Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Março 2013



Freamunde!Allez

Nimbostratus
Registo
20 Jan 2013
Mensagens
551
Local
Freamunde (377m)
2013030906_201303072039_1_stormforecast.xml.png


"A level 1 was issued for extreme NW Spain and parts of Portugal mainly for isolated large hail and an isolated waterspout (offshore) or funnel/tornado event."

"Storm Forecast
Valid: Fri 08 Mar 2013 06:00 to Sat 09 Mar 2013 06:00 UTC
"

Parece que assim, amanhã, podemos ter um dia animado para o norte e centro!
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas noites;)

Como foi referido, agravamento do estado do tempo a partir das 03h.

O estofex hoje actualizou um pouco mais cedo, eu estive á espera da saida das 18z para ter certezas quanto á situação no centro do pais.
O estofex a meu ver peca por defeito ao não abrenger o centro, onde há condições para reactivação de alguma linha de convergencia, em especial durante a tarde e até inicio da noite de amanhã.

De modo geral espera-se mais uma vez uma situação de instabilidade, desta vez com CAPE mais significativo ( 500-1000J/Kg) na região litoral norte e centro, embora pela tarde surja CAPE razoavel ( 400-800J/Kg),no interior centro e porções do sul.

Espera-se tambem bastante shear, com componente direccional tambem, e a passagem de um nucleo de forçamento em altura, sob uma atmosfera média caracterizada pela passagem de sucessivas linguas de ar seco ( potenciando granizo ).
Valores de TPW superiores a 20mm manteem uma situação favoravel a precipitação forte mesmo em células de desenvolvimento menos exuberante.

Como factor limitante temos a presença de fracos gradientes termicos nos niveis altos, que conduz a niveis de equilibrio relativamente baixos.

Com este ambiente teremos convecção organizada em segmentos lineares, por vezes algumas células isoladas, e há a possibilidade ( baixa e limitada ao periodo da tarde) ainda, especialmente no vale do tejo/alto alentejo, de surgir alguma célula mais organizada do tipo supercelula, devido á presença ai de um perfil rotacional mais robusto.



IhafFcr.png



Amarelo
- Aguaceiros /trovoadas pontualmente moderados

Laranja
- Aguaceiros/Trovoadas pontualmente fortes.
- Rajadas por vezes fortes ( 60-80km.h).
- Granizo

::::::::::::::::::

Quanto á reanalise do dia de hoje, surgiu alguma convecção interessante, localmente algumas assinaturas de radar sugeriam estruturas capazes de gerar alguma situação mais severa, em especial durante a tarde na região do centro.
Pela manhã, substimei claramente a instabilidade no sul ( Epic fail eventualmente hehe).

Em relação ao periodo da tarde, a area a vermelho foi realmente a area mais afectada, tendo por isso a minha previsão sido bastante razoavel quanto á localização da região mais favoravel ao desenvolvimento da convecção, no entanto admito ter sido bastante exagerado ao assinalar o nivel vermelho.
Para a proxima tomarei mais cuidado e utilizarei outras maneiras para apontar as areas mais activas, em vez de partir para o exagero de usar o vermelho ( reservado a situações mais delicadas).

Volto a referir que não sou meteorologista, as minha previsões são feitas com base na analise de varias cartas e de alguns modelos quer globais quer de mesoescala, as previsões teem efectivamente um grau de erro associado porque não disponho de ferramentas de analise assim tão profundas quanto isso.

E pronto...obrigado por me irem incentivando a participar, ainda que com as ocasionais falhas..estou disposto a ouvir criticas e tentarei sempre ir melhorando as analises de modo a não ridiculariza/descredibilizarr a imagem do forum no exterior da nossa comunidade:thumbsup:
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boas noites;)...

Volto a referir que não sou meteorologista...

...obrigado por me irem incentivando a participar, ainda que com as ocasionais falhas..estou disposto a ouvir criticas e tentarei sempre ir melhorando as analises de modo a não ridiculariza/descredibilizarr a imagem do forum no exterior da nossa comunidade:thumbsup:

Epá, assim falando temos "home"...:D
De facto apreciamos as tuas análises, apoiadas no conhecimento amadurecido ao longo do tempo.

Como já se tem referido, para uma análise PROFISSIONAL temos os meteorologistas do IPMA, mas temos aqui qualidade e capacidade em certas pessoas que estão à altura daquilo que se pretende num fórum: partilha de conhecimentos e aumento do nosso entendimento sobre o tema.

Opiniões fundamentadas são sempre bem vindas aqui ao fórum e, para aqueles que tem algum medo de exporem as suas dúvidas, também este é um espaço para eles.


Pelo que nos mostra o GFS, a chuva será abundante de hoje até 3ª feira pelo litoral norte e centro.
Estou curioso para ver o comportamento dos rios nos próximos tempos...a entrar quase na primavera, é agradável verificar que os solos estão saturados, e com isso quem beneficia é a agricultura.:thumbsup:
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,587
Local
Gondomar (105 metros alt)
Boas,
Eu sou um perfeito leigo nestas andanças, venho cá todos os dias ler as análises dos mais entendidos, como o Stormy. Aprecio tudo que sejas fenómenos naturais e meteorologistas.
Fazem falta pessoas como ele aqui no fórum, muitas vezes fazem análises e previsões melhores do que o próprio IPMA.
Continuem o vosso bom trabalho!


Alguém sabe se na próxima terça e quarta está prevista precipitação em forma de neve a cotas baixas?
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
A situação da próxima semana (entrada fria) em países como Inglaterra/França é muito parecida com a do 13 Março 1887 (em termos sinópticos). Nesse dia de Março 1887 nevou a nível do mar em zonas poucas habituais para aquela altura do ano como por exemplo Biarritz (FR). Cmps.

Predicción

DIA 12 (MARTES)

LA COTA DE NIEVE BAJARA APRECIABLEMENTE RESPECTO AL DIA ANTERIOR, Y PROGRESIVAMENTE A LO LARGO DEL DIA, ESPECIALMENTE EN LA MITAD NORTE PENINSULAR, PUDIENDO LLEGAR OCASIONALMENTE AL VALOR DE 0 METROS EN ZONAS DEL CUADRANTE NORESTE.
TEMPERATURAS EN DESCENSO MODERADO EN BALEARES Y EN LA PENINSULA, ESPECIALMENTE EN EL NORDESTE.

DIA 13 (MIERCOLES)

LA COTA DE NIEVE SE MANTENDRA EN VALORES MUY BAJOS EN TODA LA PENINSULA Y EN BALEARES, PUDIENDO LLEGAR OCASIONALMENTE AL VALOR DE 0 METROS EN ZONAS DEL CUADRANTE NORESTE PENINSULAR.
TEMPERATURAS EN GENERAL EN LIGERO A MODERADO DESCENSO EN LA PENINSULA Y BALEARES, CON HELADAS DEBILES O LOCALMENTE MODERADAS EN ZONAS DE INTERIOR DE LA MITAD NORESTE PENINSULAR; POCOS CAMBIOS EN CANARIAS.

Aemet
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Existe uma descrepância abismal em relação aos principais modelos... (ECMWF e GFS)


Curiosamente quem mostrou primeiramente esta entrada foi o GFS...O ECM veio atrás. Desde ontem que o GFS tem retirado frio e na saida das 00 retirou todo com a ISO 0 na Galiza. Va lá que na run das 6 já voltou a colocar algum frio.
O ECM mantém o frio..a ver vamos.
 

aqpcb

Cumulus
Registo
4 Jan 2010
Mensagens
113
Local
Quinta do Anjo, Palmela, Setubal
Boas noites;)

Como foi referido, agravamento do estado do tempo a partir das 03h.

O estofex hoje actualizou um pouco mais cedo, eu estive á espera da saida das 18z para ter certezas quanto á situação no centro do pais.
O estofex a meu ver peca por defeito ao não abrenger o centro, onde há condições para reactivação de alguma linha de convergencia, em especial durante a tarde e até inicio da noite de amanhã.

De modo geral espera-se mais uma vez uma situação de instabilidade, desta vez com CAPE mais significativo ( 500-1000J/Kg) na região litoral norte e centro, embora pela tarde surja CAPE razoavel ( 400-800J/Kg),no interior centro e porções do sul.

Espera-se tambem bastante shear, com componente direccional tambem, e a passagem de um nucleo de forçamento em altura, sob uma atmosfera média caracterizada pela passagem de sucessivas linguas de ar seco ( potenciando granizo ).
Valores de TPW superiores a 20mm manteem uma situação favoravel a precipitação forte mesmo em células de desenvolvimento menos exuberante.

Como factor limitante temos a presença de fracos gradientes termicos nos niveis altos, que conduz a niveis de equilibrio relativamente baixos.

Com este ambiente teremos convecção organizada em segmentos lineares, por vezes algumas células isoladas, e há a possibilidade ( baixa e limitada ao periodo da tarde) ainda, especialmente no vale do tejo/alto alentejo, de surgir alguma célula mais organizada do tipo supercelula, devido á presença ai de um perfil rotacional mais robusto.



IhafFcr.png



Amarelo
- Aguaceiros /trovoadas pontualmente moderados

Laranja
- Aguaceiros/Trovoadas pontualmente fortes.
- Rajadas por vezes fortes ( 60-80km.h).
- Granizo

::::::::::::::::::

Quanto á reanalise do dia de hoje, surgiu alguma convecção interessante, localmente algumas assinaturas de radar sugeriam estruturas capazes de gerar alguma situação mais severa, em especial durante a tarde na região do centro.
Pela manhã, substimei claramente a instabilidade no sul ( Epic fail eventualmente hehe).

Em relação ao periodo da tarde, a area a vermelho foi realmente a area mais afectada, tendo por isso a minha previsão sido bastante razoavel quanto á localização da região mais favoravel ao desenvolvimento da convecção, no entanto admito ter sido bastante exagerado ao assinalar o nivel vermelho.
Para a proxima tomarei mais cuidado e utilizarei outras maneiras para apontar as areas mais activas, em vez de partir para o exagero de usar o vermelho ( reservado a situações mais delicadas).

Volto a referir que não sou meteorologista, as minha previsões são feitas com base na analise de varias cartas e de alguns modelos quer globais quer de mesoescala, as previsões teem efectivamente um grau de erro associado porque não disponho de ferramentas de analise assim tão profundas quanto isso.

E pronto...obrigado por me irem incentivando a participar, ainda que com as ocasionais falhas..estou disposto a ouvir criticas e tentarei sempre ir melhorando as analises de modo a não ridiculariza/descredibilizarr a imagem do forum no exterior da nossa comunidade:thumbsup:

Um off topic pois acho que mereces para quem não é meteorologista acho que se sai bastante bem, parabéns :thumbsup:
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,005
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Stormy continua temos aprendido muito contigo, és a pessoa que faz mais previsões ao detalhe, errar algo na meteorologia é das coisas mais normais, como sabes esta ciência é muito imprevisível por isso este fascínio por ela :thumbsup:

Quanto a entrada fria penso que vai depender da consistência e permanência do anticiclone, se ele se estendesse mais para a zona da Escandinávia poderia trazer até nós uma bela camada de ar frio, visto que, o vórtice polar será dividido em dois e o maior vai-se estender ate ao norte da Europa. Penso que poderia ser uma forte entrada.
Mas pelo que os modelos indicam o anticiclone não vai aguentar-se muito tempo perto de Portugal e vai emigrar para a Gronelândia deixando assim a porta aberta a depressões vindas do Atlântico.
Poderemos ter um mês de Março chuvoso o que é muito bom já que o ultimo ano foi muito seco.