Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Março 2012

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Mário Barros 1 Mar 2012 às 00:04.

  1. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    Aurélio, dos modelos que costumo ver o NGP é considerado bastantes furos abaixo dos quatro referidos, basta olhares para a verificação:
    http://www.emc.ncep.noaa.gov/gmb/STATS/html/acz6.html
    (NGP é o FNMON nos gráficos, o CMC é o CAN)

    De resto em previsão se tens 5 modelos e 4 estão parecidos e um está completamente diferente a apenas 72 horas, é óbvio que não é nesse que nos devemos concentrar, à partida está errado, ainda por cima sendo um modelo considerado pior que os outros. Lógico não ?

    Quanto às diferenças, elas são mínimas em termos sinópticos a 72 horas. Se diferenças mínimas podem ter na prática consequências muito grandes, sim, canso-me de falar nisso, a depressão estando a sul do Algarve em vez de estar mais a sudoeste pode ter grandes implicações, se se chegar ainda mais para leste, até o Algarve pode nem ver nada.

    Mas para todos os efeitos, a nível sinóptico, as diferenças são mínimas, e por isso é que ontem disse que ainda não valia pena andar a olhar para a precipitação, que o mais importante é a depressão evoluir de uma forma, e o local onde ela se vai mesmo localizar. Só depois é que vale a pena olhar para a precipitação.
     
  2. algarvio1980

    algarvio1980
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    21 Mai 2007
    Mensagens:
    10,456
    Local:
    Olhão (24 m)
    O Aladdin já coloca precipitação amanhã, o Hirlam já se vê preciitação. Olha lá bem para os modelos e diz-me lá há quantos meses vias assim chuva em tantos dias, Aurélio? Aurélio nas situações anteriores, os modelos nunca davam o que estão a dar os modelos neste momento e depois vais buscar outros modelos que nem a minha santa avó se lembra de ir ver. Existem, dois modelos globais, ECM e GFS e existem os modelos de mesoescala, Aladdin e Hirlam, neste momento, é melhor começar a olhar aos modelos de mesoescala que servem melhor do que os outros gigantes.

    Eu ao menos estou contente com aquilo que eu vejo nos modelos, ao fim de 4 meses de secura, de pasmaceira, parece-me que vem aí algo novo. :rolleyes:

    Curioso, que foi uma depressão destas e localizada a Sul do Algarve que deitou mais de 50 mm numa manhã em Novembro e foi esse dia o mais chuvoso deste ano hidrológico.

    Tal como disse, o Vince basta uma pequena alteração e vai tudo ar, mas também não sou pessimista e acredito que vou ver algo que não vejo há 4 meses e tal que é chover algo de jeito.

    Parece-me que também vai existir menos quantidade de poeiras na atmosfera que existiu no fim de semana passado, mais um factor que temos que ter em conta.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  3. Santos

    Santos
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    27 Jan 2006
    Mensagens:
    1,110
    Local:
    -------
    Este post é digno de uma moldura!
    A emoldurar e a votar como post do ano !!!
    5*****
     
  4. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    Grande tempestade que vai por estas bandas num copo de água, acho apenas interessante olhar a vários modelos e perceber o efeito que pequenas alterações na sinóptica podem provocar ao nível da precipitação.
    Nervosentos ....
    Vai chover sim senhor, nunca disse não, nervosinhos que eles estão ... apenas tem que tentar perceber de acordo com a sinóptica quais os efeitos que a sua alteração iria produzir ao nivel da precipitação.

    Tenham lá calma ....
     
  5. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    Run diferente ao nível da precipitação nesta run do ECM, sendo que foi uma run bem diferente ao nivel da precipitação.
    Já não aparece a precipitação a entrar na Quinta á noite na zona de Lisboa e de Setubal, mas sim entrando em todo o sul, e evoluindo no sul de forma mais rápida.

    Depois na Sexta essa "frente" digamos assim passaria e teriamos depois supostamente uma nova frente supostamente evoluindo de sul para norte.
    A região Centro neste caso apenas veria precipitação na Sexta á tarde.

    Este cenário está ficando mais interessante sendo que neste momento parece que nos próximos 10 dias teremos um pico de instabilidade entre Quinta á tarde e Sábado de manhã. Posteriomente no dia de Segunda com muita instabilidade a partir do meio da manhã ..... e depois logo se vê.

    São vários dias de instabilidade ... aqui para animar a malta.

    Em relação ás trovoadas vão acompanhar sempre esta instabilidade
     
  6. Gongas

    Gongas
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    12 Jan 2008
    Mensagens:
    453
    Local:
    Coimbra 114m
    Segundo o GFS serão dias e dias de instabilidade com aguaceiros e trovoadas um pouco por todo o país...amanha começa no sul.
    Tanto tempo a espera desta mudança!:thumbsup:
     
  7. boneli

    boneli
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    12 Jan 2008
    Mensagens:
    871
    Local:
    Braga. Lomar
    Espero que os modelos desta vez estejam correctos..mesmo assim pelo menos nestes primeiros dias o Sul poderá ser mais beneficiado.
    Isto por aqui está um Inferno. Tudo a arder que até mete dó :( . Ã ver se as temperaturas voltam ao normal para a época do ano e se o São Pedro deixa de estar zangado aqui com a gente.
    Aguardo e desespero por essa desejada chuva, por pouca que seja.
    No entanto quando olho para os modelos parece que a partir de Quinta e Sexta e durante a próxima semana tudo indica para uma situação de instabilidade que até os próprios modelos não conseguem definir em que tira mais a Sul mete mais a Norte ou vice versa..

    A ver vamos.
     
  8. Meteo Trás-os-Montes

    Meteo Trás-os-Montes
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    28 Jan 2007
    Mensagens:
    4,393
    Local:
    Carcavelos /Chaves / Vilardevós - Galiza
    Boa noite,

    Fiz um apanhado geral com a ajuda do OutPut MeteoPT para haver uma ideia dos acumulados que neste momento estão previstos pelo GFS de norte a sul do país:

    [​IMG]

    As quantidades variam entre os 6.8mm previstos para Caminha e os 43.2mm previstos para Évora, mesmo não se tratando de nada de excepcional, tudo indica que algumas zonas do país poderão por fim ter uma "boa" rega. Tudo vai depender da lotaria do costume, do local onde as células se formarem e descarregarem! Noto tendência à concentração da precipitação quanto mais ao SUL e INTERIOR, creio que a confirmarem-se as previsões o interior centro e alto alentejo somarão mais mm que as outras regiões.;)

    Os dados estão lançados!:rain:
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  9. David sf

    David sf
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    8 Jan 2009
    Mensagens:
    5,131
    Local:
    Oeiras / Portel
    Bom trabalho, seria ainda mais interessante se tivéssemos os dados do ECMWF, pelo menos para o Algarve prevê muito mais nesse período (muito mais de 50 mm, já perto dos 100).

    Nestas situações convectivas, o GFS tende a subestimar as quantidades previstas, o ECMWF nem tanto, mas nestes eventos há sempre alguns locais que acumulam bastante mais que o previsto, e outros muito menos.

    O padrão tem-se vindo a consolidar para uma manutenção da instabilidade até à Páscoa, o ECMWF está especialmente optimista, com um grande cavamento de uma depressão nas nossas costas no final da semana que vem, com bastante frio em altura associado:
    [​IMG]

    Já com alguma concordância nos ensembles:

    [​IMG]
     
  10. algarvio1980

    algarvio1980
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    21 Mai 2007
    Mensagens:
    10,456
    Local:
    Olhão (24 m)
    David, se esse cenário vier a concretizar-se, vai haver muita choradeira nos telejornais que a Páscoa pode ser molhada e logo não podem vir para o Algarve apanharem sol e irem para a praia. :lol::D

    Tal como o David referiu em cima, o ECMWF coloca bastante precipitação no Algarve e esta carta é bem o exemplo disso. Onde existe uma pequena bolinha na zona Faro/Olhão/São Brás de Alportel que indica entre 25 a 50 mm. Sábado é um dia bastante chuvoso no Algarve segundo esta run das 12 do ECM, estamos a 36 horas de um evento, o ECM tem mantido sempre essa mesma linha na precipitação, mete mais ou mete menos mas coloca sempre precipitação mais elevada do que o GFS.

    [​IMG]
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  11. MeteoAlentejo

    MeteoAlentejo
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    20 Jan 2011
    Mensagens:
    2,305
    Local:
    Serpa
  12. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    Uma saida um bocado OFF espero eu ... esta das 18h do GFS !!

    O ECM está 10 vezes melhor apesar de serem gráficos de 12h da precipitação, mas acho que 12h do ECM equivalem a 192h do GFS que diferenças ...
    Segundo o GFS cerca de 15 mm até Quarta_Feira ou lá perto ...

    Segundo o ECM no minimo isso apenas até ás 12h de Sexta !!
     
  13. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,117
    Local:
    Lisboa
    Um update quanto á convecção severa.

    Entre as 18z de 6f e as 18z de Sabado, numa faixa entre o Algarve e o Baixo Alentejo Interior há uma melhoria no shear rotacional, embora o speed shear esteja de modo geral fraco, até 20kt no maximo.

    Os modelos preveem a formação de algumas bandas convectivas no Golfo de Cadiz, que na tarde e inicio da noite de 6f, e a partir da manhã de Sab até ás 00z de Domingo podem ser tornar mais organizadas e intensas no sector do Sotavento Algarvio, Barrocal a leste de Loulé e vale inferior do Guadiana.

    A presença de ar mais seco entre os 700hpa e os 450hpa, associada a uma tropopausa alta e a temperaturas de até -20ºC aos 500hpa pode resultar em algum granizo ou downdraft, acompanhado por chuva localmente forte e cheias rapidas em meio urbano devido á elevada humidade contida abaixo dos 850hpa ( Theta-e>40ºC).

    A meu ver pode-se esperar uma ou duas células assim mais vistosas...nada de muito agressivo, mas com alguma pica..hehe
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  14. tozequio

    tozequio
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    27 Jan 2006
    Mensagens:
    1,242
    Local:
    Carvalhos - Vila Nova de Gaia (180m)
    A run das 18h do GFS dá uns fantásticos 0.1mm para o Porto nos próximos 7 dias :lmao:
    A coisa está a ficar muito preta :(

    [​IMG]
     
  15. Stinger

    Stinger
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    22 Mar 2008
    Mensagens:
    1,359
    Local:
    Gondomar (188m)
    Para o douro litoral continua seca , e é impressionante a quantidade de fogos que já assolou a zona norte do pais
     

Partilhar esta Página