Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Maio 2014

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Regras deste tópico:


->Regras Análise Modelos, Previsão e Alertas
->Nota sobre a utilização dos dois tópicos de Previsões


Aviso MeteoPT
As análises, previsões ou alertas neste forum são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal.
Para previsões, avisos e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do IPMA, Protecção Civil ou outras entidades com essa função.
 


LuisFilipe

Cumulus
Registo
18 Set 2008
Mensagens
240
Local
coimbra
Sei que ainda falta muito, mas sabem me dizer quais as previsoes para o proximo f-d-s?

No ECM vejo a meter muito calor, mas ja no GFS o cenário é outro...

Normalmente a estas distancias, pelo vossa experiencia qual é o que costuma acertar mais vezes?

Obrigado.
 

meteoamador

Cumulus
Registo
6 Jan 2014
Mensagens
237
Local
Vila Verde ( 310m)
Sei que ainda falta muito, mas sabem me dizer quais as previsoes para o proximo f-d-s?

No ECM vejo a meter muito calor, mas ja no GFS o cenário é outro...

Normalmente a estas distancias, pelo vossa experiencia qual é o que costuma acertar mais vezes?

Obrigado.

Eu diria que a tendência é pra isto aquecer, a longo prazo o GFS costuma ser mais assertivo.
Isto é só a minha opinião.
 

MeteoCaxinas

Cumulus
Registo
18 Jan 2009
Mensagens
258
Local
Caxinas - Vila do Conde - 41°21'42''/ -8°45'29''
  • Gosto
Reactions: CptRena e blade

blade

Cumulus
Registo
23 Ago 2012
Mensagens
444
Local
grande lisboa (Best city in the world)

Gosto desses mapas com as temperaturas :thumbsup: por serem acima do esperado, mas a realidade é que pode não ser assim tão quente como 30ºc para lisboa no domingo.
Para a próxima semana os modelos apontam para uma subida ainda mais acentuada da temperatura especialmente o Gfs com condições quase de sonho que colocariam grande parte do território a rondar os 30ºc mas como se sabe ainda falta muito tempo e por isso não se deve criar grandes expectativas :D Se tudo correr bem podemos estar a testemunhar um dos maios mais quentes da história :)
 
  • Gosto
Reactions: MeteoCaxinas

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Gosto desses mapas com as temperaturas :thumbsup: por serem acima do esperado, mas a realidade é que pode não ser assim tão quente como 30ºc para lisboa no domingo.
Para a próxima semana os modelos apontam para uma subida ainda mais acentuada da temperatura especialmente o Gfs com condições quase de sonho que colocariam grande parte do território a rondar os 30ºc mas como se sabe ainda falta muito tempo e por isso não se deve criar grandes expectativas :D Se tudo correr bem podemos estar a testemunhar um dos maios mais quentes da história :)

Ainda falta algum tempo, até é provável que tal aconteça, mas atingirem-se os 30ºC em maio, e de forma não muito sustentada como está sendo previsto (3 dias agora e dois na semana que vem) é perfeitamente comum e não configuraria "um dos maios mais quentes da história".
 

FernandoCosta

Cirrus
Registo
5 Fev 2014
Mensagens
24
Local
Valongo - Alfena (PORTO)
Já em inícios de Abril, temi que Maio viesse a ser um mês quente. Olhando os modelos só se vê sol e calor a perder de vista. Se vai ser um dos maios mais quentes da história, acho que é um exagero, mas que vai ser um mês quente lá isso vai. De qualquer das formas tenho esperança que o padrão possa mudar para tempo mais fresco lá para meados do mês. Mas não sei não. Vamos acompanhando. ;)
 
  • Gosto
Reactions: Thomar

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Já em inícios de Abril, temi que Maio viesse a ser um mês quente. Olhando os modelos só se vê sol e calor a perder de vista. Se vai ser um dos maios mais quentes da história, acho que é um exagero, mas que vai ser um mês quente lá isso vai. De qualquer das formas tenho esperança que o padrão possa mudar para tempo mais fresco lá para meados do mês. Mas não sei não. Vamos acompanhando. ;)

Partilho das mesmas preocupações. Este início de Maio bastante quente, demasiado quente.

Os modelos só mostram (com confiança até as ás 120h) tempo quente para os próximos dias.
Espero bem que arrefeça um bocadinho, este calor agora é excessivo, se fosse lá mais para o final do mês...
O GFS só apresenta alguma coisa de jeito (leia-se chuva e instabilidade atmosférica)
só lá para as 360h ou seja dia 17 de maio...
 

FernandoCosta

Cirrus
Registo
5 Fev 2014
Mensagens
24
Local
Valongo - Alfena (PORTO)
Concordo plenamente contigo regra geral este calor é mais vulgar na segunda quinzena do mês, enquanto que a primeira quinzena costuma ser mais fresca e chuvosa. Era assim à poucos anos atrás. Espero que arrefeça um pouco. Mas, vamos manter a esperança viva já que estamos na primavera e previsões a mais de 5/7 dias é futurismo... ;)
 
  • Gosto
Reactions: Thomar

MeteoCaxinas

Cumulus
Registo
18 Jan 2009
Mensagens
258
Local
Caxinas - Vila do Conde - 41°21'42''/ -8°45'29''
Também não colaboro de que este Maio seja dos mais quentes.
Em 1990, 1991, 1995 as médias na estação da Serra do Pilar foram superiores a 17ºC (média mensal), os 3 Maio mais quentes. O normal é de 14,91ºC (1971-2000).
A máxima regista na mesma estação foi em 1965 de 34,7ºC no dia 10 de Maio desse ano.

No que analisei em GSF e ECMWF e não prevejo nada de muito mais quente do que este fim de semana, pelo menos até 12. E em ante-visão até ao final do mês, nada maior do que isto.

Quanto aos 30ºC para Lisboa, ainda continuo a prevê-los. Hoje as máximas foram:

Stations: 29 Temp.
Faro (8 m) 31.0 °C
Beja (247 m) 29.0 °C
Montijo (11 m) 29.0 °C
Évora (246 m) 29.0 °C
Beja Airbase (203 m) 29.0 °C
Lissabon/Geof (95 m) 28.0 °C
Lisbon (105 m) 28.0 °C
Sines/Montes Chaos (103 m) 27.0 °C
Coimbra (179 m) 27.0 °C
Portalegre (590 m) 27.0 °C
Castelo Branco (384 m) 27.0 °C

Domingo depois vemos se sou ou não bom nisto ;)

Já agora, bom fim de semana a todos e obrigado pela atenção dada, pois sem essa, do que vale o meu conhecimento se não o puder partilhar e esse ser visto?!
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Olhando para a normal climatológica de Faro 1971/2000, a temperatura máxima anda 6 a 9ºC em relação à média, digo mesmo que o Algarve está a atravessar uma onda de calor, visto que a temperatura máxima já vai em 7 dias superior a 5ºC em relação à média das máximas tanto no mês de Abril como agora em Maio.

Quanto aos modelos, até dia 10, não vejo temperaturas normais no Algarve aliás bem acima da média para esta altura do ano.
 
  • Gosto
Reactions: blade e Thomar

FernandoCosta

Cirrus
Registo
5 Fev 2014
Mensagens
24
Local
Valongo - Alfena (PORTO)
Já viram a previsão do IPMA a 10 dias? As temperaturas previstas para os dias 12 e 13 de Maio são na minha opinião assustadoras. Não quero acreditar que vem aí mais calor. Não é normal. Parece-me um pouco desfasada esta previsão. Espero que não seja tanto assim ...
 

MeteoCaxinas

Cumulus
Registo
18 Jan 2009
Mensagens
258
Local
Caxinas - Vila do Conde - 41°21'42''/ -8°45'29''
Boas,

Não sei se farei "off-topic" mas segue a seguinte explicação que se insurge como pertinente a qualquer de nós por inconsciência.

Talvez o meu argumento seja rebuscado, mas a situação que vou indicar provoca sempre estes equívocos.

Os valores de previsão, são para a o local de observação principal dessa cidade / região. Como exemplo:

Para Lisboa, o aeroporto que já fica em Loures, e no Porto o aeroporto que fica em Pedras Rubras (Maia).

Hoje, no aero do Porto chegou aos 23ºC e no centro do porto aos 28ºC.
Em Lisboa no aero chegou aos 28ºC e na Baixa aos 33ºC.

Por isso quando nos referimos aos valores de temperatura, inconscientemente (erro fortuito) referimo-nos à do aeroporto, embora a nossa mente equivocamente pense na cidade.

As previsões são baseadas nas respectivas observações das estações synop. Nas outras cidades ou locais usa-se método "ensamble".
O mesmo acontece nas normais climatológicas, sendo nessas que nos orientamos, para ter termo de comparação e essas referem-se mais uma vez à estação SYNOP, que nas duas grandes cidade é o aeroporto.

Fica a observação, mais ou menos fundamentada, mas penso que ficou o meu juízo.

Bom fim de semana.