Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Março 2012

O Algarve não vai ver nada desta situação. Tudo o que se formar será das serras para Norte. Não vale a pena ter ilusões.
Vamos ter sim um banho de poeira e levante que secará ainda mais o ambiente.


Esperemos que a partir da próxima semana hajam melhores noticias, em termos de precipitação para o país.
 
Bom relativamente aos modelos a longo prazo cerca das 120/144 horas o GFS lá se colou ao ECM, mostrando ambos uma cut-off a sudoeste ou oeste de Portugal contudo sem tocar ou quase sem tocar terra o que é mau .....
No curto prazo apenas olhei ao mapa de precipitação do GFS que melhorou para Sábado sendo a precipitação mais abrangente, mas piorou a norte e centro no Domingo e Terça Feira.
Olhando ao ECM sem ver os mapas de precipitação não consigo ver a pequena depressão a evoluir para norte, e por isso presumo que seja absorvida ou dissipada.

Veremos no que isto dá ..... neste fim de semana, e posteriormente a medio prazo logo se vê !!
 
Bom relativamente aos modelos a longo prazo cerca das 120/144 horas o GFS lá se colou ao ECM, mostrando ambos uma cut-off a sudoeste ou oeste de Portugal contudo sem tocar ou quase sem tocar terra o que é mau .....
No curto prazo apenas olhei ao mapa de precipitação do GFS que melhorou para Sábado sendo a precipitação mais abrangente, mas piorou a norte e centro no Domingo e Terça Feira.
Olhando ao ECM sem ver os mapas de precipitação não consigo ver a pequena depressão a evoluir para norte, e por isso presumo que seja absorvida ou dissipada.

Veremos no que isto dá ..... neste fim de semana, e posteriormente a medio prazo logo se vê !!

Em princípio teremos algo para a fotografia e mesmo assim não se sabe.
Quanto aquilo que todos ansiamos e que tanto faz falta, são uns meros trocos o que poderemos vir a ter, e sujeito a sorteio. Fazendo uma análise no sentido prático, daquilo que efectivamente precisamos, não vejo no minímo 15 mm em grande parte do país, sendo que as regiões do interior são as que poderão ver qualquer coisa, no geral nessa ordem ou talvez mais.
Depois para o próximo fim de semana como as coisas se estão a desenhar, norte e o centro serão os mais beneficiados.
Resumindo, espero que o próximo fim de semana se desenhe no sentido de termos efectivamente uma rega no país.
Para este fim de semana adorava ter aqui à porta umas boas células para me distrair um bocado mas não me parece.
 
Bom nesta ultima run, o que se pode dizer é que basicamete o GFS voltou a repor tudo como estava antes, diminui a convectividade matinal no Baixo Alentejo e Algarve a quase nada e aumenta a convectividade da tarde essencialemente algures entre o Alto Alentejo e as Beiras...
No Domingo e Segunda voltou a aumentar a instabilidade essencialmente na região Norte !!

Lá para Quarta Feira ainda tinha esperança que aquela cut-off nos pudesse atingir em cheio mas desta vez os modelos estão demasiados unanimes.... forma-se a sul do Algarve basicamente ao largo de Marrocos e em vez de rumar em direcção a norte segue um movimento retrógado para Noroeste estacionando entre os Açores e Portugal.
Seria bom que evoluisse para norte em vez de Noroeste .... mas como ainda hoje é Sexta esperemos que mude embora os modelos estejam demasiado unâmines !!

EDIT: Já saiu a previsão mensal do ECM no site do IM e basicamente boas noticias nem vê-las mas que segue a tendência de não conseguirem ver (bem como outros modelos) sinal para este mês de Abril. Ainda assim segue-se a tendência de temperatura bem acima da média e precipitação não existe sinal, contudo é mostrado nos mapas a predominância essencialmente de ventos de leste ou nordeste !!
 
Estamos a menos de 24 horas do início do evento (potencialmente) convectivo que vai marcar o fim de semana e a incerteza é enorme. De qualquer modo, seguem as previsões das últimas saídas do ECMWF, UKMO e WRF, onde já se notam alguns pontos de convergência:


Hoje

Ainda este final de tarde e início de noite, há alguma probabilidade de ocorrerem aguaceiros fracos no Algarve, sendo que o ECMWF também os propaga à costa vicentina. A ocorrerem deverão ser fracos e muito localizados, provavelmente, como costuma ocorrer nestas situações vindas de sul e com muito pó à mistura não dará em nada:

gLfop.png


lI6ZE.gif


UW24-594_dzx9.GIF








Sábado


Sábado - Manhã

Amanhã, durante a manhã, é quando todos os modelos esperam o pico de maior precipitação a sul do país, com a instabilidade a deslocar-se de sul para norte; as quantidades previstas são reduzidas:

fLgZH.png


aM8Bz.png


x5rpl.gif


UW30-594_bjg8.GIF


UW36-594_aff5.GIF



Sábado - Tarde

Para a tarde de amanhã começa a divergência entre os modelos, há os que carregam, aproveitando o calor vespertino que faz melhorar os parâmetros convectivos, caso do WRF, que é bastante simpático para o distrito de Portalegre:

KD1PF.png


O ECMWF também carrega, afectanto essencialmente o Alto Alentejo, Ribatejo e distrito de Leiria:

kam7t.gif


Noutra direcção, o UKMO acaba praticamente com tudo:

UW42-594_cve7.GIF







Domingo



Domingo - Manhã

Na manhã de domingo, o WRF mantém um cenário relativamente interessante, afectando o nordeste transmontano e o litoral oeste:

7OlZk.png


O ECMWF, com quantidades de precipitação já bastante reduzidas, mantém a linha de instabilidade a deslocar-se de sul para norte, situando-se agora na Beira Interior, e afectando em menor escala a região de Lisboa:

J1vq4.gif



Domingo - Tarde

A partir da tarde de domingo já não se prevê nada de relevante, uma ou outra célula que resistam (improvável):

KzeAr.png






Isto é o ponto de situação neste preciso momento. Não seria de espantar se as saídas das 12z saíssem completamente diferentes, esta é uma situação muito difícil de modelar, basta um pequeno movimento dos centros de acção para tudo mudar. Por exemplo, o GFS das 06z está mais optimista para domingo do que para sábado, algo que contraria toda esta análise.
 
Bom eu não posso comentar o que não sei ... em que confesso que não percebi nada :hehe:

Mas de modelos e de previsões perçebo eu e relativamente a isso ainda não existe qualquer convergência entre modelos nem mesmo a menos de 24 horas de um possível evento.

Existem modelos que dão a chuva evoluindo de sul para norte no dia amanhã e outros que confinam a precipitação ao sul e parte do centro, no dia de amanhã até final do dia de Domingo e outro que a restringem somente ao dia de amanhã.

Depois Segunda a Terça/Quarta teremos bom tempo .... e depois bem depende ainda de muita coisa havendo algum consenso neste momento, mas que indica um cenário que não me agrada nada infelizmente pois coloca a depressão em alto mar, fazendo subir a dorsal para cima de nós. Isso traria nada mais do que ventania de leste/sueste e tempo quente para a época ....

Mas ainda vai mudar muito ..... espero eu !
 
Estou mesmo a ver a previsão para amanhã:

Aguaceiros (de pó) que podem (ou não) ser acompanhados de pó e trovoada. :lmao:

Vá agora a sério, espero que apesar do pó previsto, isso permita ver alguma coisa de jeito... Se não existisse pó, as condições seriam excelentes para convecção.
 
Estou mesmo a ver a previsão para amanhã:

Aguaceiros (de pó) que podem (ou não) ser acompanhados de pó e trovoada. :lmao:

Vá agora a sério, espero que apesar do pó previsto, isso permita ver alguma coisa de jeito... Se não existisse pó, as condições seriam excelentes para convecção.

Pois só que se não for amanhã em especial aqui mais a sul, não sei quando será não sei mesmo, pois a médio prazo cada vez estão a puxar mais a dorsal para cima e a subir a temperatura ....

Isto está ficando mesmo mal ......
 
Actualização do ECMWF, carrega muito mais no centro e sul do país:

L93H7.gif


EjtOi.gif


3KEhJ.gif


BSeXi.gif


O UKMO mantém-se na mesma tónica, bastante fraquinho, semelhante ao que estava às 00z.

Não consigo aceder ao MeteoGalicia, portanto não consigo ver a previsão do WRF.

Apesar do GFS carregar mais no litoral norte, está neste momento claramente sozinho nesta opção, GEM,NOGAPS e HIRLAM, por exemplo, também colocam o grosso da precipitação no Alentejo e litoral oeste.
 
Se o dia amanhecer mais limpo, e houver bastante aquecimento diurno, poderemos ter trovoadas, algumas fortes, por todo o sul, mas talvez com enfase na região da depressão do Tejo-Sado e região do alentejo central até ao ribatejo, pois nestas regiões os parametros dinamicos parecem ser os melhores, ao que se alia as frentes de convergencia marinha e a entrada já ao longo desta noite de ar bastante mais humido em todos os niveis.

Domingo a dinamica mais interessante vai estar associada ao jet em altitude e á região onde este se sobrepõe ao fluxo de E/ESE á superficie.....em principio essa faixa cobrirá o vale do tejo e uma porção do centro do pais....nessas areas poderemos ter trovoadas mais organizadas e fortes, mas em principio será mais a norte onde a actividade será mais pressistente devido ao nucleo de ar frio em altitude.

Para a semana ainda está tudo confuso...mas a ideia geral é de um inicio de semana quente e seco devido á aproximação da dorsal vinda de S.
Depois para o meio da semana logo vemos como evoluem as depressões Atlanticas...
Mas em principio poderemos voltar a ter uns dias mais activos com o aproximar das depressões e o rapido inestabilizar da atmosfera devido ao forte aquecimento diurno/advecção quente e humida.
 
Vendo o GFS da run das 00, até dia 9 de Abril chuva nem vê-la no sul. Claro, que pode mudar, mas mudar não acredito e vamos continuar com a seca que temos até aqui e vamos ver o território em seca extrema, no final de Março talvez nuns 60%. Não vejo precipitação em modelo nenhum que altere os valores de seca e só vejo que vai piorar e não melhorar.