Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Março 2012

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Mário Barros 1 Mar 2012 às 00:04.

  1. Jorge_scp

    Jorge_scp
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    17 Fev 2009
    Mensagens:
    917
    Local:
    Sesimbra/Amadora
    De referir que, principalmente a partir de Sábado, a origem da precipitação é devido a convecção local e que os modelos de grande escala, como o ECM ou o GFS, subestimam muitas vezes a precipitação nestes casos. Localmente, caso as condições se mantenham, podemos vir a ter acumulados ainda maiores!

    Por exemplo, um modelo destes dar em geral 4/5 mm num dia de convecção durante a tarde devido ao aquecimento pode localmente resultar em 20/30 mm. O ECM estar a dar 10-15 mm num regime deste género pode ser sinal de que se prevê convecção muito severa!
     
  2. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    O cenário parece bem mais interessante do que até aqui nos últimos eventos, desta vez temos uma pequena depressão em altura a desprender-se e a acoplar-se à baixa "africana" em superfície, e mesmo a cavar depois ligeiramente, ficando por aqui uns dias.

    [​IMG]

    Os montantes de precipitação e respectiva localização que cada modelo dá é um bocado irrelevante nesta altura (teoricamente melhor no centro e sul), o que interessa é as coisas evoluírem neste sentido, e há bastante concordância nesta altura quanto a isso, mas se não evoluir desta forma, também não haverá forçamentos verticais que levem humidade e energia do oceano para a atmosfera. E claro, já se sabe, que mesmo a acontecer, nunca calha a todos.

    De qualquer forma, recomendo algumas cautelas, nem pessimismos fundamentalistas nem esperanças exageradas, o CAPE disponível parece ser relativamente modesto, e tudo dependerá dos forçamentos da depressão evoluir ou não desta forma.
     
  3. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,117
    Local:
    Lisboa
    Boas noites.
    A situação para 5f-Dom ainda está bastante complexa.
    Para já parece um evento tipico...com trovoadas e aguaceiros essencialmente nas regiões do Sul, progredindo depois para a zona centro e talvez interior norte.

    Há no entanto algumas pontas soltas no que toca á intensidade do evento...temos tanto o GFS12z como o ECMWF12z a colocar uma advecção nos niveis baixos bastante humida e razoavelmente quente, com dewpoints entre os 11 e os 14ºC nos niveis baixos, nos niveis medios os modelos colocam tambem um aporte razoavel de ar humido vindo de SW, mas por outro lado temos um mar bastante frio, com anomalias da SST de -2ºC ou mais em alguns pontos, no Golfo de Cadiz, e ainda paira a possibilidade de haver algumas poeiras em altitude...

    No que toca á cut-off, há alguma vorticidade que é absorvida de uma perturbação nos niveis altos que se situa entre a Madeira e as Canárias, muito tenue e sem expressão abaixo dos 850hpa, a cut-off em sim integra um nucleo muito frio com até -22ºC aos 500hpa, que vai sendo alimentado pelo fluxo de NE nos niveis altos desde a Europa Central.

    Será muito importante a criação de baixas pressões á superficie desde Marrocos até a Pt continental, para incrementar a convergencia á superficie e o aporte de ar quente...os modelos sugerem a criação de um pantano de baixas pressões, mais notório a partir do Sabado.

    Bom...parece-me que a conjugação total destes factores poderá ser bastante positiva, e no cenário actual aponto especialmente para a região sul, a sul dos 39ºN, para a zona mais favoravel a convecção mais intensa e pressitente, provavelmente acompanhada de algum granizo ou ventos fortes localizados.

    A potencialidade de tempo severo é a meu ver baixa, embora a zona sul, baixo alentejo e algarve, possam merecer alguma atenção de nowcasting dadas as condições dinamicas algo mais interessantes.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  4. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    Esses mapas de precipitação são interessantes do ECM, mas não se esqueçam que são de 12 horas e não de 6h como o GFS e por isso é que torna o ECM bem mais interessante do que o GFS!

    Além disso parece que o ECM nos mapas de precipitação tem uma malha mais curta ou coisa do género e parece tomar em atenção a questão da orografia bem visivel o seu efeito depois de Sábado !!

    É isso que todos vemos ....

    Mas não vejo grande chuvada nenhuma para dia nenhum .... o que vejo é vários dias de precipitação que no final poderão atingir os 50 mm o que seria espectacular ....

    Mas são coisas distintas ....

    São mapas de precipitação de 12 horas
     
  5. nimboestrato

    nimboestrato
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    8 Jan 2008
    Mensagens:
    1,865
    Local:
    Pedras Rubras-Aeroporto
    Foi aplicada a prisão preventiva, a mais grave das medidas de coacção,ao Anticiclone dos Açores, principal suspeito do desvio colossal das precipitações de Inverno na Ibéria. O detido, está acusado de ser o principal responsável pela transferência da corrente perturbada de Oeste e depressões de Inverno para of-shores nas ilhas Caimão e Islândia. Neste cenário, é plausível que comece a chegar alguma chuva a partir de quinta/sexta no sul e lá para o fim de semana ,todo o território (continental) poderá vir a ser contemplado com o tão precioso líquido.
    Tudo isto apesar do advogado de defesa do Anticiclone apressar-se a informar que vai interpor recurso da medida de coacção aplicada .
    Fontes geralmente bem informadas garantem que ao Julgamento o Anticiclone dificilmente escapará. Resta saber se ,com a morosidade da Justiça, a sentença virá em tempo útil.
     
  6. MarioCabral

    MarioCabral
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    14 Jan 2010
    Mensagens:
    2,367
    Local:
    Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
    Já há muito tempo que venho apreciando este tipo de participação no fórum e deixem-me dizer que é genial...desculpem o off-topic mas fazer "poesia" com meteorologia não está ao alcance de todos...um bem haja...
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  7. redragon

    redragon
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    5 Nov 2006
    Mensagens:
    196
    Local:
    Elvas

    Ehehehehe!!! Espectáculo!!!! Desculpem o off topic mas tinha de o dizer! mto bom!
     
  8. tripado

    tripado
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    29 Dez 2010
    Mensagens:
    106
    Local:
    Lido, Funchal, +- 92m
    Muito bom hahaah:lol:

     
  9. Maria Papoila

    Maria Papoila
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    27 Set 2011
    Mensagens:
    897
    Local:
    Ericeira + Lisboa (Marquês de Pombal)
    :lol::lol::lol:
     
  10. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    Bom por estranho que pareça .... as diferenças nos modelos ainda são descomunais com o GFS e o ECM, a lutarem contra todos os outros ....

    Uns dizem que nem vai haver chuva sequer nenhum destes dias (NOGAPS), outros dizem que a chuva sera somente no Algarve e nem será nada de especial, e depois temos os chamados modelos REI, que esses sim dão chuva no Centro e Sul.
    Neste momento o ECM e o GFS, estão de acordo e indicam chuva no Centro e Sul, e também trovoadas.

    O inicio da precipitação seria na tarde ou noite de Quinta Feira !!

    Esta é uma excelente hipótese de mostrarem que são realmente os melhores modelos de previsão !

    A região com mais hipóteses de eventos convectivos mais severos, digamos, são os distritos de Lisboa, Setubal e depois o Baixo Alentejo e Algarve.
    As maiores hipóteses de haver chuva será entre Quinta á tarde e Sábado de manhã.
     
  11. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    ECM/GFS/UKM/CMC a 72 horas
    Estão bastante parecidos, mas com o ECM e GFS numa melhor posição a sudoeste.

    [​IMG]
     
  12. Aboadinho

    Aboadinho
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    24 Ago 2011
    Mensagens:
    40
    Local:
    Lisboa
    Acham que a esta distância e nestas condições, o output do ECM é mais provável?
     
  13. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    Lol .... escolheste logo todos os que eram mais favoráveis, mas os que chamas pequenas diferenças são enormes diferenças, no que aos mapas de precipitação diz respeito e esses ultimos dois .... certamente que daria apenas precipitação no Algarve.
    Além disso Lisboa e Setubal não podem ficar de fora das trovoadas senão ficava mal ....:lmao::lmao::lmao::lmao:
     
  14. vitamos

    vitamos
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    11 Dez 2007
    Mensagens:
    5,377
    Local:
    Estarreja; Costa da Caparica
    Por acaso escolheu 4 modelos de referência... Aurélio eu não entendo esta contínua postura de ser do contra em relação ao que todos dizem...

    Em relação à situação em si... até que enfim... claramente a mas favorável em preicipitação generalizada nos próximos dias... uma benção para o território... verdadeiramente indispensável.
     
  15. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    Não era uma ironia caro Vitamos, uma constatação e sim eu sei que normalmente são estes os modelos de referência porque tem maior fiabilidade nomeadamente no curto e médio prazo, do mesmo modo que existem outros como o NOGAPS, COAMPS (curto prazo), GEM/DWD, VMC Mousow, JMA, GEM, BOM ACCESS.

    olho é a todos os modelos, e não somente ao ECM e GFS, do mesmo que olho á sinoptica, aos mapas de precipitação, por exemplo de todos os modelos ...

    Que obsessão pelo ECM e GFS !!:shocking::shocking::shocking:
     

Partilhar esta Página