada de 91,7 km/h, para não falar nos ventos médios de 50/60 km/h durante horas a fio, isto no local onde vivo.
A própria previsão descritiva em termos de vento, nada tem a ver com o que realmente se passa, enfim isto já não é de agora.
Temos que gramar com a nortada, não há nada a fazer. :D
 

Manditu

Cumulus
Registo
18 Jan 2009
Mensagens
171
Local
Caxinas - Vila do Conde (70 metros do oceano)
Semana mais quente, em especial no litoral norte e centro onde a temperatura irá subir significativamente.
Corrente de leste a trazer o ar mais seco e sobreaquecido do interior em direcção ao litoral. Algarve com situação de levante a partir de 4ªfeira.

Devido ao vale depressionário que se desenvolverá sobre Portugal continental, associado a DOT no Norte de África, proporcionará a formação de nuvens de tempestade no norte e centro, mas o seu desenvolvimento serão em direcção ao Litoral. Serão pontuais e dispersas, pelo que será difícil pelo fenómeno que é, de se saber em concreto quais os concelhos e distritos que serão afectados.
Nesses dias, sugere-se o acompanhamento por satélite.

 
Editado por um moderador:
  • Gosto
Reactions: david 6 e Mr. Neves

ruka

Cumulus
Registo
17 Set 2009
Mensagens
324
Local
Porto (Boavista)
Boa noite... parece que depois deste calor dos próximos 4 dias, vamos refrescar bastante ou até demais para a altura do ano...

gens-0-0-156_kxw4.png


ECM0-168_afr4.GIF
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,067
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Estou a estranhar bastante este tópico... Fosse há uns anos e já estava aqui tudo a suspirar pela possibilidade de uma tarde convectiva no Centro/Sul do território, litoral inclusive!

Pois bem, sabendo da "lotaria" que são estas situações de convecção local, há alguns ingredientes favoráveis à sua ocorrência. Bons índices de CAPE/LI e uma pequena cut-off a deslocar-se sobre o território. Não olhei para os perfis verticais, mas à partida os modelos indicam possibilidade de alguns aguaceiros/trovoadas durante o dia de Sexta, em algumas regiões do Centro e Sul.

Depois disso, apesar de faltar ainda cerca de uma semana, há bastante consenso nos modelos para uma entrada fria de NW, que até poderá levar a neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela! Tudo dependerá até onde a bolsa de ar frio consegue "penetrar". Por agora, o cenário desenhado pelos modelos é muito interessante. Nesta altura do ano, uma bolsa fria desta intensidade em altitude pode ser um belo convite a convecção generalizada devido ao calor já instalado à superfície! Certamente irá haver alterações, mas o padrão de mudança está bem marcado, vamos acompanhar.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,004
Local
Aljezur (48m) - Faro (11m)
A única coisa que se vai notar é uma descida das temperaturas e mesmo assim nem tanto porque os ventos serão oeste ou até de sudoeste. E com a depressão longe da peninsula é bem provável que nem sequer chova no alentejo.
 
  • Gosto
Reactions: Mário Barros

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,117
Local
Lisboa
Boas..

Quanto á previsão convectiva, para amanhã espera-se alguma actividade em especial no litoral norte e centro.

Analise/Sinóptica

Em altura uma cut-off aproxima-se do extremo NW tornando-se estácionária, e revertendo a sua progressão de NE para S.

Uma dorsal coloca-se em Espanha, com o estableciemnto de um fluxo de SW nos niveis altos sobre boa parte de PT continental.

Associada á cut off, uma bolsa de T500<-15ºC e um lobo de forçamento dinamico deverão estimular movimentos verticais.

Á superficie um forte anticiclone coloca-se no golfo de Biscaia, com uma massa de ar seco que progride de NE em direcção a Espanha/N de Portugal.

Uma onda depressionária de origem térmica evolui desde o golfo de Cadiz até ao litoral W da Galiza.

No seio da lingua de baixa pressão, circulação de SE/S deverá levar á migração de ar quente e humido nos niveis baixos e médios para norte pelo menos até ao Minho...durante o dia, o aquecimento diurno e a interacção com a perturbação em altura deverão gerar algumas centenas de J/Kg de CAPE..o efeito orografico, convergencia costeira e a aproximação da dry line deverão servir de foco para alguma actividade convectiva exporádica.

Durante a noite e madrugada de 6a, ocorrerá arrefecimento e estabilização da camada superficial.
No entanto, acima da superficie mantem-se o regime de advecção quente..a gradual aproximação da cut off, com aumento do suporte dinamico, e o levantamento isentropico do ar quente por cima da camada estavel á superficie deverão estimular actividade convectiva de base alta, com aguaceiros e talvez alguma trovoada.

O CAPE/MUCAPE em geral fracos deverão apenas permitir convecção fraca...apesar dos 20-40kts de 1-8km shear na periferia da circulação do vortice em altura a instabilidade é demasiado fraca para que surjam células organizadas, pelo que coloco um nivel cinzento.

92poBRK.png


Cinzento
- Possibilidade de aguaceiros ou trovoada.
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Aqui para o Burgo e segundo o IPMA....33º e 34º para Quinta e Sexta!!!! Vai estar um pouco agreste. Como já foi dito aqui a partir do início da próxima semana podemos ter chuva.
 

andremak7

Cirrus
Registo
5 Abr 2014
Mensagens
35
Local
Leça do Balio
Que aconteceu ao mapa koka's que se verificava no site tiemposevero.es?... Que já há algum tempo que não é actualizado.
Será que mudaram o nome do site, será que desistiram dessas previsões?...
Gostaria que me esclarecessem esta dúvida, obrigado!