Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Março 2012

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,969
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
A run das 18h do GFS dá uns fantásticos 0.1mm para o Porto nos próximos 7 dias :lmao:
A coisa está a ficar muito preta :(
A run das 18h é para ver e esquecer na generalidade das vezes...assim como a das 06h.

Pela análise que fiz dos modelos, a depressão irá, em princípio, deslocar-se lentamente paralela ao território peninsular, no sentido sul-norte. Ambos os modelos (GFS 12h e ECMWF) assinalam para o litoral norte precipitação a começar no domingo, bem como diminuição progressiva da pressão até domingo e depois a voltar a subir.
Esperemos que se confirmem estas previsões modeladas. Apesar do grosso da precipitação ir para o centro-sul, nada impede que nos chegue precipitação em quantidades inesperadas...até porque a hipótese da depressão nos afetar (no norte) durante vários dias está ainda em aberto.:thumbsup:

Com paciência, aguardemos o que aí vem. O "now casting" será uma peça importante a partir do final de 5ª feira. Satélite, radar e aqui o fórum vão ser ferramentas importantes a ter à mão;)
 


trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,219
Local
loule-caldeirao
Espero que, como já tenho verificado muitas vezes em depressões algo parecidas a esta, os modelos falhem um pouco em relação ao previsto, para melhor claro:D
Actualmente há muita precipitação prevista a ficar no mar, previsão essencialmente do GFS. Não sei se o ECM ainda mantém a sua previsão de ontem se já foi atrás do GFS:unsure:
A todo o caso se calhar é altura para estar mais atento aos modelos de mesoescala...
 

Maria Papoila

Nimbostratus
Registo
27 Set 2011
Mensagens
1,025
Local
Ericeira
Aqui vai uma notícias da Visão. Já está assim no Algarve???

Mau tempo: Barras de Lagos e Tavira estão fechadas, Faro/Olhão condicionada
Lusa - Esta notícia foi escrita nos termos do Acordo Ortográfico
10:17 Quinta feira, 29 de Mar de 2012

"As barras algarvias de Lagos e Tavira estão hoje encerradas devido ao mau tempo e a barra Faro/Olhão, na Ria Formosa, só está aberta para embarcações com mais de 10 metros, disse fonte da Zona Marítima do Sul.

A mesma fonte adiantou à agência Lusa que a Polícia Marítima está a monitorizar toda a costa Sul, perante a previsão de agravamento do estado do mar para as próximas horas, com um ondulação de Sueste de dois a três metros de altura.

Para os próximos dias, o Instituto de Meteorologia prevê períodos de aguaceiros, que poderão ser temporariamente fortes, e vento em geral fraco, soprando moderado (20 a 30 km/h) de Sueste na região do Algarve.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Aqui vai uma notícias da Visão. Já está assim no Algarve???

Mau tempo: Barras de Lagos e Tavira estão fechadas, Faro/Olhão condicionada
Lusa - Esta notícia foi escrita nos termos do Acordo Ortográfico
10:17 Quinta feira, 29 de Mar de 2012

"As barras algarvias de Lagos e Tavira estão hoje encerradas devido ao mau tempo e a barra Faro/Olhão, na Ria Formosa, só está aberta para embarcações com mais de 10 metros, disse fonte da Zona Marítima do Sul.

A mesma fonte adiantou à agência Lusa que a Polícia Marítima está a monitorizar toda a costa Sul, perante a previsão de agravamento do estado do mar para as próximas horas, com um ondulação de Sueste de dois a três metros de altura.

Para os próximos dias, o Instituto de Meteorologia prevê períodos de aguaceiros, que poderão ser temporariamente fortes, e vento em geral fraco, soprando moderado (20 a 30 km/h) de Sueste na região do Algarve.

A situação é perfeitamente normal em condições de sueste forte e promete agravar-se um pouco mais, mas situações destas é normal acontecerem.

O Aladdin está jeitoso para amanhã de manhã aqui, coloca uns 20 mm a 25 mm. :D
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Aqui vai uma notícias da Visão. Já está assim no Algarve???

Mau tempo: Barras de Lagos e Tavira estão fechadas, Faro/Olhão condicionada
Lusa - Esta notícia foi escrita nos termos do Acordo Ortográfico
10:17 Quinta feira, 29 de Mar de 2012

"As barras algarvias de Lagos e Tavira estão hoje encerradas devido ao mau tempo e a barra Faro/Olhão, na Ria Formosa, só está aberta para embarcações com mais de 10 metros, disse fonte da Zona Marítima do Sul.

A mesma fonte adiantou à agência Lusa que a Polícia Marítima está a monitorizar toda a costa Sul, perante a previsão de agravamento do estado do mar para as próximas horas, com um ondulação de Sueste de dois a três metros de altura.

Para os próximos dias, o Instituto de Meteorologia prevê períodos de aguaceiros, que poderão ser temporariamente fortes, e vento em geral fraco, soprando moderado (20 a 30 km/h) de Sueste na região do Algarve.

Está nessa notícia uma grande salganhada... O que não me admira, os jornalistas vão-nos habituando a isto.

ESTADO GERAL DO TEMPO NO ALGARVE: Vai agravar tal como no restante continente, relativmente a PRECIPITAÇÃO.

AGITAÇÃO MARÍTIMA: Tem estado muito alta e vai, ao contrário do que diz a notícia, baixar já a partir de hoje.

O Algarve tem estado sobre influência de levante, com vento intenso do quadrante Este e agitação marítima superior à costa ocidental... Nos próximos dias, a ondulação vai aumentar na Costa Ocidental e diminuir na costa Sul.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Um update quanto á convecção severa.

Entre as 18z de 6f e as 18z de Sabado, numa faixa entre o Algarve e o Baixo Alentejo Interior há uma melhoria no shear rotacional, embora o speed shear esteja de modo geral fraco, até 20kt no maximo.

Os modelos preveem a formação de algumas bandas convectivas no Golfo de Cadiz, que na tarde e inicio da noite de 6f, e a partir da manhã de Sab até ás 00z de Domingo podem ser tornar mais organizadas e intensas no sector do Sotavento Algarvio, Barrocal a leste de Loulé e vale inferior do Guadiana.

A presença de ar mais seco entre os 700hpa e os 450hpa, associada a uma tropopausa alta e a temperaturas de até -20ºC aos 500hpa pode resultar em algum granizo ou downdraft, acompanhado por chuva localmente forte e cheias rapidas em meio urbano devido á elevada humidade contida abaixo dos 850hpa ( Theta-e>40ºC).

A meu ver pode-se esperar uma ou duas células assim mais vistosas...nada de muito agressivo, mas com alguma pica..hehe

O IM colocou alertas para os distritos correspondentes á região sul e sudoeste, Lisboa, Setubal, Beja e Faro.

Na minha opinião e na do estofex (http://www.estofex.org/) os parametros melhores concentram-se no Barrocal e sotavento algarvio, tal como a região interior do distrito de Beja, tanto na tarde de amanhã como no dia de Sabado.

A ver vamos...:thumbsup:
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
O IM já emitiu comunicado com as previsões.
http://www.meteo.pt/pt/media/notici...dia/noticias/textos/mudanca_estado_tempo.html

Mudança do estado do tempo em Portugal continental mudança estado tempo
2012-03-29
(IM)

Uma depressão localizada a sudoeste do continente irá influenciar o estado do tempo em Portugal continental nos próximos dias.

O Centro de Previsão do IM prevê a partir do final da tarde de hoje um aumento da nebulosidade e probabilidade de ocorrência de aguaceiros, que poderão ser de granizo e acompanhados de trovoada, em particular no Algarve e Baixo Alentejo.

O IM prevê que esta situação de instabilidade, com aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de granizo e trovoada se estenda às regiões de Setúbal e Lisboa durante a madrugada e manhã de dia 30, sexta-feira. Esta situação deverá manter-se durante todo o dia devido à permanência desta depressão ao largo de Sines.

Para estes dois dias o vento soprará de leste, moderado a forte, em particular no Algarve e Baixo Alentejo e nas terras altas.

Para sábado, dia 31, a previsão aponta para a continuação das condições de instabilidade, com ocorrência de aguaceiros, por vezes fortes, acompanhados de granizo e trovoada, nas regiões centro e sul. Para a região norte prevê-se um aumento de nebulosidade, no entanto ainda sem previsão de ocorrência de precipitação.

No Domingo o regime de aguaceiros estender-se-á a todo o território continental.

Prevê-se para estes dias uma diminuição da temperatura, em particular da máxima.

Para segunda e terça-feira o IM prevê a continuação de ocorrência de precipitação em todo o território.

Tendo em conta a situação de forte instabilidade prevista, o IM emitiu já aviso amarelo de precipitação para os distritos de Faro, Beja, Setúbal e Lisboa. Dadas as características desta situação, que será monitorizada pelo centro de análise e previsão de tempo, sugere-se o acompanhamento da evolução da mesma e dos avisos emitidos pelo IM no seu Portal.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
O IM colocou alertas para os distritos correspondentes á região sul e sudoeste, Lisboa, Setubal, Beja e Faro.

Na minha opinião e na do estofex (http://www.estofex.org/) os parametros melhores concentram-se no Barrocal e sotavento algarvio, tal como a região interior do distrito de Beja, tanto na tarde de amanhã como no dia de Sabado.

A ver vamos...:thumbsup:

Só vou fazer um pequeno reparo ao teu post Stormy. Eu diria mais que a manhã será mais chuvosa do que a tarde no Sotavento Algarvio, tanto no dia de amanhã como no dia de sábado. O Aladdin também coloca mais precipitação de manhã do que à tarde, tal como ECM que coloca também bastante precipitação de manhã.
 

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Veremos se não há fome que não dê em (exagerada) fartura...
Solos demasiado secos com quantidades elevadas de precipitação não costumam dar bons resultados. Mas venha água. Bem falta faz...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Sinceramente não acho que a região do Algarve veja grande precipitação em especial no que toca a este primeiro suposto evento nesta noite e madrugada de amanhã.
Acho que os maiores contemplados serão a zona de Setubal e todo o Baixo Alentejo.

Aliás acho que toda a região Alentejana será a região com muito maiores probabilidades de ter acumulados bem interessantes.

Eu queria mas era aqueles 60 mm em 6 horas que estão previstos que ocorram no mar, isso é que era de valor.

A nivel de modelos tirando o ECM não vejo nada de especial, mas o ECM está interessante .... mas vamos aguardar para ver o que realmente chove !!
 

aikkoset

Cumulus
Registo
29 Nov 2010
Mensagens
263
Local
Melres-Gondomar
Sinceramente não acho que a região do Algarve veja grande precipitação em especial no que toca a este primeiro suposto evento nesta noite e madrugada de amanhã.
Acho que os maiores contemplados serão a zona de Setubal e todo o Baixo Alentejo.

Aliás acho que toda a região Alentejana será a região com muito maiores probabilidades de ter acumulados bem interessantes.

Eu queria mas era aqueles 60 mm em 6 horas que estão previstos que ocorram no mar, isso é que era de valor.

A nivel de modelos tirando o ECM não vejo nada de especial, mas o ECM está interessante .... mas vamos aguardar para ver o que realmente chove !!

Re: Seguimento Sul - Março 2012

--------------------------------------------------------------------------------

Boas, por aqui graças a uma micro célula já rendeu por agora uns impressionanres 8,3 mm aqui em Santa Bárbara de Nexe !!

Fantástico ... acertou-me em cheio !!
__________________
Ano Hidrológico 2011-2012

- Dados de Faro:
Out: 60 mm; Nov: 126,9 mm;

- Dados de Santa Bárbara de Nexe:
Out: 53,6 mm; Nov:119,6mm;

Dados actualizados até dia 25 Novembro .....